sexta-feira, 10 de junho de 2016

REFLEXÃO PESSOAL - Pe.Rosival Gomes da Silva - 10ª Semana do Tempo Comum II Semana do Saltério

Vésperas
introdução
ouvir: 

V. Vinde, ó Deus em meu auxílio.
R. Socorrei-me sem demora.
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia.
Hino
Onze horas havendo passado,
chega a tarde e o dia termina;
entoemos louvores a Cristo,
que é imagem da glória divina.

Já passaram as lutas do dia,
o trabalho por vós contratado;
dai aos bons operários da vinha
dons de glória no Reino esperado.

Ó Senhor, aos que agora chamais
e que ireis premiar no futuro,
por salário, dai força na luta,
e, na paz, um repouso seguro.

Glória a vós, Cristo, Rei compassivo,
glória ao Pai e ao Espírito também.
Unidade e Trindade indivisa,
Deus e Rei pelos séculos. Amém.
Salmodia 
Ant. 1 Libertai minha vida da morte,
e meus pés do tropeço, Senhor!
Salmo 114(116 A) 
Ação de graças
É preciso que passemos por muitos sofrimentos para entrar no Reino de Deus (At 14,22). 
1 Eu amo o Senhor, porque ouve *
o grito da minha oração.
2 Inclinou para mim seu ouvido, *
no dia em que eu o invoquei.

3 Prendiam-me as cordas da morte, *
apertavam-me os laços do abismo;
= invadiam-me angústia e tristeza: †
4 eu então invoquei o Senhor: *
‘Salvai, ó Senhor, minha vida!’

5 O Senhor é justiça e bondade, *
nosso Deus é amor-compaixão.
6 É o Senhor quem defende os humildes: *
eu estava oprimido, e salvou-me.
7 Ó minh’alma, retorna à tua paz, *
o Senhor é quem cuida de ti!

=8 Libertou minha vida da morte, †
enxugou de meus olhos o pranto *
e livrou os meus pés do tropeço.
9 Andarei na presença de Deus, *
junto a ele na terra dos vivos.
– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Ant. Libertai minha vida da morte,
e meus pés do tropeço, Senhor!

Ant. 2 Do Senhor é que me vem o meu socorro,
do Senhor que fez o céu e fez a terra.
Salmo 120(121) 
Deus protetor de seu povo
Nunca mais terão fome nem sede. Nem os molestará o sol nem algum calor ardente (Ap 7,16). 
1 Eu levanto os meus olhos para os montes: *
de onde pode vir o meu socorro?
2 ‘Do Senhor é que me vem o meu socorro, *
do Senhor que fez o céu e fez a terra!’

3 Ele não deixa tropeçarem os meus pés, *
e não dorme quem te guarda e te vigia.
4 Oh! não! ele não dorme nem cochila, *
aquele que é o guarda de Israel!

5 O Senhor é o teu guarda, o teu vigia, *
é uma sombra protetora à tua direita.
6 Não vai ferir-te o sol durante o dia, *
nem a lua através de toda a noite.

7 O Senhor te guardará de todo o mal, *
ele mesmo vai cuidar da tua vida!
8 Deus te guarda na partida e na chegada. *
Ele te guarda desde agora e para sempre!
– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Ant. Do Senhor é que me vem o meu socorro,
do Senhor que fez o céu e fez a terra.

Ant. 3 Vossos caminhos são verdade, são justiça,
ó Rei dos povos todos do universo!
Cântico Ap 15,3-4 
Hino de adoração
3 Como são grandes e admiráveis vossas obras, *
ó Senhor e nosso Deus onipotente!
– Vossos caminhos são verdade, são justiça, *
ó Rei dos povos todos do universo!

(R. São grandes vossas obras, ó Senhor!)

=4 Quem, Senhor, não haveria de temer-vos, †
e quem não honraria o vosso nome? *
Pois somente vós, Senhor, é que sois santo! (R.) 
= As nações todas hão de vir perante vós, †
e prostradas haverão de adorar-vos, *
pois vossas justas decisões são manifestas! (R.)
– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.(R.)
Ant. Vossos caminhos são verdade, são justiça,
ó Rei dos povos todos do universo!

Leitura breve                 1Cor 2,7-10a 
Falamos da misteriosa sabedoria de Deus, sabedoria escondida, que, desde a eternidade, Deus destinou para nossa glória. Nenhum dos poderosos deste mundo conheceu essa sabedoria. Pois, se a tivessem conhecido, não teriam crucificado o Senhor da glória. Mas, como está escrito, o que Deus preparou para os que o amam é algo que os olhos jamais viram, nem os ouvidos ouviram, nem coração algum jamais pressentiu. A nós Deus revelou esse mistério através do Espírito.
REFLEXÃO PESSOAL - Pe.Rosival Gomes da Silva
Meus amados e minhas amadas, rendamos graças ao Senhor pela sua infinita sabedoria! Ó amada, quem és tu, tão escondida e tão sedutora, capaz de transformar tantos corações, enricar e empobrecer a tantos? Aqui se trata de duas sabedoria. Quando a Palavra diz..."misteriosa sabedoria de Deus", tão escondida, mas tão presente e tão ausente. Claramente nos afirma que existe uma outra, a humana, e que é por demais desumana; tão clara e tão ofuscante. Tao grande, mas tão pequena, capaz de apequenar tantos quantos dela se apegam, esquecendo de modo radical a divina e clarividente. Ser sábio não significa saber tudo de tudo, mas saber algo de tudo, ou melhor,necessariamente experimentar algo do TUDO, que é Deus. Ser sábio não significa ter todas as respostas prontas para os curiosos, pois estas só agridem por vezes tantas os que de Deus na sabem, nada conhecem e nada vivem. A nossa vida deve está e ser baseada na sabedoria revelada por Deus: "Falamos da misteriosa sabedoria de Deus, sabedoria escondida, que, desde a eternidade, Deus destinou para nossa glória. Nenhum dos poderosos deste mundo conheceu essa sabedoria. Pois, se a tivessem conhecido, não teriam crucificado o Senhor da glória. Mas, como está escrito, o que Deus preparou para os que o amam é algo que os olhos jamais viram, nem os ouvidos ouviram, nem coração algum jamais pressentiu. A nós Deus revelou esse mistério através do Espírito". Sendo assim, relacionamos alguns versículos que tratam deste assunto e esperamos que sejam úteis para você poder discernir bem aonde se pode obter a verdadeira sabedoria: O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, todos os que cumprem os seus preceitos revelam bom senso. Ele será louvado para sempre! (Salmos: 111.10); A sabedoria oferece proteção, assim como o faz o dinheiro, mas a vantagem do conhecimento é que a sabedoria preserva a vida de quem a possui. (Eclesiastes: 7.12); Como é feliz o homem que acha a sabedoria e que obtém o entendimento, pois a sabedoria é muito mais proveitosa do que a prata e rende mais do que o ouro. (Provérbios: 3.13-14); A sabedoria oferece proteção, assim como o faz o dinheiro, mas a vantagem do conhecimento é que a sabedoria preserva a vida de quem a possui. (Eclesiastes: 7.12); Como é feliz o homem que acha a sabedoria e que obtém o entendimento, pois a sabedoria é muito mais proveitosa do que a prata e rende mais do que o ouro. (Provérbios: 3.13-14); Se algum de vocês sente falta de sabedoria peça-a a Deus, que a todos dá livremente e de boa vontade lhe será concedida. (Tiago: 1.5); A boca do justo profere sabedoria e a sua língua fala conforme a justiça. (Salmos: 37.30); O temor do Senhor é o princípio do conhecimento, mas os insensatos desprezam a sabedoria e a disciplina. (Provérbios: 1.7); Se algum de vocês sente falta de sabedoria peça-a a Deus, que a todos dá livremente e de boa vontade lhe será concedida. (Tiago: 1.5); A boca do justo profere sabedoria e a sua língua fala conforme a justiça. (Salmos: 37.30); O temor do Senhor é o princípio do conhecimento, mas os insensatos desprezam a sabedoria e a disciplina. (Provérbios: 1.7).

Responsório breve 
R. O Cristo morreu pelos nossos pecados;
* Pelos ímpios, o justo e conduziu-nos a Deus.
R. O Cristo.
V. Foi morto na carne, mas vive no Espírito. * Pelos ímpios.
Glória ao Pai. R. O Cristo.
CÂNTICO EVANGÉLICO (MAGNIFICAT) Lc1,46-55
Ant. Ó Senhor, sede fiel ao vosso amor,
como havíeis prometido a nossos pais.
A alegria da alma no Senhor 
46 A minha alma engrandece ao Senhor * 47 e se alegrou o meu espírito em Deus, meu Salvador;
48 pois ele viu a pequenez de sua serva, *
desde agora as gerações hão de chamar-me de bendita.

49 O Poderoso fez por mim maravilhas *
e Santo é o seu nome!
50 Seu amor, de geração em geração, *
chega a todos que o respeitam;

51 demonstrou o poder de seu braço, *
dispersou os orgulhosos;
52 derrubou os poderosos de seus tronos *
e os humildes exaltou;
53 De bens saciou os famintos, *
e despediu, sem nada, os ricos.
54 Acolheu Israel, seu servidor, *
fiel ao seu amor,

55 como havia prometido aos nossos pais, *
em favor de Abraão e de seus filhos, para sempre.

– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Ant. Ó Senhor, sede fiel ao vosso amor,
como havíeis prometido a nossos pais.
Preces

Bendigamos a Cristo nosso Senhor, que se compadeceu dos que choravam e enxugou suas lágrimas. Cheios de confiança lhe peçamos:

R. Senhor, tende compaixão do vosso povo!

Senhor Jesus Cristo, que consolais os humildes e os aflitos,
– olhai para as lágrimas dos pobres e oprimidos.R.

Deus de misericórdia, ouvi o gemido dos agonizantes,
– e enviai os vossos anjos para que os aliviem e confortem.R.

Fazei que todos os exilados sintam a ação da vossa providência,
– para que regressem à sua pátria e também alcancem, um dia, a pátria eterna.R.

Mostrai os caminhos do vosso amor aos que vivem no pecado,
– para que se reconciliem convosco e com a Igreja.R.

(intenções livres)

Salvai, na vossa bondade, os nossos irmãos e irmãs que morreram,
– e dai-lhes a plenitude da redenção.R.
Pai nosso.
Oração
Ó Deus, cuja inefável sabedoria maravilhosamente se revela no escândalo da cruz, concedei-nos de tal modo contemplar a bendita paixão de vosso Filho, que confiantes nos gloriemos sempre na sua cruz. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Conclusão da Hora

O Senhor nos abençoe,
nos livre de todo o mal
e nos conduza à vida eterna. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário