quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

LAUDES

Laudes

V. Vinde, ó Deus em meu auxílio.
 R. Socorrei-me sem demora.
 Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
 Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia.
Esta introdução se omite quando o Invitatório precede imediatamente às Laudes.

Hino
Em meio à treva escura,
ressoa clara voz.
Os sonhos maus se afastem,
refulja o Cristo em nós.
Despertem os que dormem
feridos de pecado.
Um novo sol já brilha,
o mal vai ser tirado.
Do céu desce o Cordeiro
Que traz a salvação.
Choremos e imploremos
Das culpas o perdão.
E ao vir julgar o mundo
No dia do terror,
Não puna tantas culpas,
Mas venha com amor.
Ao Pai e ao seu Filho
poder e majestade,
e glória ao Santo Espírito
por toda a eternidade.
Salmodia

Ant. 1 Alegrai vosso servo, Senhor,
pois a vós eu elevo a minh'alma.

Salmo 85(86)
Oração do pobre nas dificuldades Bendito seja o Deus que nos consola em todas as nossas aflições (2Cor 1,3.4).
1 Inclinai, ó Senhor, vosso ouvido, *
escutai, pois sou pobre e infeliz!
=2 Protegei-me, que sou vosso amigo, †
e salvai vosso servo, meu Deus, *
que espera e confia em vós!

3 Piedade de mim, ó Senhor, *
porque clamo por vós todo o dia!
4 Animai e alegrai vosso servo, *
pois a vós eu elevo a minh'alma.

5 Ó Senhor, vós sois bom e clemente, *
sois perdão para quem vos invoca.
6 Escutai, ó Senhor, minha prece, *
o lamento da minha oração!

7 No meu dia de angústia eu vos chamo, *
porque sei que me haveis de escutar.
8 Não existe entre os deuses nenhum *
que convosco se possa igualar;
– não existe outra obra no mundo *
comparável às vossas, Senhor!

9 As nações que criastes virão *
adorar e louvar vosso nome.
10 Sois tão grande e fazeis maravilhas: *
vós somente sois Deus e Senhor!

11 Ensinai-me os vossos caminhos, *
e na vossa verdade andarei;
– meu coração orientai para vós: *
que respeite, Senhor, vosso nome!

12 Dou-vos graças com toda a minh'alma, *
sem cessar louvarei vosso nome!
13 Vosso amor para mim foi imenso: *
retirai-me do abismo da morte!

=14 Contra mim se levantam soberbos, †
e malvados me querem matar; *
não vos levam em conta, Senhor!

15 Vós, porém, sois clemente e fiel, *
sois amor, paciência e perdão.
=16 Tende pena e olhai para mim! †
Confirmai com vigor vosso servo, *
de vossa serva o filho salvai.

17 Concedei-me um sinal que me prove *
a verdade do vosso amor.
– O inimigo humilhado verá *
que me destes ajuda e consolo.
– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Ant. Alegrai vosso servo, Senhor,
pois a vós eu elevo a minh'alma.

Ant. 2 Feliz de quem caminha na justiça,
diz a verdade e não engana o semelhante!

Cântico Is 33,13-16
Deus julgará com justiça A promessa é para vós e vossos filhos, e para todos aqueles que estão longe (At 2,39).
13 Vós que estais longe, escutai o que eu fiz! *
Vós que estais perto, conhecei o meu poder!
14 Os pecadores em Sião se apavoraram, *
e abateu-se sobre os ímpios o terror:
– 'Quem ficará junto do fogo que devora? *
Ou quem de vós suportará a eterna chama?'

15 É aquele que caminha na justiça, *
diz a verdade e não engana o semelhante;
– o que despreza um benefício extorquido *
e recusa um presente que suborna;
– o que fecha o seu ouvido à voz do crime *
e cera os olhos para o mal não contemplar.

16 Esse homem morará sobre as alturas, *
e seu refúgio há de ser a rocha firme.
– O seu pão não haverá de lhe faltar, *
e a água lhe será assegurada.
– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Ant. Feliz de quem caminha na justiça,
diz a verdade e não engana o semelhante!

Ant. 3 Aclamai ao Senhor e nosso Rei!

Salmo 97(98)
Deus, vencedor como juiz Este salmo significa a primeira vinda do Senhor e a fé de todos os povos (Sto. Atanásio).
1 Cantai ao Senhor Deus um canto novo, *
porque ele fez prodígios!
– Sua mão e o seu braço forte e santo *
alcançaram-lhe a vitória.

2 O Senhor fez conhecer a salvação,*
e às nações, sua justiça;
3 recordou o seu amor sempre fiel *
pela casa de Israel.

– Os confins do universo contemplaram *
a salvação do nosso Deus.
4 Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira, *
alegrai-vos e exultai!

5 Cantai salmos ao Senhor ao som da harpa *
e da cítara suave!
6 Aclamai, com os clarins e as trombetas, *
ao Senhor, o nosso Rei!

7 Aplauda o mar com todo ser que nele vive, *
o mundo inteiro e toda gente!
8 As montanhas e os rios batam palmas *
e exultem de alegria,

9 na presença do Senhor, pois ele vem, *
vem julgar a terra inteira.
– Julgará o universo com justiça *
e as nações com eqüidade.
– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Ant. Aclamai ao Senhor e nosso Rei!

Leitura breve Is 7,14b-15
Eis que uma virgem conceberá e dará à luz um filho, e lhe porá o nome de Emanuel;
ele se alimentará de manteiga e de mel até quando aprender a fugir do mal e a procurar o bem.
(Minha meditação)
O início de nossa vida requer uma liberdade assistida,principalmente nos primeiros dias,semanas,meses de vida. Isto porque a convivência com o mundo exterior, não nos permite uma completa segurança, tanto do ponto de vista pessoal, quanto do ponto de vista social. As instabilidades são muitas,inclusive dentro do próprio meio religioso. Maria  soube, com categoria, com maestria liderar e encaminhar os devidos cuidados que somente uma Mãe especial,escolhida por Deus, seu Filho para a vida, ainda que tendo fazer uso dos meios naturais, porque Deus é simples...
Responsório breve
R.O Senhor é contigo, ó Maria,
* Alegra-te, cheia de graça! R. O Senhor.
V. Ele voltou seu olhar para ti: realizou toda esperança.
* Alegra-te. Glória ao Pai. R. O Senhor.
CÂNTICO EVANGÉLICO(BENEDICTUS) Lc 1,68-79
Ant. Consola-te,consola-te, meu povo,

é o Senhor e o teu Deus quem te consola!
O Messias e seu Precursor
68 Bendito seja o Senhor Deus de Israel, *
que a seu povo visitou e libertou;

69 e fez surgir um poderoso Salvador *
na casa de Davi, seu servidor,

70 como falara pela boca de seus santos, *
os profetas desde os tempos mais antigos,

71 para salvar-nos do poder dos inimigos *
e da mão de todos quantos nos odeiam.

72 Assim mostrou misericórdia a nossos pais, *
recordando a sua santa Aliança

73 e o juramento a Abraão, o nosso pai, *
de conceder-nos 74 que, libertos do inimigo,

= a ele nós sirvamos sem temor †
75 em santidade e em justiça diante dele, *
enquanto perdurarem nossos dias.

=76 Serás profeta do Altíssimo, ó menino, †
pois irás andando à frente do Senhor *
para aplainar e preparar os seus caminhos,

77 anunciando ao seu povo a salvação, *
que está na remissão de seus pecados;

78 pelo amor do coração de nosso Deus, *
Sol nascente que nos veio visitar

79 lá do alto como luz resplandecente *
a iluminar a quantos jazem entre as trevas

= e na sombra da morte estão sentados †
e para dirigir os nossos passos, *
guiando-nos no caminho da paz.

– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Ant. Consola-te,consola-te, meu povo,
é o Senhor e o teu Deus quem te consola!
Preces
Cristo, Palavra de Deus, quis habitar no meio de nós e revelar-nos a sua glória.
Felizes com esta esperança, aclamemos:
 
R. Ficai conosco, Emanuel!

Príncipe justo e reto,
- fazei justiça aos pobres e oprimidos. R.
 
Rei pacífico, que das espadas fazeis arados e das lanças, foices,-
ensinai-nos a transformar as invejas em amor e as ofensas em perdão. R.
 
Vós que não julgais pela aparência,-
confirmai na fidelidade perfeita aqueles que são vossos. R.
 
Quando vierdes sobre as nuvens do céu com grande poder e glória,-
fazei-nos comparecer sem temor na vossa presença. R.
(intenções livres)
Pai nosso.

Oração
 
Concedei-nos, ó Deus onipotente, que as próximas festas do vosso Filho
nos sejam remédio nesta vida e prêmio na vida eterna.
Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Conclusão da Hora
O Senhor nos abençoe,
nos livre de todo o mal
e nos conduza à vida eterna. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário