quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

REFLEXÃO PESSOAL - Pe.Rosival Gomes da Silva - Vésperas - 5 de Janeiro

5 de Janeiro
Vésperas
REFLEXÃO PESSOAL - Pe.Rosival Gomes da Silva

Leitura breve 1Jo 5,20
Nós sabemos que veio o Filho de Deus e nos deu a inteligência para conhecermos aquele que é o Verdadeiro. E nós estamos com o Verdadeiro, no seu Filho Jesus Cristo. Este é o Deus verdadeiro e a Vida eterna.

Deus nos convida nesse momento à adentrarmos no seu coração, para entender com a fé, compreender com o amor,fazendo uso da razão e do coração-sentimento. O mundo vive apresentando a metade do que realmente é, mas não nem nisso consegue, pois quem se arvora de si próprio para explicar o inexplicável termina por se embaralhar, tornando-se confuso em tudo que pensa e faz. "O Verbo se fez carne e habitou entre nós". O próprio Deus veio a nós em forma Humana, para divinizar a humanidade tão depravada e egoísta, dois dos males em que vivem os seres humanos, sendo eles mesmos protagonistas desse mal. Mas não estamos sós, Deus cuidou de nos enviar seu Filho para entendermo e compreendermos  que ele é Verdadeiro e Único. Vejamos o que nos diz a Sagrada Escritura: DT 4:35 - A ti te foi mostrado para que soubesses que Jeová é Deus; nenhum outro há senão ele. DT 4:39 - Por isso hoje saberás, e refletirás no teu coração, que só Jeová é Deus, em cima no céu e em baixo na terra; nenhum outro há. DT 6:4 - Ouve, Israel, Jeová nosso Deus é o único Deus. DT 32:39 - Vede agora que eu, eu o sou, e mais nenhum deus há além de mim; eu mato, e eu faço viver; eu firo, e eu saro, e ninguém há que escape da minha mão. 2SM 7:22 - Portanto, grandioso és, ó Jeová Deus, porque não há semelhante a ti, e não há outro Deus senão tu só, segundo tudo o que temos ouvido com os nossos ouvidos. IS 44:6-8 - 6 Assim diz Jeová, Rei de Israel, e seu Redentor, o Jeová dos Exércitos: Eu sou o primeiro, e eu sou o último, e fora de mim não há Deus. 7 E quem proclamará como eu, e anunciará isto, e o porá em ordem perante mim, desde que ordenei um povo eterno? E anuncie-lhes as coisas vindouras, e as que ainda hão de vir. 8 Não vos assombreis, nem temais; porventura desde então não vo-lo fiz ouvir, e não vo-lo anunciei? Porque vós sois as minhas testemunhas. Porventura há outro Deus fora de mim? Não, não há outra Rocha que eu conheça. IS 44:24 - Assim diz Jeová, teu redentor, e que te formou desde o ventre: Eu sou Jeová que faço tudo, que sozinho estendo os céus, e espraio a terra por mim mesmo; IS 45:5-6 - 5 Eu sou Jeová, e não há outro; fora de mim não há Deus; eu te cingirei, ainda que tu não me conheças; 6 Para que se saiba desde o nascente do sol, e desde o poente, que fora de mim não há outro; eu sou Jeová, e não há outro. IS 45:14 - Assim diz Jeová: O trabalho do Egito, e o comércio dos etíopes e dos sabeus, homens de alta estatura, passarão para ti, e serão teus; irão atrás de ti, virão em grilhões, e diante de ti se prostrarão; far-te-ão as suas súplicas, dizendo: Deveras Deus está em ti, e não há nenhum outro deus. IS 45:18 - Porque assim diz Jeová que tem criado os céus, o Deus que formou a terra, e a fez; ele a confirmou, não a criou vazia, mas a formou para que fosse habitada: Eu sou Jeová e não há outro. IS 45:21-22 - 21 Anunciai, e chegai-vos, e tomai conselho todos juntos; quem fez ouvir isto desde a antiguidade? Quem desde então o anunciou? Porventura não sou eu, Jeová? Pois não há outro Deus senão eu; Deus justo e Salvador não há além de mim. 22 Olhai para mim, e sereis salvos, vós, todos os termos da terra; porque eu sou Deus, e não há outro.IS 46:9 - Lembrai-vos das coisas passadas desde a antiguidade; que eu sou Deus, e não há outro Deus, não há outro semelhante a mim. OS 13:4 - Todavia, eu sou Jeová teu Deus desde a terra do Egito; portanto não reconhecerás outro deus além de mim, porque não há  Salvador senão eu. MC 10:18 - E Jesus lhe disse: Por que me chamas bom? Ninguém há bom senão um, que é Deus. MC 12:29 - E Jesus respondeu-lhe: O primeiro de todos os mandamentos é: Ouve, Israel, O Senhor nosso Deus é o único Senhor. MC 12:32 - E o escriba lhe disse: Muito bem, Mestre, e com verdade disseste que há um só Deus, e que não há outro além dele; JO 17:3 - E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste. RM 3:30 - Visto que Deus é um só, que justifica pela fé a circuncisão, e por meio da fé a incircuncisão. RM 16:27 - Ao único Deus, sábio, seja dada glória por Jesus Cristo para todo o sempre. Amém. 1CO 8:6 - Todavia para nós há um só Deus, o Pai, de quem é tudo e para quem nós vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós por ele. GL 3:20 - Ora, o medianeiro não o é de um só, mas Deus é um. EF 4:4-6 - 4  Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação; 5  Um só Senhor, uma só fé, um só batismo;  6  Um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos vós. 1TM 1:17 - Ora, ao Rei dos séculos, imortal, invisível, ao único Deus sábio, seja honra e glória para todo o sempre. Amém. 1TM 2:5 - Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. TG 2:19 - Tu crês que há um só Deus; fazes bem. Também os demônios o crêem, e estremecem. JD 1:25 - Ao único Deus sábio, Salvador nosso, seja glória e majestade, domínio e poder, agora, e para todo o sempre. Amém. IS 43:10-11 - 10  Vós sois as minhas testemunhas, diz Jeová, e meu servo, a quem escolhi; para que o saibais, e me creiais, e entendais que eu sou o mesmo, e que antes de mim deus nenhum se formou, e depois de mim nenhum haverá.  11  Eu, eu sou o Jeová, e fora de mim não há Salvador. Deus nos quer nos presentear quando mais estamos no momento de dor; quer nos consolar, dando-nos a vida eterna. E a Bíblia também nos fala dessa plena verdade: Pois assim diz o Alto e Sublime, que vive para sempre, e cujo nome é santo: "Habito num lugar alto e santo, mas habito também com o contrito e humilde de espírito, para dar novo ânimo ao espírito do humilde e novo alento ao coração do contrito(Isaías 57:15); Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos), E nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus(FÉSIOS 2:5-6); Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.João 3:16); Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor.(Romanos 6:23); na esperança da vida eterna, a qual Deus, que não pode mentir, prometeu antes dos tempos eternos, (Tito 1:2); E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está em seu Filho. Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida. Estas coisas vos escrevo, a vós que credes no nome do Filho de Deus, para que saibais que tendes a vida eterna.(1 João 5:11-13); E muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para a vida eterna, e outros para vergonha e desprezo eterno.
(Daniel 12:2);E eis que se aproximou dele um jovem, e lhe disse: Mestre, que bem farei para conseguir a vida eterna? (Mateus 19:16);E todo o que tiver deixado casas, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou filhos, ou terras, por amor do meu nome, receberá cem vezes tanto, e herdará a vida eterna.(Mateus 19:29);E irão eles para o castigo eterno, mas os justos para a vida eterna.(Mateus 25:46); Ora, ao sair para se pôr a caminho, correu para ele um homem, o qual se ajoelhou diante dele e lhe perguntou: Bom Mestre, que hei de fazer para herdar a vida eterna? (Marcos 10:17); que não receba cem vezes tanto, já neste tempo, em casas, e irmãos, e irmãs, e mães, e filhos, e campos, com perseguições; e no mundo vindouro a vida eterna.(Marcos 10:30); E eis que se levantou certo doutor da lei e, para o experimentar, disse: Mestre, que farei para herdar a vida eterna?(Lucas 10:25); E perguntou-lhe um dos principais: Bom Mestre, que hei de fazer para herdar a vida eterna?(Lucas 18:18); que não haja de receber no presente muito mais, e no mundo vindouro a vida eterna.(Lucas 18:30); para que todo aquele que nele crê tenha a vida eterna.(João 3:15); Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.(João 3:16); Quem crê no Filho tem a vida eterna; o que, porém, desobedece ao Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus.(João 3:36); mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que jorre para a vida eterna.(João 4:14); Quem ceifa já está recebendo recompensa e ajuntando fruto para a vida eterna; para que o que semeia e o que ceifa juntamente se regozijem.(João 4:36); Em verdade, em verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna e não entra em juízo, mas já passou da morte para a vida.(João 5:24); Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna; e são elas que dão testemunho de mim;(João 5:39); Trabalhai, não pela comida que perece, mas pela comida que permanece para a vida eterna, a qual o Filho do homem vos dará; pois neste, Deus, o Pai, imprimiu o seu selo.(João 6:27); Porquanto esta é a vontade de meu Pai: Que todo aquele que vê o Filho e crê nele, tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia.(João 6:40): Em verdade, em verdade vos digo: Aquele que crê tem a vida eterna.(João 6:47); Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia.(João 6:54).


V. Vinde, ó Deus em meu auxílio.
R. Socorrei-me sem demora.
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia.
Hino 
Ó Redentor do mundo,
do eterno Pai gerado
já antes do universo,
qual Filho bem-amado.
Do Pai luz e esplendor,
nossa esperança eterna,
ouvi dos vossos servos
a prece humilde e terna.
Lembrai, autor da vida,
nascido de Maria,
que nossa forma humana
tomastes, neste dia.
A glória deste dia
atesta um fato novo,
que vós, do Pai descendo,
salvastes vosso povo.
Saúdam vossa vinda
o céu, a terra, o mar,
e todo ser que vive
entoa o seu cantar.
E nós, por vosso sangue
remidos como povo,
vos celebramos hoje,
cantando um canto novo.
A glória a vós, Jesus,
nascido de Maria
com vosso Pai e o Espírito
louvores cada dia.
Salmodia 
Ant. 1 Fiz de ti uma luz para as nações:
levarás a salvação a toda a terra.
Salmo 71(72) 
O poder régio do Messias
Abriram seus cofres e ofereceram-lhe presentes: ouro, incenso e mira (Mt 2,11).
I
1 Dai ao Rei vossos poderes, Senhor Deus, *
vossa justiça ao descendente da realeza!
2 Com justiça ele governe o vosso povo, *
com equidade ele julgue os vossos pobres.

3 Das montanhas venha a paz a todo o povo, *
e desça das colinas a justiça!
=4 Este Rei defenderá os que são pobres, †
os filhos dos humildes salvará, *
e por terra abaterá os opressores!

5 Tanto tempo quanto o sol há de viver, *
quanto a lua através das gerações!
6 Virá do alto, como o orvalho sobre a relva, *
como a chuva que irriga toda a terra.

7 Nos seus dias a justiça florirá *
e grande paz, até que a lua perca o brilho!
8 De mar a mar estenderá o seu domínio, *
e desde o rio até os confins de toda a terra!

9 Seus inimigos vão curvar-se diante dele, *
vão lamber o pó da terra os seus rivais.
10 Os reis de Társis e das ilhas hão de vir *
e oferecer-lhes seus presentes e seus dons;

– e também os reis de Seba e de Sabá *
hão de trazer-lhe oferendas e tributos.
11 Os reis de toda a terra hão de adorá-lo, *
e todas as nações hão de servi-lo.
– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Ant. Fiz de ti uma luz para as nações:
levarás a salvação a toda a terra.

Ant. 2 O Senhor fará justiça para os pobres
e os salvará da violência e opressão.
II
12 Libertará o indigente que suplica, *
e o pobre ao qual ninguém quer ajudar.
13 Terá pena do indigente e do infeliz, *
e a vida dos humildes salvará.

14 Há de livrá-los da violência e opressão, *
pois vale muito o sangue deles a seus olhos!
=15 Que ele viva e tenha o ouro de Sabá! †
Hão de rezar também por ele sem cessar, *
bendizê-lo e honrá-lo cada dia.

16 Haverá grande fartura sobre a terra, *
até mesmo no mais alto das montanhas;
– as colheitas florirão como no Líbano, *
tão abundantes como a erva pelos campos!

17 Seja bendito o seu nome para sempre! *
E que dure como o sol sua memória!
– Todos os povos serão nele abençoados, *
todas as gentes cantarão o seu louvor!

18 Bendito seja o Senhor Deus de Israel, *
porque só ele realiza maravilhas!
19 Bendito seja o seu nome glorioso! *
Bendito seja eternamente! Amém, amém!
– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Ant. O Senhor fará justiça para os pobres
e os salvará da violência e opressão.

Ant. 3 Chegou agora a salvação e o reino do Senhor.
Cântico Ap 11,17-18; 12,10b-12a 
O julgamento de Deus
11,17 Graças vos damos, Senhor Deus onipotente, *
a Vós que sois, a Vós que éreis e sereis,
– porque assumistes o poder que vos pertence, *
e enfim tomastes posse como rei!

(R. Nós vos damos graças, nosso Deus!) 

18As nações se enfureceram revoltadas, †
mas chegou a vossa ira contra elas *
e o tempo de julgar vivos e mortos,
= e de dar a recompensa aos vossos servos, †
aos profetas e aos que temem vosso nome, *
aos santos, aos pequenos e aos grandes. (R.) 
(R. Nós vos damos graças, nosso Deus!) 
=12,10 Chegou agora a salvação e o poder †
a realeza do Senhor e nosso Deus, *
e o domínio de seu Cristo, seu Ungido.
– Pois foi expulso o delator que acusava *
nossos irmãos, dia e noite, junto a Deus. (R.) 
(R. Nós vos damos graças, nosso Deus!) 
11 Mas o venceram pelo sangue do Cordeiro †
e o testemunho que eles deram da Palavra, *
pois desprezaram sua vida até à morte.
– 12 Por isso, ó céus, cantai alegres e exultai *
e vós todos os que neles habitais! (R.)
(R. Nós vos damos graças, nosso Deus!) 
– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Ant. Chegou agora a salvação e o reino do Senhor.
Leitura breve 1Jo 5,20
Nós sabemos que veio o Filho de Deus e nos deu a inteligência para conhecermos aquele que é o Verdadeiro. E nós estamos com o Verdadeiro, no seu Filho Jesus Cristo. Este é o Deus verdadeiro e a Vida eterna.
Responsório breve
R. A Palavra se fez carne. 
*
 Aleluia, aleluia.R. A Palavra.
V. E habitou entre nós* Aleluia, aleluia.
Glória ao PaiR. A Palavra.
CÂNTICO EVANGÉLICO (MAGNIFICAT) Lc1,46-55

Ant. Encontramos o Messias, que Moisés previu na Lei
e os profetas predisseram:
o filho de José, Jesus de Nazaré.
A alegria da alma no Senhor 
46 A minha alma engrandece ao Senhor *
47 e se alegrou o meu espírito em Deus, meu Salvador;
48 pois ele viu a pequenez de sua serva, *
desde agora as gerações hão de chamar-me de bendita. 

49 O Poderoso fez por mim maravilhas *
e Santo é o seu nome!
50 Seu amor, de geração em geração, *
chega a todos que o respeitam;

51 demonstrou o poder de seu braço, *
dispersou os orgulhosos;
52 derrubou os poderosos de seus tronos *
e os humildes exaltou;
53 De bens saciou os famintos, *
e despediu, sem nada, os ricos.
54 Acolheu Israel, seu servidor, *
fiel ao seu amor,

55 como havia prometido aos nossos pais, *
em favor de Abraão e de seus filhos, para sempre.

– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Ant. Encontramos o Messias, que Moisés previu na Lei
e os profetas predisseram:
o filho de José, Jesus de Nazaré.
Preces 
Bendigamos a Cristo, o Emanuel, a quem a Virgem concebeu e deu à luz. E peçamos humildemente:
 
R. Filho da Virgem Maria, atendei-nos!
 
Vós concedestes a Maria as alegrias da maternidade;
– 
fazei que todos os pais possam alegrar-se pelo dom dos filhos. R.
 
R. Filho da Virgem Maria, atendei-nos!
Vós que vos tornastes criança,
 fazei que todas as crianças cresçam em sabedoria e graça. R.
 
R. Filho da Virgem Maria, atendei-nos!
Viestes fazer da humanidade o povo santo de Deus;
 congregai todos os povos na unidade. R.
 
R. Filho da Virgem Maria, atendei-nos!
Pelo vosso nascimento santificastes a vida familiar, 
 promovei a paz e a união em todas as famílias. R.
 
R. Filho da Virgem Maria, atendei-nos!
(intenções livres)

Quisestes nascer no tempo;
 concedei aos falecidos nascerem na vossa eternidade. R.
 
R. Filho da Virgem Maria, atendei-nos!
Peço nesse momento por: J. G .F; E.S.S; POR TODOS(AS) QUE JÁ PARTIRA PARA A ETERNIDADE; PELA CURA E LIBERTAÇÃO DE...
Pai nosso.
Oração 
Ó Deus, pelo nascimento do vosso Filho, iniciastes maravilhosamente a redenção do vosso povo. Concedei a vossos servos uma fé tão firme, que nos deixemos conduzir por ele e cheguemos à glória prometida. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Conclusão da Hora

O Senhor nos abençoe,
nos livre de todo o mal
e nos conduza à vida eterna. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário