terça-feira, 12 de março de 2013

VÉSPERAS 12/03/2013

Vésperas
V. Vinde, ó Deus em meu auxílio.
R. Socorrei-me sem demora.
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Hino
A abstinência quaresmal
vós consagrastes, ó Jesus;
pelo jejum e pela prece,
nos conduzis da treva à luz.
Ficai presente agora à Igreja,
ficai presente à penitência,
pela qual vos suplicamos
para os pecados indulgência.
Por vossa graça, perdoai
as nossas culpas do passado;
contra as futuras protegei-nos,
manso Jesus, Pastor amado,
Para que nós, purificados
por esses ritos anuais,
nos preparemos, reverentes,
para gozar os dons pascais.
Todo o universo vos adore,
Trindade Santa, Sumo Bem.
Novos, por graça, vos cantemos
um canto novo e belo. Amém.
Salmodia

Ant. 1 Se de ti, Jerusalém, algum dia eu me esquecer,
que resseque a minha mão!

Salmo 136(137),1-6

Junto aos rios da Babilônia
Este cativeiro do povo deve-se entender como símbolo do nosso cativeiro espiritual
(Sto. Hilário).

=1 Junto aos rios da Babilônia †
nos sentávamos chorando, *
com saudades de Sião.
2 Nos salgueiros por ali *
penduramos nossas harpas.

3 Pois foi lá que os opressores *
nos pediram nossos cânticos;
– nossos guardas exigiam *
alegria na tristeza:
– 'Cantai hoje para nós *
algum canto de Sião!'

=4 Como havemos de cantar †
os cantares do Senhor *
numa terra estrangeira?
=5 Se de ti, Jerusalém, †
algum dia eu me esquecer, *
que resseque a minha mão!

=6 Que se cole a minha língua †
e se prenda ao céu da boca, *
se de ti não me lembrar!
– Se não for Jerusalém *
minha grande alegria!
– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.


Ant. Se de ti, Jerusalém, algum dia eu me esquecer,
que resseque a minha mão!

Ant. 2 Perante os vossos anjos vou cantar-vos, ó meu Deus!

Salmo 137(138)

Ação de graças
Os reis da terra levarão à Cidade Santa a sua glória (cf. Ap 21,14).

1 Ó Senhor, de coração eu vos dou graças, *
porque ouvistes as palavras dos meus lábios!
– Perante os vossos anjos vou cantar-vos *
2 e ante o vosso templo vou prostrar-me.

– Eu agradeço vosso amor, vossa verdade, *
porque fizestes muito mais que prometestes;
3 naquele dia em que gritei, vós me escutastes *
e aumentastes o vigor da minha alma. –

4 Os reis de toda a terra hão de louvar-vos, *
quando ouvirem, ó Senhor, vossa promessa.
5 Hão de cantar vossos caminhos e dirão: *
'Como a glória do Senhor é grandiosa!'

6 Altíssimo é o Senhor, mas olha os pobres, *
e de longe reconhece os orgulhosos.
7 Se no meio da desgraça eu caminhar, *
vós me fazeis tornar à vida novamente;

– quando os meus perseguidores me atacarem *
e com ira investirem contra mim,
– estendereis o vosso braço em meu auxílio *
e havereis de me salvar com vossa destra.

8 Completai em mim a obra começada; *
ó Senhor, vossa bondade é para sempre!
– Eu vos peço: não deixeis inacabada *
esta obra que fizeram vossas mãos!
– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.


Ant. Perante os vossos anjos vou cantar-vos, ó meu Deus!

Ant. 3 O Cordeiro imolado é digno
de receber honra, glória e poder.

Cântico Ap 4,11; 5,9.10.12

Hino dos remidos

4,1 Vós sois digno, Senhor nosso Deus, *
de receber honra, glória e poder!

(R. Poder, honra e glória ao Cordeiro de Deus!)

=5,9 Porque todas as coisas criastes, †
é por vossa vontade que existem *
e subsistem porque vós mandais. (R.)

= Vós sois digno, Senhor nosso Deus, †
de o livro nas mãos receber *
e de abrir suas folhas lacradas! (R.)

– Porque fostes por nós imolado; *
para Deus nos remiu vosso sangue
– dentre todas as tribos e línguas, *
dentre os povos da terra e nações. (R.)

=10 Pois fizestes de nós, para Deus, †
sacerdotes e povo de reis, *
e iremos reinar sobre a terra. (R.)

=12 O Cordeiro imolado é digno †
de receber honra, glória e poder, *
sabedoria, louvor, divindade! (R.)
– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.


Ant. O Cordeiro imolado é digno
de receber honra, glória e poder.

Leitura breve Tg 2,14.17.18b
Meus irmãos, que adianta alguém dizer que tem fé, quando não a põe em prática? A fé seria
então capaz de salvá-lo? A fé, se não se traduz em obras, por si só está morta. Tu, mostra-me a
tua fé sem as obras, que eu te mostrarei a minha fé pelas obras!

Responsório breve

R. Iluminai-me, Senhor, conforme a vossa palavra,
* Para que eu sempre faça a vossa vontade!
R. Iluminai-me.
V. Inclinai meu coração aos vossos preceitos.* Para que eu.
Glória ao Pai.
R. Iluminai-me.
Cântico evangélico (MAGNIFICAT) Lc 1,46-55

Ant.
Eis que agora estás curado; já não voltes a pecar,
para não te acontecer alguma coisa bem pior!
A alegria da alma no Senhor
46 A minha alma engrandece ao Senhor * 47 e exulta meu espírito em Deus, meu Salvador;
48 porque olhou para humildade de sua serva, *
doravante as gerações hão de chamar-me de bendita.

49 O Poderoso fez em mim maravilhas *
e Santo é o seu nome!
50 Seu amor para sempre se estende *
sobre aqueles que o temem;

51 manifestou o poder de seu braço, *
dispersou os soberbos;
52 derrubou os poderosos de seus tronos *
e elevou os humildes;
53 saciou de bens os famintos, *
despediu os ricos sem nada.
54 Acolheu Israel, seu servidor, *
fiel ao seu amor,

55 como havia prometido a nossos pais, *
em favor de Abraão e de seus filhos, para sempre.

– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Ant. Eis que agora estás curado; já não voltes a pecar,
para não te acontecer alguma coisa bem pior!
Preces

Demos glória ao Senhor Jesus Cristo que, exaltado na cruz, atraiu para si todo o gênero
humano; e lhe supliquemos com piedade:

R. Senhor, atraí tudo para vós!

Senhor, iluminai com o mistério da vossa cruz o gênero humano,
para que, atraídos por ela, vos reconheçamos como caminho, verdade e vida.
R.

Dai água viva a todos os que estão sedentos de vós,
para que saciem para sempre a sua sede. R.

Iluminai os intelectuais e os artistas,
para que manifestem a todos os caminhos do vosso Reino. R.

Movei a consciência de todos aqueles a quem o pecado ou o escândalo afastou de vós,
para que voltem à vida da graça e permaneçam no vosso amor. R.

(intenções livres)
Admiti na glória do céu os nossos irmãos e irmãs falecidos,
para que se alegrem eternamente na companhia de Nossa Senhora e de todos os santos. R.
Pai nosso.

Oração

Ó Deus, que a fiel observância dos exercícios quaresmais prepare o coração dos vossos filhos e
filhas para acolher com amor o mistério pascal e anunciar ao mundo a salvação. Por nosso
Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Conclusão da Hora
O Senhor nos abençoe,
nos livre de todo o mal
e nos conduza à vida eterna. Amém. 
 (Minha meditação)

Em nosso cotidiano nos deparamos com uma infinidade de pessoas que insistem em afirmar que têm fé. Lêem a Bíblia constantemente, confessam seus pecados, recebem a comunhão eucarística. Estão muito bonitos na missa, ou no culto, enfileirados, uma perfeição. Mas me parece quando saiem dali, daquele momento único, mas para muitos apenas mágico, porque se esquecem de tudo que aconteceu naquele momento tão ímpar.Realmente, a fé por si só não reproduz na totalidade do ser aquilo que é o esperado por Deus : a salvação. Poderia, sim, se a justiça, o amor, a caridade, o respeito, a fraternidade, o perdão...de fato, acontecessem. E aqui vem o autor sagrado nos iluminando com estas palavras:
"Meus irmãos, que adianta alguém dizer que tem fé, quando não a põe em prática? A fé seria
então capaz de salvá-lo? A fé, se não se traduz em obras, por si só está morta. Tu, mostra-me a
tua fé sem as obras, que eu te mostrarei a minha fé pelas obras"!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário