quarta-feira, 5 de março de 2014

DIA DE HUILDADE

Não devemos ver a quarta feira de CINZAS, como se fosse um dia qualquer, como as demais quartas feiras que já passaram, bom como as demais de tantos anos. As Igrejas no dia de hoje ficam superlotadas, mutos com aquela falsa ideia de que colocando aquela cruz de cinzas na cabeça, vai perdoar os pecados dos dias anteriores, ou mais precisamente, o carnaval. Não é para isto que se distribui as cinzas na quarta feira, período de preparação para o grande tempo, chamado QUARESMA. É bem verdade que os dias anteriores não invalidam as boas intenções de quem quer mudar algo que tenha cometido de errado. Este gesto é de uma grandeza imensurável, onde podemos meditar na nossa condição de seres humanos frágeis e limitados, e que agora temos 40 dias de preparação, com orações, jejuns, penitência...para nos emendarmos de nossos erros, para melhor nos prepararmos para a vinda de Jesus, para a  qual não estamos muito longe. É um tempo em que devemos nos recolher mais ainda, no reconhecimento da nossa natureza, da pessoa do nosso próximo e, acima
de tudo quem é Deus para cada um de nós. É um tempo para  procurarmos mais honrar o nome de Deus, e descobrirmos o Deus da Bíblia, nos Evangelhos, onde Ele nos fala de forma tão clara, confirmando também ao olharmos a natureza por Ele criada. É um tempo de encontrarmos nos santos evangelhos o alimento, a força...para as nossas vidas. "O Evangelho é o verdadeiro antídoto contra a miséria espiritual: o cristão é chamado a levar a todo o ambiente o anúncio libertador de que existe o perdão do mal cometido, de que Deus é maior que o nosso pecado e nos ama gratuitamente e sempre, e de que estamos feitos para a comunhão e a vida eterna. O Senhor convida-nos a sermos jubilosos anunciadores desta mensagem de misericórdia e esperança"(Papa Francisco).

Nenhum comentário:

Postar um comentário