sábado, 30 de março de 2013

FORMOS RESGATADOS SÁBADO SANTO VÉSPERAS

Vésperas

V. Vinde, ó Deus em meu auxílio.
R. Socorrei-me sem demora.
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Hino
Ó Cristo, concedei,
autor da salvação,
que os homens todos colham
os frutos da Paixão.

Na cruz vencendo a morte,
da vida sois Senhor;
calcais o vil demônio,
da morte causador.

Só uma vez morrendo,
da morte triunfais;
aos mortos visitando,
livrastes nossos pais.

Do Pai agora à destra,
ó vítima de amor,
ouvi aos que lavastes
no sangue redentor.

Saibamos erguer alto
o lábaro da cruz,
que aos filhos do pecado
tornou filhos da luz.

Rendamos todos glória
ao Pai e seu Amor,
ao Cristo, morto e vivo,
se eleva igual louvor.

Salmodia
Ant. 1 Ó morte, eu serei a tua morte!
Ó inferno, eu serei tua ruína!

Salmo 115(116B)

10Guardei a minha fé, mesmo dizendo: *
'É demais o sofrimento em minha vida!'
11Confiei, quando dizia na aflição:*
'Todo homem é mentiroso! Todo homem!'

12Que poderei retribuir ao Senhor Deus *
por tudo aquilo que ele fez em meu favor?
13Elevo o cálice da minha salvação, *
invocando o nome santo do Senhor.
14Vou cumprir minhas promessas ao Senhor *
na presença de seu povo reunido.

15É sentida por demais pelo Senhor *
a morte de seus santos, seus amigos.
=16Eis que sou o vosso servo, ó Senhor, †
vosso servo que nasceu de vossa serva; *
mas me quebrastes os grilhões da escravidão!

17Por isso oferto um sacrifício de louvor, *
invocando o nome santo do Senhor.
18Vou cumprir minhas promessas ao Senhor *
na presença de seu povo reunido;
19nos átrios da casa do Senhor, *
em teu meio, ó cidade de Sião!

– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.


Ant. Ó morte, eu serei a tua morte!
Ó inferno, eu serei tua ruína!

Ant. 2 Jonas esteve por três dias e três noites
no ventre de um peixe;
assim também o Filho do Homem ficará
no coração da nossa terra.

Salmo 142(143),1-11
1Ó Senhor, escutai minha prece, *
ó meu Deus, atendei minha súplica!
– Respondei-me, ó vós, Deus fiel, *
escutai-me por vossa justiça!

=2Não chameis vosso servo a juízo, †
pois diante da vossa presença *
não é justo nenhum dos viventes.

3O inimigo persegue a minha alma, *
ele esmaga no chão minha vida
– e me faz habitante das trevas, *
como aqueles que há muito morreram.
4Já em mim o alento se extingue, *
o coração se comprime em meu peito! –

=5Eu me lembro dos dias de outrora †
e repasso as vossas ações, *
recordando os vossos prodígios.
=6Para vós minhas mãos eu estendo; †
minha alma tem sede de vós, *
como a terra sedenta e sem água.

7Escutai-me depressa, Senhor, *
o espírito em mim desfalece!
= Não escondais vossa face de mim! †
Se o fizerdes, já posso contar-me *
entre aqueles que descem à cova!

8Fazei-me cedo sentir vosso amor, *
porque em vós coloquei a esperança!
– Indicai-me o caminho a seguir, *
pois a vós eu elevo a minha alma!
9Libertai-me dos meus inimigos, *
porque sois meu refúgio, Senhor!

10Vossa vontade ensinai-me a cumprir, *
porque sois o meu Deus e Senhor!
– Vosso Espírito bom me dirija *
e me guie por terra bem plana!

11Por vosso nome e por vosso amor *
conservai, renovai minha vida!
– Pela vossa justiça e clemência, *
arrancai a minha alma da angústia!

– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.


Ant. Jonas esteve por três dias e três noites
no ventre de um peixe;
assim também o Filho do Homem ficará
no coração da nossa terra.

Ant. 3 Destruí este templo, disse Cristo,
e em três dias haverei de reerguê-lo.
Ele falava do templo do seu corpo.

Cântico Fl 2,6-11

=6Embora fosse de divina condição, †
Cristo Jesus não se apegou ciosamente *
a ser igual em natureza a Deus Pai.

(R. Jesus Cristo é Senhor para a glória de Deus Pai!)

=7Porém esvaziou-se de sua glória †
e assumiu a condição de um escravo, *
fazendo-se aos homens semelhante. (R.)

= Reconhecido exteriormente como homem, †
8humilhou-se, obedecendo até à morte, *
até à morte humilhante numa cruz. (R.)

=9Por isso Deus o exaltou sobremaneira †
e deu-lhe o nome mais excelso, mais sublime, *
e elevado muito acima de outro nome. (R.)

=10Para que perante o nome de Jesus †
se dobre reverente todo joelho, *
seja nos céus, seja na terra ou nos abismos. (R.)

=11E toda língua reconheça, confessando, †
para a glória de Deus Pai e seu louvor: *
'Na verdade Jesus Cristo é o Senhor!' (R.)

– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.


Ant. Destruí este templo, disse Cristo,
e em três dias haverei de reerguê-lo.
Ele falava do templo do seu corpo.

Leitura breve 1Pd 1,18-21
Sabeis que fostes resgatados da vida fútil herdada de vossos pais, não por meio de coisas
perecíveis, como a prata ou o ouro, mas pelo precioso sangue de Cristo, como de um
cordeiro sem mancha nem defeito. Antes da criação do mundo, ele foi destinado para isso, e
neste final dos tempos, ele apareceu, por amor de vós. Por ele é que alcançastes a fé em
Deus. Deus o ressuscitou dos mortos e lhe deu a glória, e assim, a vossa fé e esperança
estão em Deus.

Em lugar do responsório se diz:
Ant. Jesus Cristo se humilhou e se fez obediente,
obediente até à morte, e morte de cruz.
Por isso Deus o exaltou sobremaneira em sua glória,
e deu-lhe o nome mais sublime,
muito acima de outro nome.

Cântico evangélico (MAGNIFICAT) Lc 1,46-55


Ant. Agora foi glorificado o Filho do Homem,
e Deus Pai nele foi glorificado,
e em breve lhe dará a sua glória.

A alegria da alma no Senhor
46 A minha alma engrandece ao Senhor * 47 e se alegrou o meu espírito em Deus, meu Salvador;
48 pois ele viu a pequenez de sua serva, *
desde agora as gerações hão de chamar-me de bendita.

49 O Poderoso fez por mim maravilhas *
e Santo é o seu nome!
50 Seu amor, de geração em geração, *
chega a todos que o respeitam;

51 demonstrou o poder de seu braço, *
dispersou os orgulhosos;
52 derrubou os poderosos de seus tronos *
e os humildes exaltou;

53 De bens saciou os famintos, *
e despediu, sem nada, os ricos.
54 Acolheu Israel, seu servidor, *
fiel ao seu amor,

55 como havia prometido aos nossos pais, *
em favor de Abraão e de seus filhos, para sempre.

– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.


Ant. Agora foi glorificado o Filho do Homem,
e Deus Pai nele foi glorificado,
e em breve lhe dará a sua glória.

Preces
Adoremos com sincera piedade a Cristo, nosso Redentor, que por nós sofreu a Paixão e foi
sepultado para ressuscitar ao terceiro dia; e peçamos humildemente:

R. Senhor, tende piedade de nós!

Senhor Jesus, que do vosso lado aberto pela lança deixastes correr sangue e água, admirável
sacramento de toda a Igreja,
pelo mistério da vossa morte, sepultura e ressurreição, renovai a vida do povo de Deus. R.
Senhor Jesus, que vos compadecestes até dos que tinham esquecido vossas promessas de
ressurreição,
lembrai-vos daqueles que não acreditam no vosso triunfo sobre a morte e vivem sem
esperança. R.
Cordeiro de Deus, vítima pascal, imolado por todos nós,
atraí para vós a humanidade inteira.R.
Deus do universo, que dominais todos os confins da terra, e quisestes ser encerado num
sepulcro,
livrai do inferno o gênero humano e dai-lhe a glória da imortalidade. R.

(intenções livres)

Cristo, Filho do Deus vivo, que pregado na cruz abristes as portas do paraíso para o ladrão
arrependido,
associai à glória da vossa ressurreição os nossos irmãos e irmãs falecidos, semelhantes a
vós na morte e na ressurreição.
R.

Pai nosso.

Oração
Pai cheio de bondade, vosso Filho unigênito desceu à mansão dos mortos e dela surgiu
vitorioso: concedei aos vossos fiéis, sepultados com ele no batismo, que, pela força de sua
ressurreição, participem da vida eterna, com ele. Que convosco vive e reina, na unidade do
Espírito Santo.

Conclusão da Hora

O Senhor nos abençoe,
nos livre de todo o mal
e nos conduza à vida eterna. Amém.
(Minha meditação)
FOMOS RESGATOS
Nunca é tarde para despertarmos de um sono, ou melhor, de um pesadelo: a vida fútil.
É claro e evidente que não podemos a todo momento estarmos culpando nossos pais por algo que nós, podemos de sobremodo evitar. É como se estivéssemos ocultando nossa responsabilidade, e até achando bom vivemos na promiscuidade, e quiséssemos encontrar um culpado, nos omitindo de fazermos  o certo. Quando tudo está bem, somos os tais, os da bola da vez, mas quando nada sai como deveria, aí, sim, logo encontramos o passado como sendo os responsáveis pelas tragédias da vida.
Se fizermos um levantamento de gerações que vieram ao mundo depois do grande evento vivido por Jesus, perderíamos as contas, portanto, não temos motivo nenhum para desculparmos de nossas negligências no tocante aos elementos constitutivos da vida humana, religiosa, social e política. Jesus é o exemplo fiel de superação de tudo quanto veio para O derrubar, e ainda  mais, é-nos O maior referencial que nos orienta e nos direciona à onde devemos ir, além do que, deu a vida para nos salvar: “Sabeis que fostes resgatados da vida fútil herdada de vossos pais, não por meio de coisas perecíveis, como a prata ou o ouro, mas pelo precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro sem mancha nem defeito. Antes da criação do mundo, ele foi destinado para isso, e neste final dos tempos, ele apareceu, por amor de vós. Por ele é que alcançastes a fé em Deus. Deus o ressuscitou dos mortos e lhe deu a glória, e assim, a vossa fé e esperança estão em Deus”. Não acordamos para esta realidade, porque achamos o Seu amor por nós, como se fosse da Sua parte um dever e uma responsabilidade para com a humanidade. Estamos, agindo assim, nos enganando a nós mesmos, porque Deus fez o que tinha de fazer, em razão da nossa salvação, mas se não quisermos, tenhamos a certeza que Ele não vai forçar ninguém, pois cada um é responsável pelos seus atos, sendo julgados pelos por Ele, em vista da liberdade que nos outorgou. As escolhas são nossas, tanto para o bem quanto para o mal; para a felicidade, quanto para a infelicidade.
O preço que Jesus pagou foi muito alto, para nos resgatar. E qual o preço que estamos dispostos a pagar  pelo que Jesus fez por nós, por uma salvação que é para nós”

Nenhum comentário:

Postar um comentário