terça-feira, 3 de janeiro de 2017

REFLEXÃO PESSOAL - Pe.Rosival Gomes da Silva - Vésperas - SANTO ANTÃO, ABADE

                               
SANTO ANTÃO, ABADE
Vésperas
REFLEXÃO PESSOAL - Pe.Rosival Gomes da Silva
Leitura breve   Rm 15,1-3 
Nós que temos convicções firmes devemos suportar as fraquezas dos menos fortes e não buscar a nossa própria satisfação. Cada um de nós procure agradar ao próximo para o bem, visando a edificação. Com efeito, Cristo também não procurou a sua própria satisfação, mas, como está escrito: Os ultrajes dos que te ultrajavam caíram sobre mim. 

Meus amados e minhas amadas, na vida passamos por muitas situações.  São momentos de alegrias e tristezas, todos formando um misto de certezas e incertezas. Um misto de verdades e mentiras; de sinceridades e falsidades. Mas em tudo devemos estar certos de que nada e ninguém é eterno, disto devemos ter a mais absoluta certeza. Em tudo que se nos apresenta devemos nos dar conta de que devemos andar atentos, pois vivemos e convivemos com pessoas iguais a nós em tudo, nelas um pouco de tudo, e de tudo um pouco, sem ser tudo de nós, pois somos diferentes, iguais em natureza. Somos humanos, mas também seres voltados ao sagrado, e ai devemos ter a consciência que fomos feitos à imagem e semelhança de Deus. Não julguem uns aos outros (14:1-12).Este trecho de Romanos trata de questões de desacordos entre os irmãos. Os cristãos não vão concordar sempre em tudo. Seu nível de maturidade e de fé difere. Estas questões não eram fundamentais para o evangelho (14:17), mas eram assuntos de conscienciosa convicção perante Deus. Não faça seu irmão tropeçar (14:13-23). 
          
V. Vinde, ó Deus em meu auxílio.
 R. Socorrei-me sem demora.
 Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
 Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia.

Hino
Deus, escultor do homem,
que a tudo, só, criastes,
e que do pó da terra
os animais formastes.

Sob o comando do homem
a todos colocastes,
para que a vós servissem
servindo a quem criastes.

Afastai, pois, os homens,
de uma fatal cilada;
que o Criador não perca
a criatura amada.

Dai-nos no céu o prêmio,
dando na terra a graça,
e assim chegar possamos
à paz que nunca passa.

A vós, Deus uno e trino,
em nosso amor cantamos;
nas criaturas todas
somente a vós buscamos.
Salmodia 
Ant. 1 Curai-me, Senhor: eu pequei contra vós!
Salmo 40(41) 
Prece de um enfermo
Um de vós, que come comigo, vai me trair (Mc 14,18). 
2 Feliz de quem pensa no pobre e no fraco: *
o Senhor o liberta no dia do mal!
=3 O Senhor vai guardá-lo e salvar sua vida, †
o Senhor vai torná-lo feliz sobre a terra, *
e não vai entregá-lo à mercê do inimigo.

4 Deus irá ampará-lo em seu leito de dor, *
e lhe vai transformar a doença em vigor.
5 Eu digo: 'Meu Deus, tende pena de mim, *
curai-me, Senhor, pois pequei contra vós!'

6 O meu inimigo me diz com maldade: *
'Quando há de morrer e extinguir-se o seu nome?'
=7 Se alguém me visita, é com dupla intenção: †
recolhe más notícias no seu coração, *
e, apenas saindo, ele core a espalhá-las.

8 Vaticinam desgraças os meus inimigos, *
reunidos, sussurram o mal contra mim:
9 'Uma peste incurável caiu sobre ele, *
e do leito em que jaz nunca mais se erguerá!'
10 Até mesmo o amigo em quem mais confiava, *
que comia o meu pão, me calcou sob os pés.

11 Vós ao menos, Senhor, tende pena de mim, *
levantai-me: que eu possa pagar-lhes o mal.
12 Eu, então, saberei que vós sois meu amigo, *
porque não triunfou sobre mim o inimigo.

13 Vós, porém, me havereis de guardar são e salvo *
e me pôr para sempre na vossa presença.
14 Bendito o Senhor, que é Deus de Israel, *
desde sempre, agora e sempre. Amém!
– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Ant. Curai-me, Senhor: eu pequei contra vós!

Ant. 2 Conosco está o Senhor do universo!
O nosso refúgio é o Deus de Jacó!
Salmo 45(46) ouvir: 
O Senhor é refúgio e vigor
Ele será chamado pelo nome de Emanuel, que significa: Deus está conosco (Mt 1,23). 
2 O Senhor para nós é refúgio e vigor, *
sempre pronto, mostrou-se um socorro na angústia;
3 assim não tememos, se a terra estremece, *
se os montes desabam, caindo nos mares,
4 se as águas trovejam e as ondas se agitam, *
se, em feroz tempestade, as montanhas se abalam:

5 Os braços de um rio vêm trazer alegria *
à Cidade de Deus, à morada do Altíssimo.
6 Quem a pode abalar? Deus está no seu meio! *
Já bem antes da aurora, ele vem ajudá-la.
7 Os povos se agitam, os reinos desabam; *
troveja sua voz e a terra estremece.

8 Conosco está o Senhor do universo! *
O nosso refúgio é o Deus de Jacó!

9 Vinde ver, contemplai os prodígios de Deus *
e a obra estupenda que fez no universo:
= reprime as guerras na face da terra, †
10 ele quebra os arcos, as lanças destrói, *
e queima no fogo os escudos e as armas:
11 'Parai e sabei, conhecei que eu sou Deus, *
que domino as nações, que domino a terra!'

12 Conosco está o Senhor do universo! *
O nosso refúgio é o Deus de Jacó!
– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Ant. Conosco está o Senhor do universo!
O nosso refúgio é o Deus de Jacó!

Ant. 3 Os povos virão adorar-vos,Senhor.
Cântico Ap 15,3-4 
Hino de adoração
3 Como são grandes e admiráveis vossas obras, *
ó Senhor e nosso Deus onipotente!
– Vossos caminhos são verdade, são justiça, *
ó Rei dos povos todos do universo!

(R. São grandes vossas obras, ó Senhor!)

=4 Quem, Senhor, não haveria de temer-vos, †
e quem não honraria o vosso nome? *
Pois somente vós, Senhor, é que sois santo! (R.) 
= As nações todas hão de vir perante vós, †
e prostradas haverão de adorar-vos, *
pois vossas justas decisões são manifestas! (R.)
– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Ant. Os povos virão adorar-vos, Senhor.

Leitura breve             Rm 15,1-3 
Nós que temos convicções firmes devemos suportar as fraquezas dos menos fortes e não buscar a nossa própria satisfação. Cada um de nós procure agradar ao próximo para o bem, visando a edificação. Com efeito, Cristo também não procurou a sua própria satisfação, mas, como está escrito: Os ultrajes dos que te ultrajavam caíram sobre mim.

Responsório breve 
R. Jesus Cristo nos amou.
E em seu sangue nos lavou. R. Jesus Cristo.

V. Fez-nos reis e sacerdotes para Deus, o nosso Pai.
E em seu sangue. Glória ao Pai.R. Jesus Cristo.
CÂNTICO EVANGÉLICO (MAGNIFICAT) Lc1,46-55 
Ant. O Senhor nos acolheu a nós, seus servidores,
fiel ao seu amor.
A alegria da alma no Senhor 
ouvir: 
46 A minha alma engrandece ao Senhor * 47 e se alegrou o meu espírito em Deus, meu Salvador;
48 pois ele viu a pequenez de sua serva, *
desde agora as gerações hão de chamar-me de bendita.

49 O Poderoso fez por mim maravilhas *
e Santo é o seu nome!
50 Seu amor, de geração em geração, *
chega a todos que o respeitam;

51 demonstrou o poder de seu braço, *
dispersou os orgulhosos;
52 derrubou os poderosos de seus tronos *
e os humildes exaltou;
53 De bens saciou os famintos, *
e despediu, sem nada, os ricos.
54 Acolheu Israel, seu servidor, *
fiel ao seu amor,

55 como havia prometido aos nossos pais, *
em favor de Abraão e de seus filhos, para sempre.

– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Ant. O Senhor nos acolheu a nós, seus servidores,
fiel ao seu amor.
Preces 
Bendigamos a Deus, que ouve benignamente os desejos dos humildes e sacia de bens os famintos; e peçamos com fé:

R. Mostrai-nos, Senhor, a vossa misericórdia!

Senhor, Pai de bondade, nós vos pedimos por todos os membros sofredores de vossa Igreja,
 pelos quais vosso Filho Jesus Cristo ofereceu no madeiro da cruz o sacrifício vespertino. R. 

R. Mostrai-nos, Senhor, a vossa misericórdia!
Libertai os prisioneiros, dai a vista aos cegos,
 e protegei os órfãos e as viúvas.R. 
R. Mostrai-nos, Senhor, a vossa misericórdia!
Dai aos fiéis a vossa força,
 para que possam resistir às tentações do demônio.R. 

R. Mostrai-nos, Senhor, a vossa misericórdia!
Vinde, Senhor, em nosso auxílio, quando chegar a hora de nossa morte,
 para perseverarmos na vossa graça e partirmos deste mundo em paz.R. 

R. Mostrai-nos, Senhor, a vossa misericórdia!
(intenções livres) 
Conduzi à luz em que habitais nossos irmãos e irmãs que morreram,
 para que vos possam contemplar eternamente.R.

R. Mostrai-nos, Senhor, a vossa misericórdia!
Pai nosso.
Oração

Ó Deus, que chamastes ao deserto Santo Antão, pai dos monges, para vos servir por uma vida heroica, dai-nos, por suas preces, a graça de renunciar a nós mesmos e amar-vos acima de tudo. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Conclusão da Hora 
O Senhor nos abençoe,
nos livre de todo o mal
e nos conduza à vida eterna. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário