terça-feira, 20 de dezembro de 2016

REFLEXÃO PESSOAL - Pe.Rosival Gomes da Silva - 20 de Dezembro IV Semana do Saltério Vésperas

20 de Dezembro
IV Semana do Saltério
Vésperas
REFLEXÃO PESSOAL - Pe.Rosival Gomes da Silva

Leitura breve Cf. 1Cor. 1,7b-9
Aguardamos a revelação do Senhor nosso, Jesus Cristo. É ele também que vos dará perseverança em vosso procedimento irrepreensível até ao fim, até ao dia de nosso Senhor, Jesus Cristo. Deus é fiel; por ele fostes chamados à comunhão com seu Filho.

Meus amados e minhas amadas, Deus se revelou a toda a humanidade, através de Jesus Cristo, se não bastasse ter acontecido outras revelações, mas nenhuma foi tão real com a que aconteceu em Jesus Cristo. Ele realmente se entregou ao Pai, dando a sua própria vida, e Deus O ressuscitou dos mortos. Ora, não é fácil a nossa caminhada, nos deparamos com muitos percalços, os quais tentam desqualificar a nossa fé, a nossa vida na sua totalidade, principalmente porque professamos a nossa fé no Deus de Jesus Cristo. Apocalípse l: 1 - 3 2 O escriba, não o autor, deste livro é São João o divino. Historiadores concordam em que ele viveu a última parte de sua vida em Éfeso, embora no tempo em que escreveu este livro, ele estava na Ilha de Patmos. Este livro não é a história da vida de João, mas é a revelação de Jesus Cristo nas eras futuras da Igreja. No versículo três é chamado uma "profecia" e isso é precisamente o que é.
3 Quase sempre, este livro é chamado a Revelação de São João, porém isso é incorreto. É a revelação de Jesus Cristo, dada a João para os cristãos de
todas as eras. É o único livro em toda a Bíblia que é escrito pelo próprio Jesus,
através de um aparecimento pessoal a um escriba.
4 É o último livro da Bíblia, no entanto, relata o princípio e o final das
dispensações do Evangelho.
5 Agora, a palavra grega para revelação é "apocalípse" que quer dizer "tirando
o véu ". Tirando o véu se ilustra perfeitamente no caso de um escultor mostrando sua obra esculpida, expondo-a ao expectador. É um descobrimento, revelando o que previamente estava escondido. Agora, o descobrimento não é somente a revelação da Pessoa de Cristo, mas a revelação de Suas Obras futuras nas sete eras vindouras da igreja.
6 A importância da revelação pelo Espírito, a um verdadeiro crente, nunca
poderá ser super-enfatizada. A Revelação significa para você mais do que
talvez se dê conta. Agora, eu não estou falando deste livro de Apocalípse e
você, estou falando de toda revelação. É tremendamente importante para a
Igreja. Recorda você de Mateus 16: 13 - 18, onde Jesus fez esta pergunta a
seus discípulos: Quem dizem os homens ser o Filho do homem? E eles disseram: Uns João Batista, outros Elias, e outros Jeremias ou um dos profetas.
Disse-lhes ele: E vós, quem dizeis que eu sou? E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo. E Jesus , respondendo, disse-lhe: Bem aventurado és tu, Simão Barjonas, porque to não revelou a carne e o sangue, mas meu Pai, que está nos céus. “Eu estava olhando nas minhas visões da noite, e eis que vinha com as nuvens do céu um como o Filho do Homem, e dirigiu-se ao Ancião de Dias, e o fizeram chegar até ele.” (Daniel 7.13). Vemos que esse ser (O Filho do Homem) tinha características que não se enquadram em um mortal e nem mesmo em um ser celestial. São características que cabem apenas e exatamente ao próprio Deus. Obeserve: “Foi-lhe dado domínio, e glória, e o reino, para que os povos, nações e homens de todas as línguas o servissem; o seu domínio é domínio eterno, que não passará, e o seu reino jamais será destruído.” (Daniel 7.14). O mais interessante é que o título “Filho do Homem” era o preferido de Jesus. Foi registrado 29 vezes em Mateus, 13 vezes em Marcos, 26 vezes em Lucas e 12 vezes em João. É bem clara a ligação de Jesus Cristo com o Filho do Homem visto por Daniel. Uma prova clara de Sua divindade já no Antigo Testamento!
Um dos textos proféticos mais falados acerca da vinda do Messias é Miqueias 5.2. Nesse texto vemos uma marcação do local de nascimento do Salvador, mas não apenas isto: “E tu, Belém Efrata, posto que pequena entre os milhares de Judá, de ti me sairá o que governará em Israel, e cujas saídas são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade.” (Mq 5.2). Vemos aqui, claramente, que o Messias é alguém que “cujas saídas são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade”. Isso mostra com clareza que esse Messias só pode ser Deus! A quem mais poderia se enquadrar essa descrição, já que o texto trata exatamente sobre o nascimento do Messias?
O texto de Isaías 9. 6 esbanja ainda mais clareza, mostrando claramente que o Messias é Deus: “Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz”. Os nomes do Messias esclarecem muito sobre ele! Uma de suas designações é “Deus forte”. Outra é “Pai da Eternidade”. Quem poderia ser o Pai da Eternidade e o Deus forte? Somente Deus! Então, como o texto descreve o Messias, logo, esse Messias é Deus!



V. Vinde, ó Deus em meu auxílio.
R. Socorrei-me sem demora.
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia.
Hino  
Recebe, Virgem Maria,
no casto seio materno,
dos céus, o Verbo Divino
vindo da boca do Eterno.
Fecunda, a sombra do Espírito
do alto céu te ilumina,
para gerares um Filho
de natureza divina.
A porta santa do templo
eternamente fechado,
feliz e pronta se abre,
somente ao Rei esperado.
Desceu à terra o Senhor,
por Gabriel anunciado;
promessa antiga aos profetas,
antes da aurora gerado.
Exulta o coro dos anjos,
a terra canta louvor:
Para salvar os perdidos,
humilde, vem o Senhor.
Ó Cristo, Rei piedoso,
a Vós e ao Pai toda a glória,
Com o Espírito Santo:
eterna honra e vitória.
Salmodia
Ant. 1 O Senhor sai do seu santuário nos céus.
Ele vem libertar e salvar o seu povo.
Salmo 136(137),1-6 

Junto aos rios da Babilônia
Este cativeiro do povo deve-se entender como símbolo do nosso cativeiro espiritual (Sto. Hilário).

=1 Junto aos rios da Babilônia †
nos sentávamos chorando, *
com saudades de Sião.
2 Nos salgueiros por ali *
penduramos nossas harpas.

3 Pois foi lá que os opressores *
nos pediram nossos cânticos;
– nossos guardas exigiam *
alegria na tristeza:
– 'Cantai hoje para nós *
algum canto de Sião!'

=4 Como havemos de cantar †
os cantares do Senhor *
numa terra estrangeira?
=5 Se de ti, Jerusalém, †
algum dia eu me esquecer, *
que resseque a minha mão!

=6 Que se cole a minha língua †
e se prenda ao céu da boca, *
se de ti não me lembrar!
– Se não for Jerusalém *
minha grande alegria!


– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Ant. O Senhor sai do seu santuário nos céus.
Ele vem libertar e salvar o seu povo.
Ant. 2 Nossa cidade invencível é Sião,
sua muralha e sua trincheira é o Salvador.
Abri as portas pois conosco está o Senhor. Aleluia.
Salmo 137(138) 
Ação de graças
Os reis da terra levarão à Cidade Santa a sua glória (cf. Ap 21,14). 

1 Ó Senhor, de coração eu vos dou graças, *
porque ouvistes as palavras dos meus lábios!
– Perante os vossos anjos vou cantar-vos *
2 e ante o vosso templo vou prostrar-me.

– Eu agradeço vosso amor, vossa verdade, *
porque fizestes muito mais que prometestes;
3 naquele dia em que gritei, vós me escutastes *
e aumentastes o vigor da minha alma.

4 Os reis de toda a terra hão de louvar-vos, *
quando ouvirem, ó Senhor, vossa promessa.
5 Hão de cantar vossos caminhos e dirão: *
'Como a glória do Senhor é grandiosa!'

6 Altíssimo é o Senhor, mas olha os pobres, *
e de longe reconhece os orgulhosos.
7 Se no meio da desgraça eu caminhar, *
vós me fazeis tornar à vida novamente;

– quando os meus perseguidores me atacarem *
e com ira investirem contra mim,
– estendereis o vosso braço em meu auxílio *
e havereis de me salvar com vossa destra.

8 Completai em mim a obra começada; *
ó Senhor, vossa bondade é para sempre!
– Eu vos peço: não deixeis inacabada *
esta obra que fizeram vossas mãos!


– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Ant. Nossa cidade invencível é Sião,
sua muralha e sua trincheira é o Salvador.
Abri as portas pois conosco está o Senhor. Aleluia.
Ant. 3 Que na terra se conheça o seu caminho.
e a sua salvação por entre os povos.
Cântico Ap 4,11; 5,9.10.12

Hino dos remidos
4,1 Vós sois digno, Senhor nosso Deus, *
de receber honra, glória e poder!

(R. Poder, honra e glória ao Cordeiro de Deus!)

=5,9 Porque todas as coisas criastes, †
é por vossa vontade que existem *
e subsistem porque vós mandais. (R.) 

= Vós sois digno, Senhor nosso Deus, †
de o livro nas mãos receber *
e de abrir suas folhas lacradas! (R.) 

– Porque fostes por nós imolado; *
para Deus nos remiu vosso sangue
– dentre todas as tribos e línguas, *
dentre os povos da terra e nações. (R.) 

=10 Pois fizestes de nós, para Deus, †
sacerdotes e povo de reis, *
e iremos reinar sobre a terra. (R.) 

=12 O Cordeiro imolado é digno †
de receber honra, glória e poder, *
sabedoria, louvor, divindade! 
(R.)


– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Ant. 3 Que na terra se conheça o seu caminho.
e a sua salvação por entre os povos.
Leitura breve             Cf. 1Cor. 1,7b-9
Aguardamos a revelação do Senhor nosso, Jesus Cristo. É ele também que vos dará perseverança em vosso procedimento irrepreensível até ao fim, até ao dia de nosso Senhor, Jesus Cristo. Deus é fiel; por ele fostes chamados à comunhão com seu Filho.
Responsório breve
R. Nossa alma espera no Senhor,
* Nele se alegra o nosso coração. R. Nossa alma.
V. Está perto a salvação dos que o respeitam. 
*
 Nele se alegra. Glória ao Pai. R. Nossa alma.
CÂNTICO EVANGÉLICO (MAGNIFICAT) Lc1,46-55
Ant. Ó Chave de Davi, Cetro da casa de Israel,
que abris e ninguém fecha, que fechais e ninguém abre:
vinde logo e libertai o homem prisioneiro,
que, nas trevas e na sombra da morte, está sentado.
A alegria da alma no Senhor
46 A minha alma engrandece ao Senhor * 47 e se alegrou o meu espírito em Deus, meu Salvador;
48 pois ele viu a pequenez de sua serva, *
desde agora as gerações hão de chamar-me de bendita.
49 O Poderoso fez por mim maravilhas *
e Santo é o seu nome!
50 Seu amor, de geração em geração, *
chega a todos que o respeitam;

51 demonstrou o poder de seu braço, *
dispersou os orgulhosos;
52
 derrubou os poderosos de seus tronos *
e os humildes exaltou;
53 De bens saciou os famintos, *
e despediu, sem nada, os ricos.
54 Acolheu Israel, seu servidor, *
fiel ao seu amor,

55
 como havia prometido aos nossos pais, *
em favor de Abraão e de seus filhos, para sempre.

– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Ant. Ó Chave de Davi, Cetro da casa de Israel,
que abris e ninguém fecha, que fechais e ninguém abre:
vinde logo e libertai o homem prisioneiro,
que, nas trevas e na sombra da morte, está sentado.
Preces
Invoquemos, irmãos e irmãs diletos, a Cristo nosso Senhor e Redentor, que virá em sua glória nos últimos tempos; e peçamos com alegria:

R. Vinde, Senhor Jesus!

Senhor e Redentor do gênero humano, que, nascendo segundo a carne, viestes nos libertar do jugo da lei 
multiplicai em nós os benefícios da vossa bondade. R.

Vós, que tomastes da nossa natureza o que podia unir-se à vossa divindade,
fortalecei a fragilidade humana com os dons da natureza divina. R.

Cumulai nosso desejos com a manifestação da vossa presença,
e acendei em nossos corações o fogo do vosso amor. R.

Concedei que se alegrem um dia convosco na glória,
os que neste mundo vos invocam na sinceridade da fé. R.

(intenções livres)

Derramai sobre as almas de todos os fiéis defuntos,
as riquezas da vossa infinita misericórdia. R.
Pai nosso. 
Oração
Senhor Deus, ao anúncio do Anjo, a Virgem imaculada acolheu vosso Verbo inefável e, como habitação da divindade, foi inundada pela luz do Espírito Santo. Concedei que, a seu exemplo, abracemos humildemente a vossa vontade. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Conclusão da Hora 
O Senhor nos abençoe,
nos livre de todo o mal
e nos conduza à vida eterna. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário