sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

VÉSPERAS

4 de Janeiro
 Vésperas
introdução
ouvir:
V. Vinde, ó Deus em meu auxílio.
 R. Socorrei-me sem demora.
 Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
 Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia.  
Hino 
Ó Redentor do mundo,
do eterno Pai gerado
já antes do universo,
qual Filho bem-amado.
Do Pai luz e esplendor,
nossa esperança eterna,
ouvi dos vossos servos
a prece humilde e terna.
Lembrai, autor da vida,
nascido de Maria,
que nossa forma humana
tomastes, neste dia.
A glória deste dia
atesta um fato novo,
que vós, do Pai descendo,
salvastes vosso povo.
Saúdam vossa vinda
o céu, a terra, o mar,
e todo ser que vive
entoa o seu cantar.
E nós, por vosso sangue
remidos como povo,
vos celebramos hoje,
cantando um canto novo.
A glória a vós, Jesus,
nascido de Maria
com vosso Pai e o Espírito
louvores cada dia.
Salmodia
Ant. 1 Curai-me, Senhor: eu pequei contra vós!

Salmo 40(41)
Prece de um enfermo Um de vós, que come comigo, vai me trair (Mc 14,18).
2 Feliz de quem pensa no pobre e no fraco: *
o Senhor o liberta no dia do mal!
=3 O Senhor vai guardá-lo e salvar sua vida, †
o Senhor vai torná-lo feliz sobre a terra, *
e não vai entregá-lo à mercê do inimigo.

4 Deus irá ampará-lo em seu leito de dor, *
e lhe vai transformar a doença em vigor.
5 Eu digo: 'Meu Deus, tende pena de mim, *
curai-me, Senhor, pois pequei contra vós!'

6 O meu inimigo me diz com maldade: *
'Quando há de morrer e extinguir-se o seu nome?'
=7 Se alguém me visita, é com dupla intenção: †
recolhe más notícias no seu coração, *
e, apenas saindo, ele core a espalhá-las.

8 Vaticinam desgraças os meus inimigos, *
reunidos, sussurram o mal contra mim:
9 'Uma peste incurável caiu sobre ele, *
e do leito em que jaz nunca mais se erguerá!'
10 Até mesmo o amigo em quem mais confiava, *
que comia o meu pão, me calcou sob os pés.

11 Vós ao menos, Senhor, tende pena de mim, *
levantai-me: que eu possa pagar-lhes o mal.
12 Eu, então, saberei que vós sois meu amigo, *
porque não triunfou sobre mim o inimigo.

13 Vós, porém, me havereis de guardar são e salvo *
e me pôr para sempre na vossa presença. 
14 Bendito o Senhor, que é Deus de Israel, *
desde sempre, agora e sempre. Amém!
– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém. 

Ant. Curai-me, Senhor: eu pequei contra vós!

Ant. 2 Conosco está o Senhor do universo!
O nosso refúgio é o Deus de Jacó!

Salmo 45(46) ouvir:
O Senhor é refúgio e vigor Ele será chamado pelo nome de Emanuel, que significa: Deus está conosco (Mt 1,23).
2 O Senhor para nós é refúgio e vigor, *
sempre pronto, mostrou-se um socorro na angústia;
3 assim não tememos, se a terra estremece, *
se os montes desabam, caindo nos mares,
4 se as águas trovejam e as ondas se agitam, *
se, em feroz tempestade, as montanhas se abalam:

5 Os braços de um rio vêm trazer alegria *
à Cidade de Deus, à morada do Altíssimo.
6 Quem a pode abalar? Deus está no seu meio! *
Já bem antes da aurora, ele vem ajudá-la.
7 Os povos se agitam, os reinos desabam; *
troveja sua voz e a terra estremece.

8 Conosco está o Senhor do universo! *
O nosso refúgio é o Deus de Jacó!

9 Vinde ver, contemplai os prodígios de Deus *
e a obra estupenda que fez no universo:
= reprime as guerras na face da terra, †
10 ele quebra os arcos, as lanças destrói, *
e queima no fogo os escudos e as armas:
11 'Parai e sabei, conhecei que eu sou Deus, *
que domino as nações, que domino a terra!'

12 Conosco está o Senhor do universo! *
O nosso refúgio é o Deus de Jacó!
– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém. 

Ant. Conosco está o Senhor do universo!
O nosso refúgio é o Deus de Jacó!

Ant. 3 Os povos virão adorar-vos,Senhor.

Cântico Ap 15,3-4
Hino de adoração
3 Como são grandes e admiráveis vossas obras, *
ó Senhor e nosso Deus onipotente!
– Vossos caminhos são verdade, são justiça, *
ó Rei dos povos todos do universo!

(R. São grandes vossas obras, ó Senhor!)

=4 Quem, Senhor, não haveria de temer-vos, †
e quem não honraria o vosso nome? *
Pois somente vós, Senhor, é que sois santo! (R.)
= As nações todas hão de vir perante vós, †
e prostradas haverão de adorar-vos, *
pois vossas justas decisões são manifestas! (R.)
– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém. 

Ant. Os povos virão adorar-vos, Senhor.
Leitura breve 1Jo 1,5b-7
Deus é luz e nele não há trevas. Se andamos na luz, como ele está na luz,
então estamos em comunhão uns com os outros, e o sangue de seu Filho
nos purifica de todo o pecado.
(Minha meditação)
É impressionante ao lermos a Palavra de Deus e, mais precisamente, o Livro do Eclesiástico, no capítulo 17, versiculo 1. Vemos uma afirmação que nos deixa alegres, mais ao mesmo tempo, com uma responsabilidade estupenda: "O Senhor formou da terra o homem e o fez voltar de novo a ela. Mais adiante, continua o livro: Concedeu-lhe um prazo de dias contados e lhe deu o domínio sobre a terra; revestiu-o de um podeer como o seu, e o fez à sua própria imagem, para que dominasse feras e aves..."E a pergunta que me vem no momento é a seguinte: Estávamos nós preparados...? Com certeza, não. Mas da como da mesma forma que Deus é Luz, caberíamos nós nos espelharmos n'Ele. Buscar na Fonte da Vida ojeito, a forma de atendermos as pessoas, e segundo o seu coração.
Responsório breve
R.
A Palavra se fez carne.
*
Aleluia, aleluia.R. A Palavra.

V. E habitou entre nós. * Aleluia, aleluia.
Glória ao Pai. R. A Palavra.
Cântico evangélico (MAGNIFICAT) Lc1,46-55
Ant. Exultemos no Senhor e cantemos de alegria,
pois no mundo apareceu a eterna salvação! Aleluia.
A alegria da alma no Senhor
46 A minha alma engrandece ao Senhor * 47 e se alegrou o meu espírito em Deus, meu Salvador;
48 pois ele viu a pequenez de sua serva, *
desde agora as gerações hão de chamar-me de bendita.

49 O Poderoso fez por mim maravilhas *
e Santo é o seu nome!
50 Seu amor, de geração em geração, *
chega a todos que o respeitam;

51 demonstrou o poder de seu braço, *
dispersou os orgulhosos;
52 derrubou os poderosos de seus tronos *
e os humildes exaltou;
53 saciou de bens os famintos, *
e despediu, sem nada, os ricos.
54 Acolheu Israel, seu servidor, *
fiel ao seu amor,

55 como havia prometido aos nossos pais, *
em favor de Abraão e de seus filhos, para sempre.

– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Ant. Exultemos no Senhor e cantemos de alegria,
pois no mundo apareceu a eterna salvação! Aleluia.
Preces 
Cristo veio ao mundo, e entregou-se a sim mesmo a fim de  purificar e preparar
para si um povo perfeito, santificado pelas boas obras. Com fervor invoquemos:
 
R. Kyrie eleison! ou: Senhor, tende piedade de nós.
 
Por vossa santa Igreja:
que todos os seus filhos e filhas renasçam para uma vida nova. R.
 
Pelos pobre, prisioneiros e fugitivos:
que eles vos encontrem, ó Filho de Deus encarnado, pelo nosso testemunho de caridade. R.
 
Para que nossa alegria seja completa;
e nos maravilhemos com o dom que em vós o Pai nos concedeu. R.
 
Pelos vossos servos e servas falecidos, a fim de que iluminados pela luz do vosso natal contemplem a vossa face;
que jamais haja noite para eles. R.
 
(intenções livres)
Pai nosso...
Oração 
Deus eterno e todo-poderoso, nós vos pedimos que o Salvador, qual nova luz dos
céus para a redenção do mundo, se levante cada dia para renovar nossos corações.
Por nosso Senhor Jesus Cristo,vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Conclusão da Hora
O Senhor nos abençoe,
nos livre de todo o mal
e nos conduza à vida eterna. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário