quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Quarta-feira de Cinzas IV Semana do Saltério - REFLEXÃO PESSOAL - Pe.Rosival Gomes da Silva

introdução
 
V.
 Vinde, ó Deus, em meu auxílio. R.
 Socorrei-me sem demora.
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Hino
A abstinência quaresmal
vós consagrastes, ó Jesus;
pelo jejum e pela prece,
nos conduzis.da treva à luz.
Ficai presente agora à Igreja,
ficai presente à penitência,
pela qual vos suplicamos
para os pecados indulgência.
Por vossa graça, perdoai
as nossas culpas do passado;
contra as futuras protegei-nos,
manso Jesus, Pastor amado,
Para que nós, purificados
por esses ritos anuais,
nos preparemos, reverentes,
para gozar os dons pascais.
Todo o universo vos adore,
Trindade Santa, Sumo Bem.
Novos, por graça, vos cantemos
um canto novo e belo. Amém.
Salmodia  
Ant. 1 Vosso saber é por demais maravilhoso, ó Senhor.  
Salmo 138(139),1-18.23-24 
Deus tudo vê
Quem conheceu o pensamento do Senhor? Ou quem foi seu conselheiro? (Rm 11,34).  
I
1 Senhor, vós me sondais e conheceis, *
 
2 sabeis quando me sento ou me levanto;
 = de longe penetrais meus pensamentos, †
 
3
percebeis quando me deito e quando eu ando, *
os meus caminhos vos são todos conhecidos. 
4 A palavra nem chegou à minha língua, *
e já, Senhor, a conheceis inteiramente.
 –5 Por detrás e pela frente me envolveis; *
pusestes sobre mim a vossa mão.
 –6 Esta Verdade é por demais maravilhosa, *
é tão sublime que não posso compreendê-la.  
7 Em que lugar me ocultarei de vosso espírito? *
E para onde fugirei de vossa face?
 –8 Se eu subir até os céus, ali estais; *
se eu descer até o abismo, estais presente.
9 Se a aurora me emprestar as suas asas, *
para eu voar e habitar no fim dos mares;
 –10 mesmo lá vai me guiar a vossa mão *
e segurar-me com firmeza a vossa destra.  
11 Se eu pensasse: 'A escuridão venha esconder-me *
e que a luz ao meu redor se faça noite!'
 =12 Mesmo as trevas para vós não são escuras, †
a própria noite resplandece como o dia, *
e a escuridão é tão brilhante como a luz.  
– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
 
Ant. Vosso saber é por demais maravilhoso, ó Senhor.  
Ant. 2 Eu, o Senhor, vejo o mais íntimo
e conheço os corações,
recompenso a cada um conforme as obras realizadas.  
II
13 Fostes vós que me formastes as entranhas, *
e no seio de minha mãe vós me tecestes.
 =14 Eu vos louvo e vos dou graças, ó Senhor, †
porque de modo admirável me formastes! *
Que prodígio e maravilha as vossas obras!  
– Até o mais íntimo, Senhor, me conheceis; *
 
15 nenhuma sequer de minhas fibras ignoráveis,
 – quando eu era modelado ocultamente, *
era formado nas entranhas subterrâneas.
16 Ainda informe, os vossos olhos me olharam, *
e por vós foram previstos os meus dias;
 – em vosso livro estavam todos anotados, *
antes mesmo que um só deles existisse. 
17 Quão insondáveis são os vossos pensamentos! *
Incontável, ó Senhor, é o seu número!
 –18 Se eu os conto, serão mais que os grãos de areia; *
se chego ao fim, ainda falta conhecer-vos.  
23 Senhor, sondai-me, conhecei meu coração, *
examinai-me e provai meus pensamentos!
 –24 Vede bem se não estou no mau caminho, *
e conduzi-me no caminho para a vida! 
– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Ant. Eu, o Senhor, vejo o mais íntimo
e conheço os corações,
recompenso a cada um conforme as obras realizadas.  
Ant. 3 Em Cristo é que tudo foi criado,
é por ele que subsiste o universo. 
Cântico Cf. Cl 1,12-20 
Cristo, o Primogênito de toda a criatura
e o Primogênito dentre os mortos
=12 Demos graças a Deus Pai onipotente, †
que nos chama a partilhar, na sua luz, *
da herança a seus santos reservada!

(R. Glória a vós, primogênito dentre os mortos!)

=13 Do império das trevas arrancou-nos †
e transportou-nos para o reino de seu Filho, *
para o reino de seu Filho bem-amado,
14 no qual nós encontramos redenção, *
dos pecados remissão pelo seu sangue. (R.) 

15 Do Deus, o Invisível, é a imagem, *
o Primogênito de toda criatura;
=16 porque nele é que tudo foi criado, †
o que há nos céus e o que existe sobre a terra, *
o visível e também o invisível. (R.) 

= Sejam Tronos e Poderes que há nos céus, †
sejam eles Principados, Potestades: *
por ele e para ele foram feitos.
17 Antes de toda criatura ele existe, *
e é por ele que subsiste o universo.(R.) 

=18 Ele é a Cabeça da Igreja, que é seu Corpo, †
é o princípio, o Primogênito entre os mortos, *
a fim de ter em tudo a primazia.
19 Pois foi do agrado de Deus Pai que a plenitude *
habitasse no seu Cristo inteiramente. (R.) 
20 Aprouve-lhe também, por meio dele, *
reconciliar consigo mesmo as criaturas,
= pacificando pelo sangue de sua cruz †
tudo aquilo que por ele foi criado, *
o que há nos céus e o que existe sobre a terra. (R.)
– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém. 
 
Ant. Em Cristo é que tudo foi criado,
e é por ele que subsiste o universo. 
Leitura breve             Fl 2,12b-15a
Trabalhai para a vossa salvação, com temor e tremor. Pois é Deus que realiza em vós tanto o querer como o fazer, conforme o seu desígnio benevolente. Fazei tudo sem reclamar ou murmurar, para que sejais livres de repreensão e ambiguidade, filhos de Deus sem defeito.
REFLEXÃO PESSOAL:
Meus amados e minhas amadas, estamos diante de uma realidade, na qual indiscutivelmente precisamos nos preocupar, igualmente rever nossos conceitos, e também não diferente a nossa prática de filhos e filhas de Deus. 
É notório que há por parte das pessoas, isto de maneira quase que absoluta, muito mais preocupação com o que comer, vestir, se divertir, etc, do que com a fé, principalmente com a salvação, a vida após morte. Isto porque há de imediato uma preocupação exacerbada com a riqueza material, mas com a riqueza espiritual, jamais, inclusive muitos dos que vão à Igreja o fazem para tentar justifica os erros que cometem no dia a dia. Quando "pagam o dizimo", o fazem para aparecer, ou "comprar a graça de Deus". Há uma mentalidade não consciente do seu papel, de pessoas batizadas, que deveriam se comprometer com o Reino de Deus. Vemos que muitos dos nossos chamados ricos, e muitos até são, exclusivista e excludente, a verdade é que não gostam as pessoas simples e humildes, ou se quisermos popularizar, os pobres. E esta palavra é muito atual, com ela devemos aprender a valorizar a todos, em vista da nossa salvação: " Trabalhai para a vossa salvação, com temor e tremor. Pois é Deus que realiza em vós tanto o querer como o fazer, conforme o seu desígnio benevolente. Fazei tudo sem reclamar ou murmurar, para que sejais livres de repreensão e ambiguidade, filhos de Deus sem defeito.")Pe.Rosival Gomes da Silva)



Responsório breve 
R. Em Deus, cuja palavra me entusiasma,
Em Deus eu me apoio. R. Em Deus, cuja palavra.
V. Nada mais me causa medo. *Em Deus eu me apoio.
Glória ao Pai. R. Em Deus, cuja palavra.
CÂNTICO EVANGÉLICO (MAGNIFICAT) Lc1,46-55
Ant. Ao dardes esmola não saiba a esquerda o que faz a direita.
A alegria da alma no Senhor 
46 A minha alma engrandece ao Senhor * 47 e se alegrou o meu espírito em Deus, meu Salvador;
48 pois ele viu a pequenez de sua serva, *
desde agora as gerações hão de chamar-me de bendita.
49 O Poderoso fez por mim maravilhas *
e Santo é o seu nome!
50 Seu amor, de geração em geração, *
chega a todos que o respeitam;

51 demonstrou o poder de seu braço, *
dispersou os orgulhosos;
52 derrubou os poderosos de seus tronos *
e os humildes exaltou;
53 De bens saciou os famintos, *
e despediu, sem nada, os ricos.
54 Acolheu Israel, seu servidor, *
fiel ao seu amor,

55 como havia prometido aos nossos pais, *
em favor de Abraão e de seus filhos, para sempre.

– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Ant. Ao dardes esmola não saiba a esquerda o que faz a direita.
Preces
Demos glória a Deus Pai, que no sangue de Cristo firmou uma nova Aliança com seu povo, e a renova pelo sacramento do altar. Peçamos com fé:
R. Abençoai, Senhor, o vosso povo!
Dirigi, Senhor, conforme a vossa vontade, as intenções dos povos e dos governantes,
para que eles se empenhem sinceramente em promover o bem de todos. 
R.
Fortalecei a fidelidade daqueles que tudo abandonaram para seguir a Cristo;
que eles deem a todos testemunho e exemplo da santidade da Igreja. 
R.
Vós, que criastes o gênero humano à vossa imagem e semelhança,
fazei que todos rejeitem qualquer desigualdade injusta. 
R.
Reconduzi à vossa amizade e verdade todos os que vivem afastados da fé,
e ensinai-nos como ajudá-los eficazmente. 
R.
(intenções livres)
Concedei aos que morreram entrar na vossa glória,
para que vos louvem eternamente. R.
Pai nosso. 

Versão em latim  - 
Oração
Concedei-nos, ó Deus todo-poderoso, iniciar com este dia de jejum o tempo da Quaresma, para que a penitência nos fortaleça no combate contra o espírito do mal. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Conclusão da Hora

O Senhor nos abençoe,
nos livre de todo o mal
e nos conduza à vida eterna. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário