sábado, 15 de dezembro de 2012

I VÉSPERAS

I Vésperas

V. Vinde, ó Deus, em meu auxílio.
R. Socorrei-me sem demora.
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia

Hino
Eterna luz dos homens,
dos astros Criador,
ouvi as nossas preces,
de todos Redentor.
Ao ver compadecido
do mundo a perdição,
em vosso amor viestes
trazer-lhe a salvação.
Se sombra do pecado
a tudo escurecia,
Esposo, vós saístes
do seio de Maria.
Ao simples ecoar
do vosso nome eterno,
joelhos vão dobrando
o céu, a terra, o inferno.
Um dia voltareis,
Juiz e Rei de tudo.
Oh daí-nos hoje a graça,
na tentação escudo.
Ao Pai e ao Filho glória,
ao Espírito também,
louvor, honra e vitória,
Agora e sempre. Amém

Salmodia
Ant.1. Exulta de alegria, ó Sião, porque chega em teu meio o Salvador! Aleluia.

Salmo 112(113)
O nome do Senhor é digno de louvor
Derrubou do trono os poderosos e elevou os humildes (Lc1,52).
- Louvai, louvai, ó servos do Senhor,
louvai, louvai o nome do Senhor!
- Bendito seja o nome do Senhor,
agora e por toda a eternidade!
- Do nascer do sol até o seu ocaso,
louvado seja o nome do Senhor!

- O Senhor está acima das nações,
sua glória vai além dos altos céus.
= Quem pode comparar-se ao nosso Deus,
ao Senhor, que no alto céu tem o seu trono
e se inclina para olhar o céu e a terra?

- Levanta da poeira o indigente
e do lixo ele retira o pobrezinho,
- para fazê-lo assentar-se com os nobres,
assentar-se com nobres do seu povo.
- Paz a estéril, mãe feliz em sua casa,
vivendo rodeada de seus filhos.

Ant. Exulta de alegria, ó Sião, porque chega em teu meio o Salvador! Aleluia.

Ant.2. Sou eu, o Senhor que me aproximo, a minha justiça já está perto, a minha salvação já não demora.

Salmo 115(116 B)
Ação de graças no templo
Por meio de Jesus, ofereçamos a Deus um perene sacrifício de louvor (Hb 13,15).

- Guardei a minha fé, mesmo dizendo:
"É demais o sofrimento em minha vida!"
- Confiei, quando dizia na aflição:
''Todo homem é mentiroso! Todo homem!"

- Que poderei retribuir ao Senhor Deus,
por tudo aquilo que ele fez em favor?
- Elevo o cálice da minha salvação,
invocando o nome santo do senhor.
- Vou cumprir minhas promessas ao Senhor
na presença de seu povo reunido.

- É sentida por demais pelo Senhor
a morte de seus santos, seus amigos.
= Eis que sou o vosso servo, ó Senhor,
vosso servo que nasceu de vossa serva;
mas me quebrastes os grilhões da escravidão!

- Por isso oferto um sacrifício de louvor,
invocando o nome santo do Senhor.
- Vou cumprir minhas promessas ao Senhor
na presença de seu povo reunido
- nos átrios da casa do Senhor,
em teu meio, ó cidade de Sião.

Ant. Sou eu, o Senhor que me aproximo, a minha justiça já está perto, a minha salvação já não demora.

Ant.3. Enviai o Cordeiro que domina toda terra: de Selá, no deserto, até o monte Sião.

Cântico Fl 2,6-11
Cristo, o Servo de Deus
= Embora fosse de divina condição,
Cristo Jesus não se apegou ciosamente
a ser igual em natureza a Deus Pai.
(R. Jesus Cristo é Senhor para a glória de Deus Pai!)
= Porém esvaziou-se de sua glória
e assumiu a condição de um escravo,
fazendo-se ao s homens semelhante. (R.)
= Reconhecido exteriormente como homem,
humilhou-se, obedecendo até à morte,
até à morte humilhante numa cruz. (R.)
= Por isso Deus o exaltou sobremaneira
e deu-lhe o nome mais excelso, mais sublime,
e elevado muito acima de outro nome. (R.)
= Para que perante o nome de Jesus
se dobre reverente todo joelho,
seja nos céus, seja na terra ou nos abismos. (R.)
- E toda língua reconheça, confessando,
para a glória de Deus Pai e seu louvor:
"Na verdade Jesus Cristo é o Senhor!" (R.)

Ant. Enviai o Cordeiro que domina toda terra: de Selá, no deserto, até o monte Sião.

Leitura breve 1Ts 5,23-24
Que o próprio Deus da paz vos santifique totalmente, e que tudo aquilo que sois - espírito, alma, corpo - seja conservado sem mancha alguma para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo! Aquele que vos chamou é fiel; ele mesmo realizará isso.
(Minha meditação)
A santidade é um dom que atinge, ou melhor, quer atingir os corações de boa vontade. E a vontade de Deus é para atingir na totalidade. Todos os nossos membros devem ser santificados, mesmo porque acreditamos na ressurreição presente e futura. É preciso nos prepararmos para a vnda do  Senhor.

Responsório breve
R. Que o universo rejubile e dê gritos de alegria:
* Pois o Senhor há de chegar! R. Que o universo.
V. Eu vi um novo céu, eu vi uma nova terra;
nunca mais haverá choro nem clamor nem aflição.
* Pois o Senhor. Glória ao Pai. R. Que o universo.

Cântico Evangélico (Magnificat)
Lc 1,46-55
Ant. Ano A - Não existia nenhum Deus antes de mim, e nem depois eternamente há de existir; diante de mim se dobrará todo joelho e toda língua haverá de me dar glória.
Ano B - Houve um homem enviado por Deus, seu nome era João, o Batista; veio dar testemunho da Luz.
Ano C - As multidões perguntavam a João, o Batista: Que devemos fazer? E João respondia: Quem tiver duas túnicas, dê uma a quem não tem; quem tiver o que comer, que ele faça a mesma coisa.
A alegria da alma no Senhor
- A minh'alma engrandece ao Senhor,
e se alegrou o meu espírito em Deus, meu Salvador,
- pois, ele viu a pequenez de sua serva,
eis que agora as gerações hão de chamar-me de bendita.
- O Poderoso fez por mim maravilhas
e Santo é o seu nome!
- Seu amor, de geração em geração,
chega a todos que o respeitam.
- Demonstrou o poder de seu braço,
dispersou os orgulhosos.
- Derrubou os poderosos de seus tronos
e os humildes exaltou.
- de bens saciou os famintos
e despediu, sem nada, os ricos.
- Acolheu Israel, seu servidor,
fiel ao seu amor,
- como havia prometido aos nossos pais,
em favor de Abraão e de seus filhos, para sempre.
- Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo,
como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Ant. Ano A - Não existia nenhum Deus antes de mim, e nem depois eternamente há de existir; diante de mim se dobrará todo joelho e toda língua haverá de me dar glória.
Ano B - Houve um homem enviado por Deus, seu nome era João, o Batista; veio dar testemunho da Luz.
Ano C - As multidões perguntavam a João, o Batista: Que devemos fazer? E João respondia: Quem tiver duas túnicas, dê uma a quem não tem; quem tiver o que comer, que ele faça a mesma coisa.

Preces
Invoquemos a Cristo Jesus, felicidade e alegria de todos os que o esperam; e digamos:

R. Vinde, Senhor, e não tardeis!

Esperado das nações, cheios de alegria, aguardamos vossa vinda;
- vinde, Senhor Jesus. R.

Vós, que existis eternamente, antes da criação do mundoR
- vinde salvar todos os que vivem neste mundo. R.

Vós, que criastes o universo e tudo o que nele existe,
- vinde renovar a obra de vossas mãos. R.

Vós, que não recusastes assumir nossa natureza mortal,
- vinde libertar-nos do poder da morte. R.

Vós, que viestes à terra para nos dar uma vida nova,
- vinde e dai-nos a vida eterna. R.

(intenções livres)

Vós, que quisestes reunir no vosso reino toda a humanidade,
- vinde congregar na unidade todos os que esperam a visão da vossa face. R.
Pai nosso...

Oração
Ó Deus de bondade, que vedes o vosso povo esperando fervoroso o natal do Senhor, dai-nos chegar às alegrias da Salvação e celebrá-las sempre com intenso júbilo na solene liturgia. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário