quarta-feira, 20 de setembro de 2017

REFLEXÃO PESSOAL - Pe.Rosival Gomes da Silva-SANTO ANDRÉ KIM TAEGÓN, PRESBÍTERO, E PAULO CHÓNG HASANG, E SEUS COMPANHEIROS, MÁRTIRES Vésperas

SANTO ANDRÉ KIM TAEGÓN, PRESBÍTERO,
E PAULO CHÓNG HASANG, E SEUS COMPANHEIROS, MÁRTIRES
Vésperas
REFLEXÃO PESSOAL - Pe.Rosival Gomes da Silva
Leitura breve  1Jo 2,3-6 
Para saber que o conhecemos, vejamos se guardamos os seus mandamentos. Quem diz: 'Eu conheço a Deus', mas não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e a verdade não está nele. Naquele, porém, que guarda a sua palavra, o amor de Deus é plenamente realizado. O critério para saber se estamos com Jesus é este: quem diz que permanece nele, deve também proceder como ele procedeu.  

O que nos pede a observância dos mandamentos? Que o nosso amor seja sincero, honesto e sem fingimento. Como é o nosso proceder diante dos homens? Ora, não deveríamos nos preocupar com as pessoas, se não nos preocupamos com o principal que sabe e ver todas as coisas: Deus. Estamos acostumados a ouvir pessoas afirmando: O meu Deus, eu o conheço! Mas de quê forma,uma vez que o comportamento deixa tanto a desejar? Esta é a realidade que vemos todos os dias, principalmente no que se refere a injustiças, inclusive de líderes religiosos. Vemos que o amor de muitas pessoas não é realizável, não trás felicidade completa justamente pelo fato de se viver plenamente o que se declara aos outros. É preciso vivermos na sinceridade de coração. Deus quer a nossa real sinceridade, assim como as pessoas também: "E se tu andares perante mim como andou Davi, teu pai, com inteireza de coração e com sinceridade, para fazeres segundo tudo o que te mandei, e guardares os meus estatutos e os meus juízos,"  (I Reis 9 : 4)
"E bem sei eu, Deus meu, que tu provas os corações, e que da sinceridade te agradas; eu também na sinceridade de meu coração voluntariamente dei todas estas coisas; e agora vi com alegria que o teu povo, que se acha aqui, voluntariamente te deu."  (I Crônicas 29 : 17)
Deus ama a sinceridade, pois o seu coração é sincero, Davi foi um homem segundo o coração de Deus porque ele tinha um coração sincero.
"E, quando este foi retirado, levantou-lhes como rei a Davi, ao qual também deu testemunho, e disse: Achei a Davi, filho de Jessé, homem conforme o meu coração, que executará toda a minha vontade."  (Atos 13 : 22)
A sinceridade para Deus é o ato de assumir a culpa dos próprios atos pecaminosos e nunca culpar a Deus que é perfeito e inculpável, também quem é sincero fala com Deus tudo que está em seu coração, não deixando nada encoberto, apesar do Senhor conhecer nossos pensamentos e a intenção de nosso coração, Ele quer que da nossa boca falemos tudo que esta em nosso coração, por que assim Ele agirá em nossa vida. O cristão sincero cumpre toda a vontade de Deus. Por outro lado, satanás não mede esforços para atrapalhar nossa sinceridade com Deus. Satanás é o nosso adversário e não de Deus, pois Deus não tem adversário, ninguém é a altura para ser adversário do Senhor, muito menos o diabo que o conhece mais do que nós e sabe o poder que o Senhor tem. Jó foi um homem de nunca perdeu sua sinceridade com o Senhor, satanás fez de tudo para que ele perdesse a sinceridade, usou até sua esposa para tal, porém Jó não cedeu. Uma pessoa é sincera com Deus, quando ama a Deus a cima de tudo, que por mais coisas que aconteça em sua vida, jamais deixaria sua sinceridade. "E disse o SENHOR a Satanás: Observaste o meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus e que se desvia do mal, e que ainda retém a sua sinceridade, havendo-me tu incitado contra ele, para o consumir sem causa."  (Jó 2 : 3)
Apesar de Jó ter sofrido todas as perdas durante a tentação de satanás, ele ainda tinha a sua sinceridade para com Deus, e Deus fez questão de dizer isso a satanás e deixar registrado para nós o quanto a sinceridade é importante para Ele: “...e que ainda retém a sua sinceridade,...”  "Então sua mulher lhe disse: Ainda reténs a tua sinceridade? Amaldiçoa a Deus, e morre."  (Jó 2 : 9)
Como satanás não conseguiu fazer Jó perder sua sinceridade para com Deus, resolver usar sua esposa para incitar Jó a deixar a sinceridade.Porém após toda tribulação sofrida por Jó, ele continuou sendo sincero com o Senhor até o fim e Deus o honrou no final. Conosco é a mesma coisa, aconteça o que acontecer, nunca devemos aceitar as ciladas do diabo que quer nos afastar do Senhor e assim perdermos a sinceridade. Sejamos sinceros em tudo com Deus, pois: "O SENHOR conhece os pensamentos do homem, que são vaidade."  (Salmos 94 : 11). “Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração como para o Senhor e não para homens” (Colossenses 3:23). A base de todos os relacionamentos dos cristãos deve ser o Senhor. Tudo o que fazemos deve ser para a sua glória, para exaltar o seu nome e para o crescimento do seu reino. Isso inclui a responsabilidade do cristão para com os empregadores (senhores, Colossenses 3:22). Como mensageiros de Deus, passamos muito tempo ao redor dos perdidos. Se levamos a sério viver e andar como Deus deseja, devemos tratar o nosso ambiente de trabalho como um lugar para influenciar a vida daqueles com os quais temos contato. Devemos ter o cuidado de não sermos presunçosos, achando que os colegas de trabalho, os vendedores, supervisores, etc. não se interessam por assuntos espirituais. Vivemos numa época em que as pessoas têm problemas tremendos. Ouvimos gritos de socorro daqueles que nos cercam. Quantas vezes não ouvimos as pessoas dizer: “Parece que falta algo em minha vida”? O povo de Deus tem a resposta. Podemos preencher o vazio! O tema da carta escrita à igreja de Colossos é a plenitude em Cristo Jesus. “Porquanto, nele, habita, corporalmente, toda a plenitude da Divindade. Também, nele, estais aperfeiçoados. Ele é o cabeça de todo principado e potestade” (Colossenses 2:9-10). Assim, devemos olhar para o exemplo de Cristo em tudo o que dizemos ou fazemos. O apóstolo nos manda, no texto que citei no início deste artigo, trabalhar “de todo o coração”. Poderíamos dizer: “Entregue tudo o que tem” ou “Dê o seu melhor”. O rei Salomão disse: “Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças” (Eclesiastes 9:10). Ao fazermos esse esforço de darmos ao nosso empregador tudo o que temos, devemos entender as cláusulas do contrato de trabalho. É importante sabermos quando e onde devemos trabalhar; quais os horários que os nossos empregadores querem que estejamos trabalhando. Será que essas horas coincidem com outros compromissos que assumimos (por exemplo: momentos importantes em reunião com a igreja ou com a família)? Será que esse emprego nos afastará da família de tal modo que nos prejudique (p. ex.: muitas viagens ou horas extras demais)? Quanto esse emprego paga? Será que é suficiente para sustentar a minha família? Será que a compensação é bastante justa para o esforço empreendido? Todas essas são perguntas importantes que devemos fazer antes de aceitar um emprego. Muitas vezes essas questões passam despercebidas até o primeiro pagamento ou a primeira viagem de negócios. Isso faz com que alguns negligenciem o trabalho que receberam. Deus nos abençoou ricamente com um governo que nos permite trabalhar arduamente, dar o nosso melhor e ser recompensados pelo esforço que empreendemos em nossa determinada linha de trabalho. Como cristãos, tenhamos certeza de que estamos nos esforçando em nosso ambiente de trabalho. Como funcionários cristãos, devemos ser os melhores! O rei Ezequias propôs-se a agradar ao seu Senhor. A Bíblia diz que ele “fez o que era bom, reto e verdadeiro perante o Senhor, seu Deus, em toda a obra que começou no serviço da Casa do Senhor, na lei e nos mandamentos, para buscar a seu Deus, de todo o coração o fez e prosperou” (2 Crônicas 31:20-21). Entendemos que servir com fidelidade aos nossos empregadores é agradável ao Senhor. Deus nos disse: “Servos, obedecei a vosso senhor segundo a carne com temor e tremor, na sinceridade do vosso coração, como a Cristo, não servindo à vista, como para agradar a homens, mas como servos de Cristo, fazendo, de coração, a vontade de Deus; servindo de boa vontade, como ao Senhor e não como a homens, certos de que cada um, se fizer alguma coisa boa, receberá isso outra vez do Senhor, quer seja servo, quer livre” (Efésios 6:5-8). Como os funcionários se esforçam para fazer a vida de modo honesto, vamos buscar “as coisas lá do alto” e pensar “nas coisas lá do alto” (Colossenses 3:1-2). O nosso Senhor está sempre com os seus filhos e sempre podemos depender de sua ajuda em qualquer momento de nossa vida. Lembre-se das palavras do rei Davi, quando incentivou seu filho Salomão a construir o templo do Senhor: “Sê forte e corajoso e faze a obra; não temas, nem te desanimes, porque o SENHOR Deus, meu Deus, há de ser contigo; não te deixará, nem te desamparará, até que acabes todas as obras para o serviço da Casa do SENHOR” (1 Crônicas 28:20).

 
V.
 Vinde, ó Deus, em meu auxílio. R. Socorrei-me sem demora.
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia.
Hino  
Devagar, vai o sol se escondendo,
deixa os montes, o campo e o mar,
mas renova o presságio da luz,
que amanhã vai de novo brilhar.

Os mortais se admiram do modo
pelo qual, generoso Senhor,
destes leis ao transcurso do tempo,
alternância de sombra e fulgor.

Quando reina nos céus o silêncio
e declina o vigor para a lida,
sob o peso das trevas a noite
nosso corpo ao descanso convida.

De esperança e de fé penetrados,
saciar-nos possamos, Senhor,
de alegria na glória do Verbo
que é do Pai o eterno esplendor.

Este é o sol que jamais tem ocaso
e também o nascer desconhece.
Canta a terra, em seu brilho envolvida,
nele o céu em fulgor resplandece.

Dai-nos, Pai, gozar sempre da luz
que este mundo ilumina e mantém,
e cantar-vos, e ao Filho, e ao Espírito,
canto novo nos séculos. Amém. 
 
Salmodia  
Ant. 1 Vosso saber é por demais maravilhoso, ó Senhor.  
Salmo 138(139),1-18.23-24 
Deus tudo vê
Quem conheceu o pensamento do Senhor? Ou quem foi seu conselheiro? (Rm 11,34).  
I
1 Senhor, vós me sondais e conheceis, *
 
2 sabeis quando me sento ou me levanto;
 = de longe penetrais meus pensamentos, †
 
3
percebeis quando me deito e quando eu ando, *
os meus caminhos vos são todos conhecidos. 
4 A palavra nem chegou à minha língua, *
e já, Senhor, a conheceis inteiramente.
 –5 Por detrás e pela frente me envolveis; *
pusestes sobre mim a vossa mão.
 –6 Esta Verdade é por demais maravilhosa, *
é tão sublime que não posso compreendê-la.  
7 Em que lugar me ocultarei de vosso espírito? *
E para onde fugirei de vossa face?
 –8 Se eu subir até os céus, ali estais; *
se eu descer até o abismo, estais presente.
9 Se a aurora me emprestar as suas asas, *
para eu voar e habitar no fim dos mares;
 –10 mesmo lá vai me guiar a vossa mão *
e segurar-me com firmeza a vossa destra.  
11 Se eu pensasse: 'A escuridão venha esconder-me *
e que a luz ao meu redor se faça noite!'
 =12 Mesmo as trevas para vós não são escuras, †
a própria noite resplandece como o dia, *
e a escuridão é tão brilhante como a luz.  
– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
 
Ant. Vosso saber é por demais maravilhoso, ó Senhor.  
Ant. 2 Eu, o Senhor, vejo o mais íntimo
e conheço os corações,
recompenso a cada um conforme as obras realizadas.  
II
13 Fostes vós que me formastes as entranhas, *
e no seio de minha mãe vós me tecestes.
 =14 Eu vos louvo e vos dou graças, ó Senhor, †
porque de modo admirável me formastes! *
Que prodígio e maravilha as vossas obras!  
– Até o mais íntimo, Senhor, me conheceis; *
 
15 nenhuma sequer de minhas fibras ignoráveis,
 – quando eu era modelado ocultamente, *
era formado nas entranhas subterrâneas.
16 Ainda informe, os vossos olhos me olharam, *
e por vós foram previstos os meus dias;
 – em vosso livro estavam todos anotados, *
antes mesmo que um só deles existisse. 
17 Quão insondáveis são os vossos pensamentos! *
Incontável, ó Senhor, é o seu número!
 –18 Se eu os conto, serão mais que os grãos de areia; *
se chego ao fim, ainda falta conhecer-vos.  
23 Senhor, sondai-me, conhecei meu coração, *
examinai-me e provai meus pensamentos!
 –24 Vede bem se não estou no mau caminho, *
e conduzi-me no caminho para a vida! 
– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Ant. Eu, o Senhor, vejo o mais íntimo
e conheço os corações,
recompenso a cada um conforme as obras realizadas.  
Ant. 3 Em Cristo é que tudo foi criado,
é por ele que subsiste o universo. 
Cântico Cf. Cl 1,12-20 
Cristo, o Primogênito de toda a criatura
e o Primogênito dentre os mortos
=12 Demos graças a Deus Pai onipotente, †
que nos chama a partilhar, na sua luz, *
da herança a seus santos reservada!

(R. Glória a vós, primogênito dentre os mortos!)

=13 Do império das trevas arrancou-nos †
e transportou-nos para o reino de seu Filho, *
para o reino de seu Filho bem-amado,
14 no qual nós encontramos redenção, *
dos pecados remissão pelo seu sangue. (R.) 
Glória a vós, primogênito dentre os mortos!)
15 Do Deus, o Invisível, é a imagem, *
o Primogênito de toda criatura;
=16 porque nele é que tudo foi criado, †
o que há nos céus e o que existe sobre a terra, *
o visível e também o invisível. (R.) 
Glória a vós, primogênito dentre os mortos!)
= Sejam Tronos e Poderes que há nos céus, †
sejam eles Principados, Potestades: *
por ele e para ele foram feitos.
17 Antes de toda criatura ele existe, *
e é por ele que subsiste o universo.(R.) 
Glória a vós, primogênito dentre os mortos!)
=18 Ele é a Cabeça da Igreja, que é seu Corpo, †
é o princípio, o Primogênito entre os mortos, *
a fim de ter em tudo a primazia.
19 Pois foi do agrado de Deus Pai que a plenitude *
habitasse no seu Cristo inteiramente. (R.) 
Glória a vós, primogênito dentre os mortos!)
20 Aprouve-lhe também, por meio dele, *
reconciliar consigo mesmo as criaturas,
= pacificando pelo sangue de sua cruz †
tudo aquilo que por ele foi criado, *
o que há nos céus e o que existe sobre a terra. (R.)
Glória a vós, primogênito dentre os mortos!)
– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém. 
 

Ant. Em Cristo é que tudo foi criado,
e é por ele que subsiste o universo. 
Leitura breve  1Jo 2,3-6 
Para saber que o conhecemos, vejamos se guardamos os seus mandamentos. Quem diz: 'Eu conheço a Deus', mas não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e a verdade não está nele. Naquele, porém, que guarda a sua palavra, o amor de Deus é plenamente realizado. O critério para saber se estamos com Jesus é este: quem diz que permanece nele, deve também proceder como ele procedeu.  
Responsório breve  
R. Protegei-nos, Senhor, 
*
 Como a pupila dos olhos. R. Protegei-nos. 
V. 
Guardai-nos, defendei-nos, sob a vossa proteção. 
*
 Como a pupila. Glória ao Pai. R. Protegei-nos. 
CÂNTICO EVANGÉLICO (MAGNIFICAT) Lc 1,46-55
Ant.Ó Senhor, manifestai o poder de vosso braço,
dispersai os soberbos e elevai os humildes!  
A alegria da alma no Senhor 
46 A minha alma engrandece ao Senhor *
47 e se alegrou o meu espírito em Deus, meu Salvador;
48 pois ele viu a pequenez de sua serva, *
desde agora as gerações hão de chamar-me de bendita.

49 O Poderoso fez por mim maravilhas *
e Santo é o seu nome!
50 Seu amor, de geração em geração, *
chega a todos que o respeitam;

51 demonstrou o poder de seu braço, *
dispersou os orgulhosos;
52 derrubou os poderosos de seus tronos *
e os humildes exaltou;
53 De bens saciou os famintos, *
e despediu, sem nada, os ricos.
54 Acolheu Israel, seu servidor, *
fiel ao seu amor,

55 como havia prometido aos nossos pais, *
em favor de Abraão e de seus filhos, para sempre.

– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Ant.Ó Senhor, manifestai o poder de vosso braço,
dispersai os soberbos e elevai os humildes!
Preces  
Aclamemos ao Eterno Pai, cuja misericórdia para com o seu povo é sem limites; e digamos com alegria de coração:  
R. Senhor, alegrem-se todos os que em vós esperam!  
Senhor, que enviastes o vosso Filho não para julgar o mundo mas para salvá-lo, 
 concedei que a sua morte gloriosa produza em nós muitos frutos.R. 
 Senhor, alegrem-se todos os que em vós esperam!  
Vós, que constituístes os sacerdotes como ministros de Cristo e dispensadores dos vossos mistérios, 
– 
dai-lhes um coração fiel, ciência e caridade. R.  
Senhor, alegrem-se todos os que em vós esperam!  
Àqueles que chamastes para uma vida de castidade perfeita por amor do reino dos céus, 
– 
concedei-lhes a graça de seguirem fiel e generosamente as pegadas de vosso Filho. R.  
Senhor, alegrem-se todos os que em vós esperam!  
Vós, que no princípio criastes o homem e a mulher, 
 conservai todas as famílias no amor sincero. R.  
Senhor, alegrem-se todos os que em vós esperam!  
(intenções livres)  
Vós, que, pelo sacrifício de Cristo, tirastes o pecado do mundo, 
– 
perdoai os pecados de todos os que morreram. R.  
Senhor, alegrem-se todos os que em vós esperam!  
Pai nosso. 
Oração  
Ó Deus, criador e salvador de todas as raças, por vossa bondade, chamastes à fé a muitos irmãos na região da Coréia e os fizestes crescer pelo testemunho glorioso dos mártires André, Paulo e seus companheiros. Concedei que, pelo exemplo e intercessão deles, possamos perseverar até a morte na observância de vossos mandamentos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Conclusão da Hora

O Senhor nos abençoe, 
nos livre de todo o mal 
e nos conduza à vida eterna. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário