quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

QUINTA FEIRA DE CINZAS - LAUDES

Laudes

V. Vinde, ó Deus em meu auxílio.
 R. Socorrei-me sem demora.
 Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
 Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Esta introdução se omite quando o Invitatório precede imediatamente às Laudes.

Hino
Ó Cristo, sol de justiça,
brilhai nas trevas da mente.
Com força e luz, reparai
a criação novamente.
 Dai-nos, no tempo aceitável,
um coração penitente,
que se converta e acolha
o vosso amor paciente.
 A penitência transforme
tudo o que em nós há de mal.
É bem maior que o pecado
o vosso dom sem igual.
 Um dia vem, vosso dia,
e tudo então refloresce.
Nós, renascidos na graça,
exultaremos em prece.
A vós, Trindade clemente,
com toda a terra adoramos,
e no perdão renovados
um canto novo cantamos.
Salmodia

Ant. 1 Fazei-me sentir vosso amor desde cedo!

Salmo 142(143),1-11

Prece na aflição
Ninguém é justificado por observar a Lei de Moisés, mas por crer em Jesus Cristo (Gl 2,16).

1 Ó Senhor, escutai minha prece, *
ó meu Deus, atendei minha súplica!
– Respondei-me, ó vós, Deus fiel, *
escutai-me por vossa justiça!

=2 Não chameis vosso servo a juízo, †
pois diante da vossa presença *
não é justo nenhum dos viventes.

3 O inimigo persegue a minha alma, *
ele esmaga no chão minha vida
– e me faz habitante das trevas, *
como aqueles que há muito morreram.
4 Já em mim o alento se extingue, *
o coração se comprime em meu peito!

=5 Eu me lembro dos dias de outrora †
e repasso as vossas ações, *
recordando os vossos prodígios.
=6 Para vós minhas mãos eu estendo; †
minha alma tem sede de vós, *
como a terra sedenta e sem água.

7 Escutai-me depressa, Senhor, *
o espírito em mim desfalece!
= Não escondais vossa face de mim! †
Se o fizerdes, já posso contar-me *
entre aqueles que descem à cova!

8 Fazei-me cedo sentir vosso amor, *
porque em vós coloquei a esperança!
– Indicai-me o caminho a seguir, *
pois a vós eu elevo a minha alma!
9 Libertai-me dos meus inimigos, *
porque sois meu refúgio, Senhor!

10 Vossa vontade ensinai-me a cumprir, *
porque sois o meu Deus e Senhor!
– Vosso Espírito bom me dirija *
e me guie por terra bem plana!

11 Por vosso nome e por vosso amor *
conservai, renovai minha vida!
– Pela vossa justiça e clemência, *
arrancai a minha alma da angústia!
    Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.


Ant. Fazei-me sentir vosso amor desde cedo!

Ant. 2 O Senhor vai fazer correr a paz como um rio
para a nova Sião.

Cântico Is 66,10-14a

Consolação e alegria na Cidade Santa
A Jerusalém celeste é livre, e é a nossa mãe (Gl 4,26).

=10 Alegrai-vos com Sião †
e exultai por sua causa, *
todos vós que a amais;
– tomai parte no seu júbilo, *
todos vós que a lamentais!

=11 Podereis alimentar-vos, †
saciar-vos com fartura *
com seu leite que consola;
– podereis deliciar-vos *
nas riquezas de sua glória.

=12 Pois assim fala o Senhor: †
'Vou fazer correr a paz *
para ela como um rio,
– e as riquezas das nações *
qual torrente a transbordar.

= Vós sereis amamentados †
e ao colo carregados *
e afagados com carícias;
13 como a mãe consola o filho. *
em Sião vou consolar-vos.

=14 Tudo isso vós vereis, †
e os vossos corações *
de alegria pulsarão;
– vossos membros, como plantas, *
tomarão novo vigor'.
     – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.


Ant. O Senhor vai fazer correr a paz como um rio
para a nova Sião.

Ant. 3 Cantai ao nosso Deus, porque é suave.

Salmo 146(147 A)

Poder e bondade de Deus
A vós, ó Deus, louvamos, a vós, Senhor, cantamos.

=1 Louvai o Senhor Deus, porque ele é bom, †
cantai ao nosso Deus, porque é suave: *
ele é digno de louvor, ele o merece! –

2 O Senhor reconstruiu Jerusalém, *
e os dispersos de Israel juntou de novo;
3 ele conforta os corações despedaçados, *
ele enfaixa suas feridas e as cura;
4 fixa o número de todas as estrelas *
e chama a cada uma por seu nome.

5 É grande e onipotente o nosso Deus, *
seu saber não tem medida nem limites.
6 O Senhor Deus é o amparo dos humildes, *
mas dobra até o chão os que são ímpios.
7 Entoai, cantai a Deus ação de graças, *
tocai para o Senhor em vossas harpas!

8 Ele reveste todo o céu com densas nuvens, *
e a chuva para a terra ele prepara;
– faz crescer a verde relva sobre os montes *
e as plantas que são úteis para o homem;
9 ele dá aos animais seu alimento, *
e ao corvo e a seus filhotes que o invocam.

10 Não é a força do cavalo que lhe agrada, *
nem se deleita com os músculos do homem,
11 mas agradam ao Senhor os que o respeitam, *
os que confiam, esperando em seu amor!
– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.


Ant. Cantai ao nosso Deus, porque é suave.
Leitura breve  Cf. 1Rs 8,51-53a
Nós somos, Senhor, teu povo e tua herança. Teus olhos estejam abertos à súplica do teu servo e do teu povo, Israel, escutando-nos toda vez que te invocarmos. Pois tu nos separaste para ti como herança dentre todos os povos da terra.
 (Minha meditação)

Meus irmãos e minhas irmãs,que maravilha! Somos herdeiros do ceús! Porque temos um Pai. A herança que temos já podemos usufruir dela, não é preciso que esperemos o nosso Pai morrer, ELe continua vivo, nós sim é que temos que morrer para o homem velho, mas também, ainda aqui em vida, podemos também gozar da herança de Deus, dos frutos da nossa conversõa, da nossa mudança de vida nas relações com os outros. Nesse tempo de Graça, Deus nos proporciona grandes momentos significativos para as correções grandes e pequeninas que são necessárias serem feitas, muitas delas nós e outras pessoas, até aquelas que convivem conosco sabem, mas o Pai sabe todas as coisas, dos nossos pensamentos as nossas ações. Por que devemos buscar a correção? É simples, porque somosmos preciosos aos olhos do Pai, Ele nos separou para Ele. Daí  porque é  pecado ofender um dos filhos e filhas de Deus, "O que fizerdes ao menor dos meus, é a mim que fazeis"
Responsório breve
R. Nós somos vosso povo, ó Senhor.
* Misericórdia, Senhor, a vós clamamos! R. Nós somos.V. Curvados sob o peso dos pecados, choramos de tristeza.
* Misericórdia. Glória ao Pai. R. Nós somos.

CÂNTICO EVANGÉLICO(BENEDICTUS) Lc 1,68-79

Ant.
Quem quiser me seguir renuncie a si mesmo; e, tomando sua cruz, acompanhe meus passos.
O Messias e seu Precursor
68 Bendito seja o Senhor Deus de Israel, *
que a seu povo visitou e libertou;

69 e fez surgir um poderoso Salvador *
na casa de Davi, seu servidor,

70 como falara pela boca de seus santos, *
os profetas desde os tempos mais antigos,

71 para salvar-nos do poder dos inimigos *
e da mão de todos quantos nos odeiam.

72 Assim mostrou misericórdia a nossos pais, *
recordando a sua santa Aliança

73 e o juramento a Abraão, o nosso pai, *
de conceder-nos
74 que, libertos do inimigo,

= a ele nós sirvamos sem temor †
75 em santidade e em justiça diante dele, *
enquanto perdurarem nossos dias.

=
76 Serás profeta do Altíssimo, ó menino, †
pois irás andando à frente do Senhor *
para aplainar e preparar os seus caminhos,

77 anunciando ao seu povo a salvação, *
que está na remissão de seus pecados;

78 pelo amor do coração de nosso Deus, *
Sol nascente que nos veio visitar

79 lá do alto como luz resplandecente *
a iluminar a quantos jazem entre as trevas

= e na sombra da morte estão sentados †
e para dirigir os nossos passos, *
guiando-nos no caminho da paz.

– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.


ant.
Quem quiser me seguir renuncie a si mesmo; e, tomando sua cruz, acompanhe meus passos.
Preces
Celebremos a bondade de Deus, que se revelou em Cristo Jesus. E de todo o coração lhe supliquemos:
 
R. Lembrai-vos, Senhor, de vossos filhos e filhas!
 
Concedei-nos viver mais profundamente o mistério da Igreja;
que ela seja para toda a humanidade o sacramento eficaz da salvação. R.
 
Deus, amigo do ser humano, ensinai-nos a trabalhar gene­rosamente para o progresso da civilização,
e a buscar em todas as coisas o vosso Reino.  R
Levai-nos a saciar nossa sede de justiça
-
na fonte de água viva que nos destes em Cristo. R.
Perdoai, Senhor, todos os nossos pecados,
- e dirigi nossos passos no caminho da justiça e da verdade. R.

(intenções livres)

Pai nosso...

Oração
 
Inspirai, ó Deus, as nossas ações, e ajudai-nos a realizá-las,
para que em vós comece e termine tudo aquilo que fizermos.
Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Conclusão da Hora
O Senhor nos abençoe,
nos livre de todo o mal
e nos conduza à vida eterna. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário