quinta-feira, 14 de janeiro de 2016
A PESSOA DO DEPUTADO ROBÉRIO OLIVEIRA
É mister que façamos ver o verdadeiro sentido da pessoa, pois filosoficamente ela tem pela sua significância uma grandeza de abrangência fantástica. E aqui quero mostrar para falar desta pessoa que para mim é um ícone, predestinado, ou melhor, vocacionado a fazer o bem, mesmo sabendo que convive em meio a tantas turbulências, falo de Deputado Robério Oliveira. Vou buscar em primeiro lugar na filosofia, para depois falar no sentido teológico e bíblico, entendo que o contributo da filosofia a este respeito evoca-se por se tratar da natureza humana, esta iluminada pela fé mediante a razão. Gostaria de citar alguns personagens os quais definem bem a pessoa. com isto quero situar este grande homem público, o qual tenho o prazer de conviver por mais de 10 ANOS, pois este tem não somente um espírito de liderança, mas também um espírito voltado às necessidades daqueles que vivem à mercê de oportunidades para desenvolver suas capacidades cognoscitivas, e muito mais:
S. Agostinho escreve que o termo pessoa “não significa uma espécie, mas algo de singular e de individual”; e conclui que “cada homem é uma pessoa”.
O filósofo, estadista e teólogo romano Severino Boécio define a pessoa como “uma substância individual de natureza racional”. (Roma, Itália, 520)
Já de acordo com S. Tomás de Aquino, “a pessoa significa o que há de mais nobre no universo”. (Priverno, Itália, 1251)
Immanuel Kant
“A pessoa é o homem enquanto ser racional.”
No fim da Época moderna, Kant afirma que os seres humanos são chamados de pessoas “porque existem como fim em si e não somente como um meio de que esta ou aquela vontade pode servir-se ao seu bel-prazer”.
Em outras palavras, os seres humanos são agentes racionais, ou seja, agentes livres capazes de tomar suas próprias decisões, estabelecer seus próprios objetivos e guiar suas condutas por meio da razão.
John Locke
A definição de pessoa proposta por John Locke que, até hoje, permeia as discussões no campo da filosofia: "um ser pensante, inteligente, dotado de razão e reflexão, e que pode considerar-se a si mesmo como um eu, ou seja, como o mesmo ser pensante, em diferentes tempos e lugares“.
Locke distingue os conceitos de homem e de pessoa.
Então, para ele, nascemos homens e podemos nos tornar pessoas. Da combinação entre o homem e a pessoa, surge o homem moral, o homem que reflete sobre si, que é capaz de perceber-se como responsável por suas ações passadas e de refletir sobre suas ações futuras.
Pois bem, ao fazer esta viagem no pensamento de alguns destes filósofos, quero mostrar para os meus queridos (as) internautas que a melhor fala a respeito do amigo Robério Oliveira é que ele é um ser humano, o qual possui um lugar especial perante o universo e que sua racionalidade de fato pode ser vista como diferencial em relação aos outros, exatamente por ter um olhar voltado a transcendência, aqui não do ponto de vista religioso, mas capaz de dar oportunidades de vida, dignidade a muitos, tornar possível estabilidade de vida para os seus. O diferencial dele encontra-se na capacidade de atender com maestria, dentre ela, a comunicabilidade, própria de quem foi eleito pelo povo, e o povo simples se humilda das periferias sofridas.estas advindas cheias de esperança, confiando de que com ele podem contar. E ainda mais, sendo ele um ser humano, até por vezes difícil de ser definido, possui algo especial perante esta gente: uma racionalidade associada ao sentimento, as duas fazem o seu diferencial em relação a tantos quantos já passaram pelo extremo sul da Bahia, e mais precisamente em Eunápolis. Contudo, posso afirma que o homem somente será capaz de transcender-se quando passar a reconhecer a si mesmo e aos outros como pessoas dotadas dos mesmos direitos e responsabilidades. Este é o Robério Oliveira, homem público que nunca se cansou de querer o bem para os outros; de querer ver uma cidade, uma gente cuidados, com os mesmo direitos, deveres e responsabilidades, somando a isto muitas vezes a tristezas por ver que nem todos pensam da mesma forma.
Você, meu amigo Robério Oliveira se encaixa exatamente no que diz o filósofo Emanuel Kant:
"A pessoa é uma existência incorporada.
Transcendência da pessoa com relação à natureza.
Abertura em direção aos outros e ao mundo por meio da comunicação.
Dinamismo, pois a pessoa busca até a morte uma contínua realização.
Vocação específica, pois cada pessoa não pode ser substituída por ninguém.
Liberdade, entendida como “proposta e dom”.
(Pe.Rosival Gomes da Silva)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário