quarta-feira, 14 de novembro de 2012

LAUDES QUARTA FEIRA IV SEMANA DO TEMPO COMUM

Laudes
 introdução
 V. Vinde, ó Deus, em meu auxílio.
 
R. Socorrei-me sem demora.
 Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
 Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Esta introdução se omite quando o Invitatório precede imediatamente às Laudes.
 Hino
 Criador das alturas celestes,
vós fixastes caminhos de luz
para a lua, rainha da noite,
para o sol, que de dia reluz.  
Vai-se a treva, fugindo da aurora,
e do dia se espalha o clarão.
Nova força também nos desperta
e nos une num só coração. 
O nascer deste dia convida
a cantarmos os vossos louvores.
Do céu jorra uma paz envolvente,
harmonia de luz e de cores. 
Ao clarão desta luz que renasce,
fuja a treva e se apague a ilusão.
A discórdia não trema nos lábios,
a maldade não turve a razão. 
Quando o sol vai tecendo este dia,
brilhe a fé com igual claridade,
cresça a espera nos bens prometidos
e nos una uma só caridade. 
Escutai-nos, ó Pai piedoso,
e vós, Filho, do Pai esplendor,
que reinais, como Espírito Santo,
na manhã sem ocaso do amor. 
Salmodia 
Ant. 1 Meu coração está pronto, meu Deus,
está pronto o meu coração!  
Salmo 107(108) 
Louvor a Deus e pedido de ajuda
Porque o Filho de Deus foi exaltado acima dos céus, sua glória foi anunciada por toda a terra (Arnóbio).
 
2 Meu coração está pronto, meu Deus, *
está pronto o meu coração!
 – Vou cantar e tocar para vós: *
desperta, minh'alma, desperta!
 –3 Despertem a harpa e a lira, *
eu irei acordar a aurora! 
4 Vou louvar-vos, Senhor, entre os povos, *
dar-vos graças por entre as nações!
5 Vosso amor é mais alto que os céus, *
mais que as nuvens a vossa verdade!  
6 Elevai-vos, ó Deus, sobre os céus, *
vossa glória refulja na terra!
7 Sejam livres os vossos amados, *
vossa mão nos ajude, ouvi-nos!  
=8 Deus falou em seu santo lugar: †
'Exultarei, repartindo Siquém, *
e o vale em Sucot medirei.
 =9 Galaad, Manassés me pertencem, †
Efraim é o meu capacete, *
e Judá, o meu cetro real.

=10 É Moab minha bacia de banho, †
sobre Edom eu porei meu calçado, *
vencerei a nação filistéia!' 
11 Quem me leva à cidade segura, *
e a Edom quem me vai conduzir,
12 se vós, Deus, rejeitais vosso povo *
e não mais conduzis nossas tropas?
13 Dai-nos, Deus, vosso auxílio na angústia, *
nada vale o socorro dos homens!
14 Mas com Deus nós faremos proezas, *
e ele vai esmagar o opressor.
– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Ant. Meu coração está pronto, meu Deus,
está pronto o meu coração! 
Ant. 2 Deus me envolveu de salvação qual uma veste,
e como manto da justiça me cobriu.  
Cântico Is 61,10– 62,5 
A alegria do profeta sobre a nova Jerusalém
 Vi a cidade santa, a nova Jerusalém,. vestida qual esposa enfeitada para o seu marido (cf. Ap 21,2).
 
61,10Eu exulto de alegria no Senhor, *
e minh'alma rejubila no meu Deus.
 – Pois me envolveu de salvação, qual uma veste, *
e como manto da justiça me cobriu,
 – como o noivo que coloca o diadema, *
como a noiva que se enfeita com suas jóias.  
11 Como a terra faz brotar os seus rebentos *
e o jardim faz germinar suas sementes,
– o Senhor Deus fará brotar sua justiça *
e o louvor perante todas as nações.  
62,1 Por ti, Sião, não haverei de me calar, *
nem por ti, Jerusalém, terei sossego,
 – até que brilhe tua justiça como a aurora *
e a tua salvação como um farol.  
2 Então os povos hão de ver tua justiça, *
e os reis de toda a terra, a tua glória;
 – todos eles te darão um nome novo: *
enunciado pelos lábios do Senhor.
 – 3 Serás coroa esplendorosa em sua mão, *
diadema régio entre as mãos do teu Senhor.  
4 Nunca mais te chamarão 'Desamparada', *
nem se dirá de tua terra 'Abandonada';
 – mas haverão de te chamar 'Minha querida', *
e se dirá de tua terra 'Desposada'.
 – Porque o Senhor se agradou muito de ti, *
e tua terra há de ter o seu esposo.   
5 Como um jovem que desposa a bem-amada, *
teu Construtor, assim também, vai desposar-te;
 – como a esposa é a alegria do marido, *
serás assim a alegria do teu Deus.  
– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
 
Ant. Deus me envolveu de salvação qual uma veste,
e como manto da justiça me cobriu.  
Ant. 3 Bendirei ao Senhor toda a vida.  
Salmo 145(146) 
Felicidade dos que esperam no Senhor
 Louvamos o Senhor em nossa vida, isto é, em nosso proceder (Arnóbio).
 
=1 Bendize, minh'alma, ao Senhor! †
 
2 Bendirei ao Senhor toda a vida, *
cantarei ao meu Deus sem cessar!  
3 Não ponhais vossa fé nos que mandam, *
não há homem que possa salvar.
 =4 Ao faltar-lhe o respiro ele volta †
para a terra de onde saiu; *
nesse dia seus planos perecem.  
=5 É feliz todo homem que busca †
seu auxílio no Deus de Jacó, *
e que põe no Senhor a esperança.
6 O Senhor fez o céu e a terra, *
fez o mar e o que neles existe.  
– O Senhor é fiel para sempre, *
 
7 faz justiça aos que são oprimidos;
 – ele dá alimento aos famintos, *
é o Senhor quem liberta os cativos.  
=8 O Senhor abre os olhos aos cegos, †
o Senhor faz erguer-se o caído, *
o Senhor ama aquele que é justo. 
 =9 É o Senhor quem protege o estrangeiro, †
quem ampara a viúva e o órfão, *
mas confunde os caminhos dos maus.  
=10 O Senhor reinará para sempre! †
Ó Sião, o teu Deus reinará *
para sempre e por todos os séculos!
– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
 
Ant. Bendirei ao Senhor toda a vida.  
Leitura breve Dt 4,39-40a  
Reconhece, hoje, e grava-o em teu coração, que o Senhor é o Deus lá em cima do céu e cá
embaixo na terra, e que não há outro além dele. Guarda suas leis e seus mandamentos que hoje
te prescrevo.  
(Meu comentário)
Há muitas situações que nos faz ver o quanto a existência de Deus torna-se cada vez próxima de nós. Para os que vivem, e sabem viver bem, é possível descobrir, sem muto esforço, que Deus está falando conosco. Por isso que deveríamos gravar, não somente no coração, mas também na mente,em todas as áreas de nossas vidas, todo Seu amor e a dedicação que tem por cada um de nós, mesmo cada um com suas dificuldades de superar seus pecados, ofensas que machucam o coração de Deus,por ter também entristecido a muitas pessoas.
Responsório breve  
R. Bendirei o Senhor Deus,
*
Bendirei em todo o tempo. R. Bendirei.
 
V.Seu louvor em minha boca, seu louvor eternamente.
R.   Bendirei. Glória ao Pai. R. Bendirei.
CÂNTICO EVANGÉLICO(BENEDICTUS) Lc 1,68-79
Ant. Sirvamos ao Senhor em santidade,
enquanto perdurarem nossos dias.  
O Messias e seu Precursor
68 Bendito seja o Senhor Deus de Israel, *
porque a seu povo visitou e libertou;
69 e fez surgir um poderoso Salvador *
na casa de Davi, seu servidor,

70 como falara pela boca de seus santos, *
os profetas desde os tempos mais antigos,
71 para salvar-nos do poder dos inimigos *
e da mão de todos quantos nos odeiam.

72 Assim mostrou misericórdia a nossos pais, *
recordando a sua santa Aliança
73 e o juramento a Abraão, o nosso pai, *
de conceder-nos
74 que, libertos do inimigo,
= a ele nós sirvamos sem temor †
75 em santidade e em justiça diante dele, *
enquanto perdurarem nossos dias.

=
76 Serás profeta do Altíssimo, ó menino, †
pois irás andando à frente do Senhor *
para aplainar e preparar os seus caminhos,
77 anunciando ao seu povo a salvação, *
que está na remissão de seus pecados;

78 pela bondade e compaixão de nosso Deus, *
que sobre nós fará brilhar o Sol nascente,
79 para iluminar a quantos jazem entre as trevas *
= e na sombra da morte estão sentados 
e para dirigir os nossos passos, *
guiando-os no caminho da paz.

– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Ant. Sirvamos ao Senhor em santidade,
enquanto perdurarem nossos dias.  
Preces 
Jesus Cristo, esplendor do Pai, nos ilumina com a sua palavra. Cheios de amor o invoquemos:  
R. Rei da eterna glória, ouvi-nos!  
Sois bendito, Senhor, autor e consumador da nossa fé,
porque nos chamastes das trevas para a vossa luz admirável. R.  
Vós, que abristes os olhos aos cegos e fizestes os surdos ouvirem,
aumentai a nossa fé. R. 
Fazei-nos, Senhor, permanecer firmes no vosso amor,
e que nunca nos separemos uns dos outros.R.  
Dai-nos força para resistir à tentação, paciência na tribulação,
e sentimentos de gratidão na prosperidade.R.  
(intenções livres) 
Pai nosso.
Oração 
Lembrai-vos, Senhor, de vossa santa aliança, consagrada pelo Sangue do Cordeiro, para que
vosso povo obtenha o perdão dos pecados e avance continuamente no caminho da salvação. Por
nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.  
Conclusão da Hora
O Senhor nos abençoe,
nos livre de todo o mal
e nos conduza à vida eterna. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário