sábado, 8 de março de 2014

DEUS NOS CONVIDA

O convite de Deus no tempo da quaresma é para a vivermos uma vida disciplinada, sem a qual é impossível a conquista da vigilância. As duas são realidades que se completam,para conquistarmos o equilíbrio das nossas emoções nas relações que vão se sucedendo ao longo de nossas vidas.

Quando buscamos e encontramos a disciplina, encontramos aí tempo que nos é devido para a grande comunhão, intimidade com o nosso Deus, encontrando forças e meios possíveis no combate àqueles que buscam a todo custo manear contra os que são do bem. 
Muitas vezes, ao invés de falarmos com humildade, reconhecendo nossas limitações, gritamos assustadoramente, desesperadamente por Deus, nos convencendo de que tal atitude vai amolecer o coração de Deus a nosso respeito, pedindo socorro.

Ora, todos temos a experiência de que tal comportamento nem sempre é atendido por Ele, o que para os que longe d'Ele estão, é uma decepção. Não vendo que a todo instante estamos O decepcionando. Nascendo daí  uma grande revolta, culpabilizando-O assim pelos desacertos e desencontros da sua vida. E, ao invés de se aproximar mais d'Ele, vendo a oração, o perdão, o jejum e a penitência como meios eficazes na luta contra o mal, vai se afastando sempre mais, criando dentro e fora de si um grande abismo, tornando-se uma pessoa insuportável em suas relações, com atitudes e reações as mais diversificadas e destruidoras.

A disciplina, quando na dimensão da fé, só nos aproxima de Deus nos fazendo seres providentes; mais pacientes, compassivos, e assim naquele dia, ao invocarmos o Senhor, Ele nos ouvirá. Não somente, mas nos guiará para o lugar, longe dos precipícios, Ele responderá: "Eis-me aqui"! E com o salmista, dizermos: "Em voz alta suplico ao Senhor; derramo na sua presença o lamento da minha aflição, diante d'Ele coloco minha dor. Não esqueçamos jamais, mas mesmo assim, não basta somente sabermos, se faz mais que necessário o cumprimento daquilo que por Ele é visto e conhecido, e por nós é visível aos nossos olhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário