terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

REFLEXÃO PESSOAL - Pe.Rosival Gomes da Silva - Vésperas

Vésperas

REFLEXÃO PESSOAL - Pe.Rosival Gomes da Silva

Leitura breve Rm 12,9-12 

O amor seja sincero. Detestai o mal, apegai-vos ao bem. Que o amor fraterno vos una uns aos outros com terna afeição, prevenindo-vos com atenções recíprocas. Sede zelosos e diligentes, fervorosos de espírito, servindo sempre ao Senhor, alegres por causa da esperança, fortes nas tribulações, perseverantes na oração. 

Poderíamos fazer uma enquite, saindo perguntando por aí: Você me ama? Ou até mesmo dentro de casa, será que realmente existe amor? Entendo que as palavras ficam ao vento, caem no esquecimento, pois a prática não correspondem às palavras. É como que houvesse a necessidade de pronunciá-la como se fosse uma obrigação, um chavão, uma força de expressão. O nosso Deus pede que sejamos sinceros na caridade e no amor fraterno, mas que sejamos mais ainda coerentes com o que d'Ele recebemos, o amor. Sinceridade no amor para com Deus, mas também no amor para com o próximo, evitando tudo aquilo que nos distancia de Deus: mentiras, falsidades, etc. Devemos detestar tudo que se opõe a Deus, apegando-nos ao bem, este que nos leva ao amor fraterno, alimentando-nos com o Espírito Santo, Deus presente em nós. Busquemos na Palavra o que nos deve orientar quanto a sinceridade no amor...: Gênesis - 20:5 Não me disse ele mesmo: É minha irmã? E ela também disse: É meu irmão. Em sinceridade do coração e em pureza das minhas mãos tenho feito isto; Gênesis - 20:6 E disse-lhe Deus em sonhos: Bem sei eu que na sinceridade do teu coração fizeste isto; e também eu te tenho impedido de pecar contra mim; por isso não te permiti tocá-la; Josué - 24:14 Agora, pois, temei ao SENHOR, e servi-o com sinceridade e com verdade; e deitai fora os deuses aos quais serviram vossos pais além do rio e no Egito, e servi ao SENHOR; Juízes - 9:16 Agora, pois, se é que em verdade e sinceridade agistes, fazendo rei a Abimeleque, e se bem fizestes para com Jerubaal e para com a sua casa, e se com ele usastes conforme ao merecimento das suas mãos. Juízes - 9:19 Pois, se em verdade e sinceridade usastes com Jerubaal e com a sua casa hoje, alegrai-vos com Abimeleque, e também ele se alegre convosco; I Reis - 9:4 E se tu andares perante mim como andou Davi, teu pai, com inteireza de coração e com sinceridade, para fazeres segundo tudo o que te mandei, e guardares os meus estatutos e os meus juízos; I Crônicas - 29:17E bem sei eu, Deus meu, que tu provas os corações, e que da sinceridade te agradas; eu também na sinceridade de meu coração voluntariamente dei todas estas coisas; e agora vi com alegria que o teu povo, que se acha aqui, voluntariamente te deu; Jó - 31:6 (Pese-me em balanças fiéis, e saberá Deus a minha sinceridade),
Jó - 33:3 As minhas razões provam a sinceridade do meu coração, e os meus lábios proferem o puro saber; Salmos - 4:5 Oferecei vossos sacrifícios com sinceridade e esperai no Senhor; Salmos - 5:9 Porque em seus lábios não há sinceridade, seus corações só urdem projetos ardilosos. A garganta deles é como um sepulcro escancarado, com a língua distribuem lisonjas; Salmos - 25:21 Guardem-me a sinceridade e a retidão, porquanto espero em ti; Salmos - 26:1 JULGA-ME, SENHOR, pois tenho andado em minha sinceridade; tenho confiado também no SENHOR; não vacilarei; Salmos - 26:11 Mas eu ando na minha sinceridade; livra-me e tem piedade de mim; Salmos - 41:12 Quanto a mim, tu me sustentas na minha sinceridade, e me puseste diante da tua face para sempre; Salmos - 51:6 Não obstante, amais a sinceridade de coração. Infundi-me, pois, a sabedoria no mais íntimo de mim; Salmos - 145:18 O Senhor se aproxima dos que o invocam, daqueles que o invocam com sinceridade; Provérbios - 2:7 Ele reserva a verdadeira sabedoria para os retos. Escudo é para os que caminham na sinceridade; Provérbios - 10:9 Quem anda em sinceridade, anda seguro; mas o que perverte os seus caminhos ficará conhecido. Nada se consegue por acaso, ou com a lei do menor esforço, é necessário a busca permanente, perseverante na oração, alimentando assim a fé, etc. Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança. E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem que falte a vocês coisa alguma (Tiago 1:2-4); Não só isso, mas também nos gloriamos nas tribulações, porque sabemos que a tribulação produz perseverança; a perseverança, um caráter aprovado; e o caráter aprovado, esperança. E a esperança não nos decepciona, porque Deus derramou seu amor em nossos corações, por meio do Espírito Santo que ele nos concedeu (Romanos 5:3-5); Portanto, irmãos, sejam pacientes até a vinda do Senhor. Vejam como o agricultor aguarda que a terra produza a preciosa colheita e como espera com paciência até virem as chuvas do outono e da primavera. Sejam também pacientes e fortaleçam o seu coração, pois a vinda do Senhor está próxima. Irmãos, não se queixem uns dos outros, para que não sejam julgados. O Juiz já está às portas! Irmãos, tenham os profetas que falaram em nome do Senhor como exemplo de paciência diante do sofrimento. Como vocês sabem, nós consideramos felizes aqueles que mostraram perseverança. Vocês ouviram falar sobre a perseverança de Jó e viram o fim que o Senhor lhe proporcionou. O Senhor é cheio de compaixão e misericórdia (Tiago 5:7-11); Portanto, também nós, uma vez que estamos rodeados por tão grande nuvem de testemunhas, livremo-nos de tudo o que nos atrapalha e do pecado que nos envolve e corramos com perseverança a corrida que nos é proposta, tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé. Ele, pela alegria que lhe fora proposta, suportou a cruz, desprezando a vergonha, e assentou-se à direita do trono de Deus. Pensem bem naquele que suportou tal oposição dos pecadores contra si mesmo, para que vocês não se cansem nem desanimem (Hebreus 12:1-3); Por isso não desanimamos. Embora exteriormente estejamos a desgastar-nos, interiormente estamos sendo renovados dia após dia, pois os nossos sofrimentos leves e momentâneos estão produzindo para nós uma glória eterna que pesa mais do que todos eles. Assim, fixamos os olhos, não naquilo que se vê, mas no que não se vê, pois o que se vê é transitório, mas o que não se vê é eterno (2 Coríntios 4:16-18).


V. Vinde, ó Deus em meu auxílio.
R. Socorrei-me sem demora.
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia.
Hino
Ó grande Autor da terra,
que, as águas repelindo,
do mundo o solo erguestes,
a terra produzindo,

de plantas revestida,
ornada pelas flores,
e dando muitos frutos,
diversos em sabores.

Lavai as manchas da alma
na fonte, pela graça.
O pranto em nossos olhos
as más ações desfaça.

Seguindo as vossas leis,
lutemos contra o mal,
felizes pelo dom
da vida perenal.

Ouvi-nos, Pai bondoso,
e vós, dileto Filho,
unidos pelo Espírito
na luz de eterno brilho.
Salmodia 

Ant. 1 Deus nos cerca de carinho e proteção.
Salmo 124(125) 
Deus, protetor de seu povo
A paz para o Israel de Deus (Gl 6,16). 
Quem confia no Senhor é como o monte de Sião: *
nada o pode abalar, porque é firme para sempre.
=Tal e qual Jerusalém, toda cercada de montanhas, †
assim Deus cerca seu povo de carinho e proteção, *
desde agora e para sempre, pelos séculos afora.

=3 O Senhor não vai deixar prevalecer por muito tempo †
o domínio dos malvados sobre a sorte dos seus justos, *
para os justos não mancharem suas mãos na iniquidade.

=4Fazei o bem, Senhor, aos bons e aos que têm reto coração, †
mas os que seguem maus caminhos, castigai-os como os maus! *
Que venha a paz a Israel! Que venha a paz ao vosso povo!

– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Ant. Deus nos cerca de carinho e proteção.

Ant. 2 Tornai-nos, Senhor, como crianças,
para podermos entrar em vosso Reino!
Salmo 130(131) 

Confiança filial e repouso em Deus
Aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração (Mt 11,29).
1 Senhor, meu coração não é orgulhoso, *
nem se eleva arrogante o meu olhar;
– não ando à procura de grandezas, *
nem tenho pretensões ambiciosas! –

Fiz calar e sossegar a minha alma; *
ela está em grande paz dentro de mim,
– como a criança bem tranquila, amamentada *
no regaço acolhedor de sua mãe.

3 Confia no Senhor, ó Israel, *
desde agora e por toda a eternidade!

– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Ant. Tornai-nos, Senhor, como crianças,
para podermos entrar em vosso Reino!

Ant. 3 Fizestes de nós para Deus sacerdotes e povo de reis.
Cântico Ap 4,11; 5,9-10.12 

Hino dos remidos
4,1 Vós sois digno, Senhor nosso Deus, *
de receber honra, glória e poder!

(R. Poder, honra e glória ao Cordeiro de Deus!) 

=5,9 Porque todas as coisas criastes, †
é por vossa vontade que existem *
subsistem porque vós mandais. (R.) 
(R. Poder, honra e glória ao Cordeiro de Deus!) 
= Vós sois digno, Senhor nosso Deus, †
de o livro nas mãos receber *
e de abrir suas folhas lacradas! (R.) 
(R. Poder, honra e glória ao Cordeiro de Deus!) 
– Porque fostes por nós imolado; *
para Deus nos remiu vosso sangue
– dentre todas as tribos e línguas, *
dentre os povos da terra e nações. (R.) 
(R. Poder, honra e glória ao Cordeiro de Deus!) 
=10 Pois fizestes de nós, para Deus, †
sacerdotes e povo de reis, *
e iremos reinar sobre a terra. (R.) 
(R. Poder, honra e glória ao Cordeiro de Deus!) 
=12 O Cordeiro imolado é digno †
de receber honra, glória e poder, *
sabedoria, louvor, divindade! (R.) 
(R. Poder, honra e glória ao Cordeiro de Deus!) 
– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Ant. Fizestes de nós para Deus sacerdotes e povo de reis.

Leitura breve Rm 12,9-12 

O amor seja sincero. Detestai o mal, apegai-vos ao bem. Que o amor fraterno vos una uns aos outros com terna afeição, prevenindo-vos com atenções recíprocas. Sede zelosos e diligentes, fervorosos de espírito, servindo sempre ao Senhor, alegres por causa da esperança, fortes nas tribulações, perseverantes na oração. 


Responsório breve 

R. Vossa palavra, ó Senhor,
* Permanece eternamente. R. Vossa palavra.
V. Vossa verdade é para sempre. * Permanece.
Glória ao Pai. R. Vossa palavra.
CÂNTICO EVANGÉLICO (MAGNIFICAT) Lc 1,46-55
Ant. Exulte meu espírito em Deus, meu Salvador!
A alegria da alma no Senhor 
46 A minha alma engrandece ao Senhor * 47 e se alegrou o meu espírito em Deus, meu Salvador;
48 pois ele viu a pequenez de sua serva, *
desde agora as gerações hão de chamar-me de bendita.

49 O Poderoso fez por mim maravilhas *
e Santo é o seu nome!
50 Seu amor, de geração em geração, *
chega a todos que o respeitam;

51 demonstrou o poder de seu braço, *
dispersou os orgulhosos;
52 derrubou os poderosos de seus tronos *
e os humildes exaltou;
53 De bens saciou os famintos, *
e despediu, sem nada, os ricos.
54 Acolheu Israel, seu servidor, *
fiel ao seu amor,

55 como havia prometido aos nossos pais, *
em favor de Abraão e de seus filhos, para sempre.

– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Ant. Exulte meu espírito em Deus, meu Salvador!
Preces 

Invoquemos a Deus, esperança do seu povo; e aclamemos com alegria:

R. Senhor, sois a esperança do vosso povo! 

Nós vos damos graças, Senhor, porque nos enriquecestes em tudo, por Jesus Cristo,
 com o dom da palavra e do conhecimento.  R.
R. Senhor, sois a esperança do vosso povo! 
Concedei a vossa sabedoria aos que governam as nações,
 para que o vosso conselho ilumine seus corações e seus atos. R. 
R. Senhor, sois a esperança do vosso povo! 
Vós, que tornais os artistas capazes de exprimir a vossa beleza, por meio da sua sensibilidade e imaginação,
 fazei de suas obras uma mensagem de alegria e de esperança para o mundo. R. 
R. Senhor, sois a esperança do vosso povo! 
Vós, que não permitis sermos tentados acima de nossas forças,
 fortalecei os fracos e levantai os caídos. R. 
R. Senhor, sois a esperança do vosso povo! 
(intenções livres) 
Vós, que, por vosso Filho, prometestes aos seres humanos ressuscitarem para a vida eterna no último dia,
 não esqueçais para sempre os que já partiram deste mundo. R.
R. Senhor, sois a esperança do vosso povo! 
Pai nosso. 
Oração
Pai cheio de bondade, suba até vós nossa oração da tarde e desça sobre nós a vossa bênção, para que, agora e sempre, posamos alcançar a graça da salvação. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Conclusão da Hora

O Senhor nos abençoe,
nos livre de todo o mal
e nos conduza à vida eterna. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário