segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

I SEMANA DO ADVENTO - SEGUNDA FEIRA LAUDES

Laudes
V. Vinde, ó Deus em meu auxílio.
R. Socorrei-me sem demora.
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia.
Esta introdução se omite quando o Invitatório precede imediatamente às Laudes.
Hino
Em meio à treva escura,
ressoa clara voz.
Os sonhos maus se afastem,
refulja o Cristo em nós.
Despertem os que dormem
feridos de pecado.
Um novo sol já brilha,
o mal vai ser tirado.
Do céu desce o Cordeiro
Que traz a salvação.
Choremos e imploremos
Das culpas o perdão.
E ao vir julgar o mundo
No dia do terror,
Não puna tantas culpas,
Mas venha com amor.
Ao Pai e ao seu Filho
poder e majestade,
e glória ao Santo Espírito
por toda a eternidade.
Salmodia

Ant.1. Eu dirijo a minha prece a vós, Senhor, e de manhã já me escutais.
Salmo 5,2-10.12-13
Oração da manhã para pedir ajuda
Aqueles que acolherem interiormente a Palavra de Cristo nele exultarão eternamente.
- Escutai, ó Senhor Deus, minhas palavras,
atendei o meu gemido!
- Ficai atento ao clamor da minha prece,
ó meu Rei e meu Senhor!
- É a vós que eu dirijo a minha prece;
de manhã já me escutais!
- Desde cedo eu me preparo para vós,
e permaneço à vossa espera.
- Não sois um Deus a quem agrade a iniqüidade,
não pode o mau morar convosco;
- nem os ímpios poderão permanecer
perante os vossos olhos.
- Detestais o que pratica a iniqüidade
e destruís o mentiroso.
- Ó Senhor, abominais o sanguinário,
o perverso e enganador.
- Eu, porém, por vossa graça generosa,
posso entrar em vossa casa.
- E, voltado reverente ao vosso templo,
com respeito vos adoro.
- Que me possa conduzir vossa justiça,
por causa do inimigo!
- A minha frente aplainai vosso caminho,
e guiai meu caminhar!
- Não há, nos lábios do inimigo, lealdade:
seu coração trama ciladas;
- sua garganta é um sepulcro escancarado
e sua língua é lisonjeira.
- Mas exulte de alegria todo aquele
que em vós se refugia;
- sob a vossa proteção se regozijem,
os que amam vosso nome!
- Porque ao justo abençoais com vosso amor,
e o protegeis como um escudo!
Ant. Eu dirijo a minha prece a vós, Senhor, e de manhã já me escutais.
Ant.2. Nós queremos vos louvar, ó nosso Deus, e celebrar o vosso nome glorioso.
Cântico 1 Cr 29,10-13
Honra e glória, só a Deus.
Bendito seja o Deus e Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo (Ef 1,3).
= Bendito sejais vós, ó Senhor Deus,
Senhor Deus de Israel, o nosso pai,
desde sempre e por toda a eternidade!
= A Vós pertencem a grandeza e o poder,
toda a glória, esplendor e majestade,
pois tudo é vosso: o que há no céu e sobre a terra!
= A vós, Senhor, também pertence a realeza,
pois sobre a terra, como rei, vos ele vais !
Toda glória e riqueza vêm de vós!
= Sois o Senhor e dominais o universo,
em vossa mão se encontra a força e o poder,
em vossa mão tudo se afirma e tudo cresce!
= Agora, pois, ó nosso Deus, eis-nos aqui!
e, agradecidos, nós queremos vos louvar
e celebrar o vosso nome glorioso!
Ant. Nós queremos vos louvar, ó nosso Deus, e celebrar o vosso nome glorioso.
Ant.3. Adorai o Senhor no seu templo sagrado.
Salmo 28(29)
A voz poderosa de Deus
Do céu veio uma voz que dizia: "Este é o meu Filho amado, no qual eu pus o meu agrado" (Mt 3,17).
- Filhos de Deus, tributai ao Senhor,
tributai-lhe a glória e o poder
- Dai-lhe a glória devida ao seu nome;
adorai-o com Santo ornamento
- Eis a voz do Senhor sobre as águas,
sua voz sobre as águas imensas
= Eis a voz do Senhor com poder
Eis a voz do Senhor majestosa,
sua voz no trovão reboando
- Eis que a voz do Senhor quebra os cedros,
o Senhor quebra os cedros do Líbano.
- Faz o Líbano saltar qual novilho,
e o Sarion como um touro selvagem!
= Eis que a voz do Senhor lança raios,
a voz de Deus faz tremer o deserto,
faz tremer o deserto de Cades.
= Voz de Deus que Contorce os carvalhos,
voz de Deus que devasta as florestas
No seu templo os fiéis bradam: "Glória!"
- É o Senhor que domina os dilúvios,
o Senhor reinará para sempre.
- Que o Senhor fortaleça o seu povo,
e abençoe com paz o seu povo !
Ant. Adorai o Senhor no seu templo sagrado.
Leitura breve Is 2,3
Vamos subir ao monte do Senhor, à casa do Deus de Jacó, para que ele nos mostre seus caminhos e nos ensine a cumprir seus preceitos; porque de Sião provém a lei e de Jerusalém, a palavra do Senhor.
(Minha meditação)
É tempo de graça, onde a bondade de parece estar mais próxima de Deus. É tempo de grande espera na esperança e na certeza de que não estamos sozinhos,como nunca estivemos. Advento= aquele que há de vir, mas que já se encontra em nosso meio. Tempo em que preparamos não somente nossas casas, mas sobretude e principalmente os nossos corações. É o tempo de subirmos ao monte, para o grande encontro com o Senhor da vida, e nos revele seus caminhos, nos ensine a amar, a perdoar..., enfim, a cumprir seus mandamentos.
 
Responsório breve
R. Eis que vem vosso Deus Salvador!
* Eis vosso Deus e Senhor! R. Eis que vem.
V. O Senhor vem com a força e poder.
* Eis vosso Deus. Glória ao Pai. R. Eis que vem.
Cântico evangélico (Benedictus)
Lc 1,68-79
Ant. Jerusalém, levanta os teus olhos e contempla o poder do teu Rei: o Salvador vem quebrar-te as cadeias.
O Messias e seu precursor
- Bendito seja o Senhor Deus de Israel,
porque a seu povo visitou e libertou;
- e fez surgir um poderoso Salvador
na casa de Davi, seu servidor,
- como falara pela boca de seus santos,
os profetas desde os tempos mais antigos,
- para salvar-nos do poder dos inimigos
e da mão de todos quantos nos odeiam.
- Assim mostrou misericórdia a nossos pais,
recordando a sua santa Aliança
- e o juramento a Abraão, o nosso pai,
de conceder-nos que, libertos do inimigo,
= a, ele nós sirvamos sem temor
em santidade e em justiça diante dele
enquanto perdurarem nossos dias.
= Serás profeta do Altíssimo, ó menino,
pois irás andando à frente do Senhor
para aplainar e preparar os seus caminhos,
- anunciando ao seu povo a salvação,
que está na remissão de seus pecados,
- pela bondade, e compaixão de nosso Deus,
que sobre nós fará brilhar o Sol nascente,
- para iluminar a quantos jazem entre as trevas
e na sombra da morte estão sentados
- e para dirigir os nossos passos,
guiando-os no caminho da paz.
- Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
Como era no princípio, agora e sempre. Amém
Ant. Jerusalém, levanta os teus olhos e contempla o poder do teu Rei: o Salvador vem quebrar-te as cadeias.
Preces
Cristo Senhor, Filho de Deus vivo e esplendor da luz eterna, vem iluminar as nossas trevas para podermos contemplar a sua glória. Peçamos-lhe com toda confiança:
R. Vinde, Senhor Jesus!
Cristo, luz sem ocaso, que vindes como sol nascente iluminar as trevas,
- despertai nossa fé vacilante. R.

Fazei-nos caminhar com segurança ao longo deste dia,
- guiados pela claridade de vossa luz. R.

Dai-nos um coração generoso, humilde e confiante,
- para que todos os homens vejam a razão da nossa esperança. R.

Vinde criar a nova terra prometida,
- para que nela habitem a justiça e a paz. R.

(intenções livres)

Pai nosso...

Oração
Senhor nosso Deus, dai-nos esperar solícitos a vinda do Cristo, vosso Filho. Que ele, ao chegar, nos encontre vigilantes na oração e proclamando o seu louvor. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário