quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

REFLEXÃO PESSOAL- Pe. Rosival Gomes - 1ª Semana da Quaresma I Semana do Saltério

Vésperas
introdução

V. Vinde, ó Deus em meu auxílio. R. Socorrei-me sem demora.
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Hino
A abstinência quaresmal
vós consagrastes, ó Jesus;
pelo jejum e pela prece,
nos conduzis da treva à luz.
Ficai presente agora à Igreja,
ficai presente à penitência,
pela qual vos suplicamos
para os pecados indulgência.
Por vossa graça, perdoai
as nossas culpas do passado;
contra as futuras protegei-nos,
manso Jesus, Pastor amado,
Para que nós, purificados
por esses ritos anuais,
nos preparemos, reverentes,
para gozar os dons pascais.
Todo o universo vos adore,
Trindade Santa, Sumo Bem.
Novos, por graça, vos cantemos
um canto novo e belo. Amém.
Salmodia 
Ant. 1 O Senhor é minha luze salvação;
de quem eu terei medo? 
Salmo 26(27) 
Confiança em Deus no perigo
I
Esta é a morada de Deus entre os homens (Ap 21,3). 
1 O Senhor é minha luz e salvação; *
de quem eu terei medo?
– O Senhor é a proteção da minha vida; *
perante quem eu tremerei?

2 Quando avançamos malvados contra mim, *
querendo devorar-me,
– são eles, inimigos e opressores, *
que tropeçam e sucumbem.

3 Se os inimigos se acamparem contra mim, *
não temerá meu coração;
– se contra mim uma batalha estourar, *
mesmo assim confiarei.

4 Ao Senhor eu peço apenas uma coisa, *
e é só isto que eu desejo:
– habitar no santuário do Senhor *
por toda a minha vida;
– saborear a suavidade do Senhor *
e contemplá-lo no seu templo.

5 Pois um abrigo me dará sob o seu teto *
nos dias da desgraça;
– no interior de sua tenda há de esconder-me *
e proteger-me sobre a rocha.

6 E agora minha fronte se levanta *
em meio aos inimigos.
– Ofertarei um sacrifício de alegria, *
no templo do Senhor.
– Cantarei salmos ao Senhor ao som da harpa *
e hinos de louvor.
– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém. 

Ant. O Senhor é minha luze salvação;
de quem eu terei medo?

Ant. 2 Senhor, é vossa face que eu procuro;
não me escondais a vossa face!
 
II
Alguns se levantaram e testemunharam falsamente contra Jesus (Mc 14,57). 
7 Ó Senhor, ouvi a voz do meu apelo, *
atendei por compaixão!
8 Meu coração fala convosco confiante, *
e os meus olhos vos procuram.
– Senhor, é vossa face que eu procuro; *
não me escondais a vossa face! 

9 Não afasteis em vossa ira o vosso servo, *
sois vós o meu auxílio!
– Não me esqueçais nem me deixeis abandonado, *
meu Deus e Salvador!
10 Se meu pai e minha mãe me abandonarem, *
o Senhor me acolherá!

11 Ensinai-me, ó Senhor, vossos caminhos *
e mostrai-me a estrada certa!
– Por causa do inimigo, protegei-me, *
12 não me entregueis a seus desejos!
– Porque falsas testemunhas se ergueram *
e vomitam violência.

13 Sei que a bondade do Senhor eu hei de ver *
na terra dos viventes.
14 Espera no Senhor e tem coragem, *
espera no Senhor!
– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém. 

Ant. Senhor, é vossa face que eu procuro;
não me escondais a vossa face!

Ant. 3 É o Primogênito de toda criatura,
e em tudo Ele tem a primazia.
Cântico Cf. Cl 1,12-20 
Cristo, o Primogênito de toda a criatura
e o Primogênito dentre os mortos
=12 Demos graças a Deus Pai onipotente, †
que nos chama a partilhar, na sua luz, *
da herança a seus santos reservada!

(R. Glória a vós, primogênito dentre os mortos!)

=13 Do império das trevas arrancou-nos †
e transportou-nos para o reino de seu Filho, *
para o reino de seu Filho bem-amado,
14 no qual nós encontramos redenção, *
dos pecados remissão pelo seu sangue. (R.) 
15 Do Deus, o Invisível, é a imagem, *
o Primogênito de toda criatura;
=16 porque nele é que tudo foi criado, †
o que há nos céus e o que existe sobre a terra, *
o visível e também o invisível. (R.) 
= Sejam Tronos e Poderes que há nos céus, †
sejam eles Principados, Potestades: *
por ele e para ele foram feitos.
17 Antes de toda criatura ele existe, *
e é por ele que subsiste o universo. (R.) 
=18 Ele é a Cabeça da Igreja, que é seu Corpo, †
é o princípio, o Primogênito entre os mortos, *
a fim de ter em tudo a primazia.
19 Pois foi do agrado de Deus Pai que a plenitude *
habitasse no seu Cristo inteiramente. (R.) 
20 Aprouve-lhe também, por meio dele, *
reconciliar consigo mesmo as criaturas,
= pacificando pelo sangue de sua cruz †
tudo aquilo que por ele foi criado, *
o que há nos céus e o que existe sobre a terra. (R.) 
Ant. É o Primogênito de toda criatura,
e em tudo Ele tem a primazia.

Leitura breve             Fl 2,12b-15a 
Trabalhai para a vossa salvação, com temor e tremor. Pois é Deus que realiza em vós tanto o querer como o fazer, conforme o seu desígnio benevolente. Fazei tudo sem reclamar ou murmurar, para que sejais livres de repreensão e ambiguidade, filhos de Deus sem defeito. 

REFLEXÃO PESSOAL (Pe.Rosival Gomes da Silva):
Meus amados e minhas amadas, como Deus é bom! E felizes somos nós que abraçamos a fé, e com ela, o nosso Deus e Pai! Quem a Ele tem não se decepciona jamais, pois o que vem de nós seres humanos é por demais transitório, é fugaz, é fruto muitas vezes do nosso egoismo. E não há que pense e diga o contrário, ainda que este muito se esforce. De modo que esta Palavra nos vem em boa hora, para fazermos toda uma reflexão pessoal, neste tempo em  que a nossa Igreja nos propõe, tendo como objetivo o cumprimento da vontade de Deus: a conversão para Ele, com Ele, para o mundo, este que tanto precisa de grandes testemunhos de fé: "Trabalhai para a vossa salvação, com temor e tremor. Pois é Deus que realiza em vós tanto o querer como o fazer, conforme o seu desígnio benevolente. Fazei tudo sem reclamar ou murmurar, para que sejais livres de repreensão e ambiguidade, filhos de Deus sem defeito". Aqui encontra-se a verdade, da qual todos nós dependemos. Não iremos para lugar nenhum se não estivermos conectado com estas santas Palavras.

Responsório breve 
R. Em Deus, cuja Palavra me entusiasma,
Em Deus eu me apoio. R. Em Deus, cuja Palavra.
V. Nada mais me causa medo. *Em Deus eu me apoio.
Glória ao Pai. R. Em Deus, cuja Palavra.
CÂNTICO EVANGÉLICO (MAGNIFICAT) Lc1,46-55
Ant. Jonas esteve por três dias e três noites
no ventre de um peixe;
assim também o Filho do Homem ficará
no coração da nossa terra.
A alegria da alma no Senhor ouvir: 
46 A minha alma engrandece ao Senhor *
47 e se alegrou o meu espírito em Deus, meu Salvador;
48 pois ele viu a pequenez de sua serva, *
desde agora as gerações hão de chamar-me de bendita.

49 O Poderoso fez por mim maravilhas *
e Santo é o seu nome!
50 Seu amor, de geração em geração, *
chega a todos que o respeitam;

51 demonstrou o poder de seu braço, *
dispersou os orgulhosos;
52 derrubou os poderosos de seus tronos *
e os humildes exaltou;
53 De bens saciou os famintos, *
e despediu, sem nada, os ricos.
54 Acolheu Israel, seu servidor, *
fiel ao seu amor,

55 como havia prometido aos nossos pais, *
em favor de Abraão e de seus filhos, para sempre.

– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Ant. Jonas esteve por três dias e três noites
no ventre de um peixe;
assim também o Filho do Homem ficará
no coração da nossa terra.
Preces 
Aclamemos o Deus todo-poderoso e previdente, que conhece todas as nossas necessidades, mas quer que busquemos, antes de tudo, o seu reino. Rezemos, dizendo:

R. Senhor, venha a nós o vosso Reino e a sua justiça! 

Pai santo, que nos destes Jesus Cristo como Pastor de nossas almas, assisti os pastores da Igreja e o povo a eles confiado,
 para que não falte ao rebanho a solicitude dos seus pastores nem aos pastores a obediência de suas ovelhas.
R. Aumentai a caridade dos cristãos, para que ajudem os doentes com amor fraterno,
– e socorram neles o vosso próprio Filho, Jesus Cristo.
R. 
Fazei que ingressem na vossa Igreja os que ainda não creem no Evangelho,
 para que, pelo exemplo das boas obras, a façam crescer na caridade.
R. Dai a nós pecadores a contrição sincera das nossas culpas,
 e a reconciliação perfeita convosco e com a vossa Igreja.
R. 
(intenções livres) 
Concedei a vida eterna aos nossos irmãos e irmãs que morreram,
 para que vivam eternamente na vossa presença.
R.
Pai nosso. 
Oração

Considerai, ó Deus, com bondade o fervor do vosso povo. E, enquanto mortificamos o corpo, sejamos espiritualmente fortalecidos pelos frutos das boas obras. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Conclusão da Hora 
O Senhor nos abençoe,
nos livre de todo o mal
e nos conduza à vida eterna. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário