quarta-feira, 6 de setembro de 2017

REFLEXÃO PESSOAL - Pe.Rosival Gomes da Silva - Vésperas

Vésperas
REFLEXÃO PESSOAL - Pe.Rosival Gomes da Silva
Leitura breve 1Pd 5,5b-7 
Revesti-vos todos de humildade no relacionamento mútuo, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá a sua graça aos humildes. Rebaixai-vos, pois, humildemente, sob a poderosa mão de Deus, para que, na hora oportuna, ele vos exalte. Lançai sobre ele toda a vossa preocupação, pois é ele quem cuida de vós. 

A cada dia me pergunto a mim mesmo: O que significa humildade? E para mim há uma resposta: Aquilo que não sou! Aquilo que falo e prego, igualmente ensino mas não vivo! Aquilo que devo aprender e viver para depois ensinar! Aquilo que a cada dia menos sei, menos vivo..., e mais preciso aprender. Mas ao mesmo procuro entender com a vida que é reconhecer o que se é, e se é, é pela misericórdia de Deus. O mesmo possa se dizer e afirmar nos relacionamentos com os outros. Entendo que há muito mais falsidade do que verdades nas pessoas, e principalmente nos meios aonde nunca se espera que há o contrário. Mas devemos confiar no Senhor. Ele tudo sabe e tudo ver. E sua fidelidade perdura para sempre. Asa fez o que o Senhor, o seu Deus, aprova. Retirou os altares dos deuses estrangeiros e os altares idólatras que havia nos mon­tes, despedaçou as colunas sagradas e derrubou os postes sagrados. Ordenou ao povo de Judá que buscasse o Senhor, o Deus dos seus antepassados, e que obedecesse às leis e aos mandamentos dele. (2 Crônicas 14:2-4). Eu o instruirei e o ensinarei no caminho que você deve seguir; eu o aconselharei e cuidarei de você. (Salmos 32:8). Sim. Deus sabe e vê todas as coisas. “E dizem: O Senhor não vê, o Deus de Jacó não presta atenção nisso! Tratai de compreender, ó gente estulta. Insensatos, quando cobrareis juízo? Pois não ouvirá quem fez o ouvido? O que formou o olho não verá?” (Sl 93[94],7-9) “É grande, pois, a sabedoria do Senhor, ele é todo poderoso e vê tudo.” (Eclo 15,18) Entre as características de Deus estão a onisciência (capacidade de saber todas as coisas, passadas, presentes e futuras, inclusive as secretas) e a onipresença (capacidade de estar em vários (ou todos) lugares ao mesmo tempo), além da onipotência (capacidade de poder fazer qualquer coisa que quiser). Passemos, então, a analisar cuidadosamente uma a uma todas as passagens citadas acima em que parece mostrar que Deus nem sempre sabe ou vê todas as coisas: Gn 3,8: “E eis que ouviram o barulho (dos passos) do Senhor Deus que passeava no jardim, à hora da brisa da tarde. O homem e sua mulher esconderam-se da face do Senhor Deus, no meio das árvores do jardim.” R.: O homem e a mulher, após terem pecado, quiseram se esconder de Deus, indo para o meio das árvores do jardim. Em vão, pois Deus sabe e vê tudo. Mesmo sabendo onde eles estavam, Deus pergunta, esperando a resposta. Começa um interrogatório, que vai culminar numa sentença, como no caso de Eva (Gn 3,13.16) e de Caim (Gn 4,9-12). Como o julgamento de Deus é objetivo e justo, uma confissão é sempre o meio mais eficaz para que o homem conforme-se com a decisão a ser dada, daí a pergunta feita por Deus. Muitas vezes Deus faz uma pergunta já sabendo a resposta, apenas para ouvi-la de nós (cf. 1Rs 19,9.13; Mc 10,46-51; Jo 21,15-17). Gn 4,14-16: “Eis que me expulsais agora deste lugar, e eu devo ocultar-me longe de vossa face, tornando-me um peregrino errante sobre a terra. O primeiro que me encontrar, matar-me-á. E o Senhor respondeu-lhe: ‘Não! Mas aquele que matar Caim será punido sete vezes.’ O Senhor pôs em Caim um sinal, para que, se alguém o encontrasse, não o matasse. Caim retirou-se da presença do Senhor, e foi habitar na região de Nod, ao oriente do Éden.” R.: Caim foi para longe da presença de Deus. Mas isso não quer dizer que Deus o tenha abandonado, ou que não mais o visse, ou que não esteja em toda a parte, mas que Caim se distanciava de Deus, e não o contrário, sobretudo do “local” onde Deus se apresentava. Gn 11,5; 18,21: “Mas o senhor desceu para ver a cidade e a torre que construíram os filhos dos homens.” R.: Não é que Deus não veja lá do Céu onde mora, ou não saiba o que acontece aqui na terra, ou que não esteja em todo o lugar, mas sua descida pessoal ao local indica, no contexto bíblico, a importância dada ao ato (cf. Ex 4,31; 32,34; Jt 4,17). Gn 18,9: “E disseram-lhe: ‘Onde está Sara, tua mulher?’ ‘Ela está na tenda’, respondeu ele.” R.: Em primeiro lugar, muitas vezes Deus pergunta algo já sabendo da resposta, apenas para ouvi-la de nós (cf. 1Rs 19,9.13; Mc 10,46-51). Em segundo lugar, tudo indica que quem perguntou foram os dois anjos que acompanhavam o Senhor (Gn 18.22), e não o próprio Deus, que demonstrara sua onisciência ao saber o que Sara tinha pensado (Gn 18,12). Gn 18,17: “O Senhor disse então: ‘Acaso poderei ocultar a Abraão o que vou fazer?’” R.: Deus apenas quis exaltar a promessa feita a Abraão, e não demonstrar indecisão. Em Am 3,4-8 vemos um caso semelhante: “Rugirá por acaso o leão na floresta, sem que tenha achado alguma presa? Gritará o leãozinho no covil, se não tiver apanhado alguma coisa? Cairá o pardal no laço posto no solo, se a armadilha não estiver armada? Levantar-se-á da terra o laço sem ter apanhado alguma coisa? Tocará o alarme na cidade sem que o povo se assuste? Virá uma calamidade sobre uma cidade sem que o Senhor a tenha disposto? (Porque o Senhor Javé nada faz sem revelar seu segredo aos profetas, seus servos.) O leão ruge, quem não temerá? O Senhor Javé fala: quem não profetizará?” Gn 22,12: “Não estendas a tua mão contra o menino, e não lhe faças nada. Agora eu sei que temes a Deus, pois não me recusaste teu próprio filho, teu filho único.” R.: “agora sei” aqui significa “agora confirmei”. Deus sabe tudo a nosso respeito, mas quer a nossa participação para confirmarmos se faremos mesmo o que sentimos ou pensamos (Dt 13,3). Nm 22,9: “Deus veio a Balaão e disse-lhe: ‘Quem é essa gente que tens em tua casa?’”R.: Duas explicações possíveis são propostas para este versículo. A primeira, mais conservadora, diz que, embora tenha feito a pergunta Deus já sabia quem eram aquelas pessoas (cf. 1Rs 19,9.13; Mc 10,46-51), mas perguntou para, com a resposta dada, fazer com que Balaão confessasse que fora contratado para amaldiçoar Israel. E a prova de que Deus sabia e é onisciente está no versículo 20, em que, um dia depois, Deus sabe não só quem eram as pessoas que estavam com Balaão (diferentes das pessoas do dia anterior!), e o que eles vieram fazer. A segunda proposta, mais liberal, diz que não foi Iahweh, o Deus verdadeiro, quem falou com Balaão, nem aqui e nem no versículo 20, mas que tudo não passou de invenção de Balaão (cf. Ez 13,7) para conseguir mais dinheiro de Balac. Podemos ver que nos capítulos anteriores (p. ex., 20 e 21), usa-se o nome de Deus (Iahweh, ou sua tradução - Senhor) para dizer quando Deus fala ao homem (p. ex., Nm 21,34), o mesmo para os capítulos posteriores (p. ex., 25,4.10 e 26,52). Essa diferença redacional, com o nome "Deus" (para designar a invenção de Balaão) e “o Senhor” ou “Iahweh” (para designar o Deus verdadeiro) é também visível na história de Balaão (Nm 22,22; 23,5.16). Ou seja, depois que o Senhor se irritou contra Balaão, todos os demais relatos mostram que o Senhor Deus de Isael realmente falou com Balaão. Dt 8,2; 13,3: “Lembra-te de todo o caminho por onde o Senhor te conduziu durante esses quarenta anos no deserto, para humilhar-te e provar-te, e para conhecer os sentimentos de teu coração, e saber se observarias ou não os seus mandamentos. (...) tu não ouvirás as palavras desse profeta ou desse visionário; porque o Senhor, vosso Deus, vos põe à prova para ver se o amais de todo o vosso coração e de toda a vossa alma.” R.: Deus nos põe à prova para que o que está no coração do homem seja externado com a provação. Assim, o julgamento objetivo de Deus será feito de forma mais clara aos homens. É o que vemos, por exemplo, em Rm 10,9: “Portanto, se com tua boca confessares que Jesus é o Senhor, e se em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.” E é o que diz o salmista: “Perscrutai-me, Senhor, para conhecer meu coração; provai-me e conhecei meus pensamentos.” (Sl 139[138],23) 2Cr 32,31: “Todavia, quando os chefes de Babilônia lhe enviaram mensageiros para se informar do prodígio que tinha acontecido na terra, Deus o abandonou para provar e conhecer o âmago de seu coração.”

 
V. Vinde, ó Deus em meu auxílio.
R. Socorrei-me sem demora.
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia.
Hino
Devagar, vai o sol se escondendo,
deixa os montes, o campo e o mar,
mas renova o presságio da luz,
que amanhã vai de novo brilhar.

Os mortais se admiram do modo
pelo qual, generoso Senhor,
destes leis ao transcurso do tempo,
alternância de sombra e fulgor.

Quando reina nos céus o silêncio
e declina o vigor para a lida,
sob o peso das trevas a noite
nosso corpo ao descanso convida.

De esperança e de fé penetrados,
saciar-nos possamos, Senhor,
de alegria na glória do Verbo
que é do Pai o eterno esplendor.

Este é o sol que jamais tem ocaso
e também o nascer desconhece.
Canta a terra, em seu brilho envolvida,
nele o céu em fulgor resplandece.

Dai-nos, Pai, gozar sempre da luz
que este mundo ilumina e mantém,
e cantar-vos, e ao Filho, e ao Espírito,
canto novo nos séculos. Amém.
Salmodia 
Ant. 1 Aguardemos a bendita esperança
e a vinda gloriosa do Senhor.
Salmo 61(62) 
A paz em Deus
Que o Deus da esperança vos encha da alegria e da paz em vossa vida da fé (Rm 15,13). 
2 Só em Deus a minha alma tem repouso, *
porque dele é que me vem a salvação!
3 Só ele é meu rochedo e salvação, *
a fortaleza, onde encontro segurança!

4 Até quando atacareis um pobre homem, *
todos juntos, procurando derrubá-lo,
– como a parede que começa a inclinar-se, *
ou um muro que está prestes a cair?

5 Combinaram empurrar-me lá do alto, *
e se comprazem em mentir e enganar;
– enquanto eles bendizem com os lábios; *
no coração, bem lá do fundo, amaldiçoam.

6 Só em Deus a minha alma tem repouso, *
porque dele é que me vem a salvação!
7 Só ele é meu rochedo e salvação, *
a fortaleza, onde encontro segurança!

8 A minha glória e salvação estão em Deus; *
o meu refúgio e rocha firme é o Senhor!
=9 Povo todo, esperai sempre no Senhor, †
e abri diante dele o coração: *
nosso Deus é um refúgio para nós!

10 Todo homem a um sopro se assemelha, *
o filho do homem é mentira e ilusão;
– se subissem todos eles na balança, *
pesariam até menos do que o vento:

11 Não confieis na opressão, na violência *
nem vos gabeis de vossos roubos e enganos!
– E se crescerem vossas posses e riquezas, *
a elas não prendais o coração!

=12 Uma palavra Deus falou, duas ouvi: †
‘O poder e a bondade a Deus pertencem, *
pois pagais a cada um conforme as obras’.
– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Ant. Aguardemos a bendita esperança
e a vinda gloriosa do Senhor.

Ant. 2 Que Deus nos dê a sua graça e sua bênção,
e sua face resplandeça sobre nós! 
Salmo 66(67)

Todos os povos celebram o Senhor
Sabei que esta salvação de Deus já foi comunicada aos pagãos (At 28,28). 
2 Que Deus nos dê a sua graça e sua bênção, *
e sua face resplandeça sobre nós!
3  Que na terra se conheça o seu caminho *
e a sua salvação por entre os povos.

4 Que as nações vos glorifiquem, ó Senhor, *
que todas as nações vos glorifiquem!

5 Exulte de alegria a terra inteira, *
pois julgais o universo com justiça;
– os povos governais com retidão, *
e guiais, em toda a terra, as nações.

6 Que as nações vos glorifiquem, ó Senhor, *
que todas as nações vos glorifiquem!

7 A terra produziu sua colheita: *
o Senhor e nosso Deus nos abençoa.
8 Que o Senhor e nosso Deus nos abençoe, *
e o respeitem os confins de toda a terra!
– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Ant. Que Deus nos dê a sua graça e sua bênção,
e sua face resplandeça sobre nós!

Ant. 3 Em Cristo é que tudo foi criado,
e é por ele que subsiste o universo.
Cântico Cf. Cl 1,12-20 
Cristo, o Primogênito de toda a criatura
e o Primogênito dentre os mortos
=12 Demos graças a Deus Pai onipotente, †
que nos chama a partilhar, na sua luz, *
da herança a seus santos reservada!

(R. Glória a vós, primogênito dentre os mortos!)

=13 Do império das trevas arrancou-nos †
e transportou-nos para o reino de seu Filho, *
para o reino de seu Filho bem-amado,
14 no qual nós encontramos redenção, *
dos pecados remissão pelo seu sangue. (R.) 

15 Do Deus, o Invisível, é a imagem, *
o Primogênito de toda criatura;
=16 porque nele é que tudo foi criado, †
o que há nos céus e o que existe sobre a terra, *
o visível e também o invisível. (R.) 

= Sejam Tronos e Poderes que há nos céus, †
sejam eles Principados, Potestades: *
por ele e para ele foram feitos.
17 Antes de toda criatura ele existe, *
e é por ele que subsiste o universo.(R.) 

=18 Ele é a Cabeça da Igreja, que é seu Corpo, †
é o princípio, o Primogênito entre os mortos, *
a fim de ter em tudo a primazia.
19 Pois foi do agrado de Deus Pai que a plenitude *
habitasse no seu Cristo inteiramente. (R.) 
20 Aprouve-lhe também, por meio dele, *
reconciliar consigo mesmo as criaturas,
= pacificando pelo sangue de sua cruz †
tudo aquilo que por ele foi criado, *
o que há nos céus e o que existe sobre a terra. (R.)
– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Ant. Em Cristo é que tudo foi criado,
e é por ele que subsiste o universo.

Leitura breve 1Pd 5,5b-7 
Revesti-vos todos de humildade no relacionamento mútuo, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá a sua graça aos humildes. Rebaixai-vos, pois, humildemente, sob a poderosa mão de Deus, para que, na hora oportuna, ele vos exalte. Lançai sobre ele toda a vossa preocupação, pois é ele quem cuida de vós. 

Responsório breve 
R. Protegei-nos, Senhor
Como a pupila dos olhos. R.Protegei-nos.
V. Guardai-nos, defendei-nos, sob a vossa proteção.
* Como a pupila. Glória ao Pai. R.Protegei-nos.
CÂNTICO EVANGÉLICO (MAGNIFICAT) Lc1,46-55
Ant.Ó Senhor, manifestai o poder de vosso braço,
dispersai os soberbos e elevai os humildes.
A alegria da alma no Senhor
46 A minha alma engrandece ao Senhor * 47 e se alegrou o meu espírito em Deus, meu Salvador;
48 pois ele viu a pequenez de sua serva, *
desde agora as gerações hão de chamar-me de bendita.

49 O Poderoso fez por mim maravilhas *
e Santo é o seu nome!
50 Seu amor, de geração em geração, *
chega a todos que o respeitam;

51 demonstrou o poder de seu braço, *
dispersou os orgulhosos;
52 derrubou os poderosos de seus tronos *
e os humildes exaltou;
53 De bens saciou os famintos, *
e despediu, sem nada, os ricos.
54 Acolheu Israel, seu servidor, *
fiel ao seu amor,

55 como havia prometido aos nossos pais, *
em favor de Abraão e de seus filhos, para sempre.

– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Ant.Ó Senhor, manifestai o poder de vosso braço,
dispersai os soberbos e elevai os humildes.
Preces 
Irmãos e irmãs caríssimos, exultemos em Deus nosso Salvador, cuja alegria é enriquecer-nos com seus dons; e peçamos com todo fervor:

R. Dai-nos, Senhor, a vossa graça e a vossa paz!

Deus eterno, para quem mil anos são o dia de ontem que passou,
 lembrai-nos sempre que a vida é como a erva que de manhã floresce e à tarde fica seca. R. 
Alimentai o vosso povo como maná, para que não passe fome,
 e dai-lhe a água viva para que nunca mais tenha sede. R. 
Fazei que os vossos fiéis procurem e saboreiem as coisas do alto,
 e vos glorifiquem com o seu trabalho e o seu descanso. R.

Concedei, Senhor, bom tempo às colheitas,
 para que a terra produza muito fruto. R. 

Ou: 
(Livrai-nos, Senhor, de todos os perigos,
– e abençoai os nossos lares).R. 
(intenções livres) 
Dai aos que morreram contemplara vossa face,
 e fazei-nos também participar, um dia, da mesma felicidade.R.
Pai nosso.
Oração
Ó Deus, vosso nome é santo e vossa misericórdia se celebra de geração em geração; atendei às súplicas do povo e concedei-lhe proclamar sempre a vossa grandeza. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. 

Conclusão da Hora

O Senhor nos abençoe,
nos livre de todo o mal
e nos conduza à vida eterna. Amém.

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