domingo, 13 de novembro de 2016

REFLEXÃO PESSOAL - Pe.Rosival Gomes da Silva - 33º DOMINGO DO TEMPO COMUM - ANO C II Vésperas

33º DOMINGO DO TEMPO COMUM - ANO C


II Vésperas 

REFLEXÃO PESSOAL - Pe.Rosival Gomes da Silva

Leitura breve 2Cor 1,3-4
Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e Deus de toda consolação. Ele nos consola em todas as nossas aflições, para que, com a consolação que nós mesmos recebemos de Deus, possamos consolar os que se acham em toda e qualquer aflição.

Meus amados e minhas amadas, devemos olhar na grandeza de termos a Deus como Pai. Muitas vezes nos focamos apenas nos problemas e esquecemos que temos um Deus que esta atentos às nossas necessidades, por isso que há momento que nos desesperamos, perdendo com isso a graça de nos dirigirmos a Ele, deixando também de O conhecer, descobri o Pai que temos, portanto não participando das graças que tem para conosco. Mas ele sabe o meu caminho; prove-me, e sairei como o ouro. - Jó 23:10; O Deus eterno te seja por habitação, e por baixo de ti estejam os braços eternos; e ele lance o inimigo de diante de ti e diga: Destrói-o. - Deuterenómio 33:27; Em tudo dai graças; porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco. - I Tessalonicenses 5:18
E já vos esquecestes da exortação que argumenta convosco como filhos: Filho meu, não desprezes a correcção do Senhor, e não desmaies quando por ele fores repreendido; - Hebreus 12:5; Jesus respondeu: Nem ele pecou nem seus pais; mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus. - João 9:3; Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo. - João 16:33; NÃO se turbe o vosso coração: credes em Deus, crede também em mim.- João 14:1; E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que são chamados por seu decreto. Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho; a fim de que ele seja o primogénito entre muitos irmãos. - Romanos 8:28,29; Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada? Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia: fomos reputados como ovelhas para o matadouro. Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou. Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.- Romanos 8:35-39; Quando passares pelas águas estarei contigo, e quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti. - Isaías 43:2; Bem-dito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e o Deus de toda a consolação; Que nos consola em toda a nossa tribulação, para que também possamos consolar os que estiverem em alguma tribulação, com a consolação com que nós mesmos somos consolados de Deus. Porque, como as aflições de Cristo abundam em nós, assim também a nossa consolação abunda por meio de Cristo. Mas, se somos atribulados, é para vossa consolação e salvação; ou, se somos consolados, para vossa consolação é, a qual se opera suportando com paciência as mesmas aflições que nós também padecemos; E a nossa esperança acerca de vós é firme, sabendo que, como sois participantes das aflições, assim o sereis também da consolação. Porque não queremos, irmãos, que ignoreis a tribulação que nos sobreveio na Ásia, pois que fomos sobremaneira agravados mais do que podíamos suportar, de modo tal que até da vida desesperámos.Mas já em nós mesmos tínhamos a sentença de morte, para que não, confiássemos em nós, mas em Deus, que ressuscita os mortos; - IICoríntios 1:3-10; Meus irmãos, tende grande gozo quando cairdes em várias tentações; Sabendo que a prova da vossa fé obra a paciência.Bem-aventurado o varão que sofre a tentação; porque, quando for aprovado receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam. - Tiago 1:2,3,12; Amados, não estranheis a ardente prova que vem sôbre vós para vos tentar, como se coisa estranha vos acontecesse; Mas alegrai-vos no facto de serdes participantes das aflições de Cristo, para que também na revelação da sua glória vos regozijeis e alegreis. - 1Pedro 4:12, 13; Mas, se padece como cristão, não se envergonhe, antes glorifique a Deus nesta parte.. Portanto também os que padecem segundo a vontade de Deus encomendem-lhe as suas almas, como ao fiel Criador, fazendo o bem.- I Pedro 4:16,19; E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas. -Apocalipse 21:4; Os justos clamam, e o SENHOR os ouve e os livra de todas as suas angústias. Perto está o SENHOR dos que têm o coração quebrantado e salva os contritos de espírito. . - Salmos 34:17,18; Ainda que caia, não ficará prostrado, pois o SENHOR o sustém com a sua mão. - Salmos 37:24; Tu, que me tens feito ver muitos males e angústias, me darás ainda a vida e me tirarás dos abismos da terra. Aumentarás a minha grandeza e de novo me consolarás.- Salmos 71:20,21; Isto é a minha consolação na minha angústia, porque a tua palavra me vivificou. - Salmos 119:50
Andando eu no meio da angústia, tu me revificarás; estenderás a mão contra a ira dos meus inimigos, e a tua destra me salvará. - Salmos 138:7; Porque foste a fortaleza do pobre, e a fortaleza do necessitado, na sua angústia; refúgio contra a tempestade, e sombra contra o calor; porque o sopro dos opressores é como a tempestade contra o muro. - Isaías 25:4; Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça. - Isaías 41:10; Os aflitos e necessitados buscam águas, e não há, e a sua língua se seca de sede; eu o SENHOR os ouvirei, eu, o Deus de Israel não os desampararei. - Isaías 41:17; Porque o Senhor não rejeitará para sempre. Pois, ainda que entristeça a alguém, usará de compaixão segundo a grandeza das suas misericórdias. Porque não aflige nem entristece de bom grado os filhos dos homens. - Lamentações 3:31-33; Tendo por certo isto mesmo, que aquêle que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo; - Filipenses 1:6; Se sofrermos, também com ele reinaremos; se o negarmos, também ele nos negará; Se formos infiéis, ele permanece fiel: não pode negar-se a si mesmo. - II Timóteo 2:12,13; E em ti confiarão os que conhecem o teu nome; porque tu, SENHOR, nunca desamparaste os que te buscam - Salmos 9:10; No dia da minha angústia, clamarei a ti, porquanto me respondes - Salmos 86:7; sara os quebrantados de coração e liga-lhes as feridas; - Salmos 147:3.

V. Vinde, ó Deus, em meu auxílio.
R. Socorrei-me sem demora.
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia.

Hino

Criador generoso da luz,
que criastes a luz para o dia,
com os raios primeiros da luz,
sua origem o mundo inicia.

Vós chamastes de 'dia' o decurso
da manhã luminosa ao poente.
Eis que as trevas já descem à terra:
escutai nossa prece, clemente.

Para que sob o peso dos crimes
nossa mente não fique oprimida,
e, esquecendo as coisas eternas,
não se exclua do prêmio da vida.

Sempre à porta celeste batendo,
alcancemos o prêmio da vida,
evitemos do mal o contágio
e curemos da culpa a ferida.

Escutai-nos, ó Pai piedoso,
com o único Filho também,
que reinais com o Espírito Santo
pelos séculos dos séculos. Amém.

Salmodia

Ant. 1 O Senhor estenderá desde Sião
o seu cetro de poder vitorioso,
e reinará eternamente, aleluia.

Salmo 109(110),1-5.7 

O Messias, Rei e Sacerdote 
É preciso que ele reine, até que todos os seus inimigos estejam debaixo de seus pés (1Cor 15, 25). 

1 Palavra do Senhor ao meu Senhor: *
'Assenta-te ao meu lado direito
– até que eu ponha os inimigos teus *
como escabelo por debaixo de teus pés!'

=2 O Senhor estenderá desde Sião †
vosso cetro de poder, pois Ele diz: *
'Domina com vigor teus inimigos;

=3 tu és príncipe desde o dia em que nasceste; †
na glória e esplendor da santidade, *
como o orvalho, antes da aurora, eu te gerei!'

=4 Jurou o Senhor e manterá sua palavra: †
'Tu és sacerdote eternamente, *
segundo a ordem do rei Melquisedec!'

5 À vossa destra está o Senhor, Ele vos diz: *
'No dia da ira esmagarás os reis da terra!
7 Beberás água corrente no caminho, *
por isso seguirás de fronte erguida!'

Ant. O Senhor estenderá desde Sião
o seu cetro de poder vitorioso,
e reinará eternamente, aleluia.

Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia.

Ant. 2 Ante a face do Senhor treme, ó terra, aleluia!

Salmo 113 A(114) 

Israel liberta-se do Egito Sabei que também vós, que renunciastes a este mundo, saístes do Egito (Sto. Agostinho). 

Quando o povo de Israel saiu do Egito, *
e os filhos de Jacó, de um povo estranho,
2 Judá tornou-se o templo do Senhor, *
e Israel se transformou em seu domínio.

3 O mar, à vista disso, pôs-se em fuga, *
e as águas do Jordão retrocederam;
4 as montanhas deram pulos como ovelhas, *
e as colinas, parecendo cordeirinhos.

Ó mar, o que tens tu, para fugir? *
E tu, Jordão, por que recuas deste modo?
6 Por que dais pulos como ovelhas, ó montanhas? *
E vós, colinas, parecendo cordeirinhos?

7 Treme, ó terra, ante a face do Senhor, *
ante a face do Senhor Deus de Jacó!
8 O rochedo ele mudou em grande lago, *
e da pedra fez brotar águas correntes!
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia.

Ant. Ante a face do Senhor treme, ó terra, aleluia!

Ant. 3 De seu reino tomou posse
nosso Deus onipotente. Aleluia.

No cântico seguinte dizem-se os Aleluias entre parênteses somente quando se canta; na recitação, basta dizer o
Aleluia no começo e no fim das estrofes.

Cântico Cf. Ap 19,1-2.5-7 

As núpcias do Cordeiro 

= Aleluia, (Aleluia!). 
1 Ao nosso Deus a salvação, *
honra, glória e poder! (Aleluia!).
2 Pois são verdade e justiça *
os juízos do Senhor.

R. Aleluia, (Aleluia!).

= Aleluia, (Aleluia!).
5 Celebrai o nosso Deus, *
servidores do Senhor! (Aleluia!).
– E vós todos que o temeis, *
vós os grandes e os pequenos!

R. Aleluia, (Aleluia!).

= Aleluia, (Aleluia!).
6 De seu reino tomou posse *
nosso Deus onipotente! (Aleluia!).
7 Exultemos de alegria,*
demos glória ao nosso Deus!

R. Aleluia, (Aleluia!).

= Aleluia, (Aleluia!).
Eis que as núpcias do Cordeiro *
redivivo se aproximam! (Aleluia!).
– Sua Esposa se enfeitou, *
se vestiu de linho puro.

R. Aleluia, (Aleluia!).
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia.

Ant. De seu reino tomou pose nosso Deus onipotente. Aleluia.

Leitura breve 2Cor 1,3-4
Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e Deus de toda consolação. Ele nos consola em todas as nossas aflições, para que, com a consolação que nós mesmos recebemos de Deus, possamos consolar os que se acham em toda e qualquer aflição.

Responsório breve 

R. Ó Senhor, vós sois bendito
* No celeste firmamento. R.Ó Senhor.
V. Vós sois digno de louvor e de glória eternamente.
No celeste. Glória ao Pai. R. Ó Senhor.
Cântico evangélico (MAGNIFICAT) Lc1,46-55 Versão em latim  - clique aqui

Ant. 
É na vossa constância que salvareis vossas vidas.
A alegria da alma no Senhor 
46 A minha alma engrandece ao Senhor * 47 e se alegrou o meu espírito em Deus, meu Salvador;
48 pois ele viu a pequenez de sua serva, *
desde agora as gerações hão de chamar-me de bendita.

49 O Poderoso fez por mim maravilhas *
e Santo é o seu nome!
50 Seu amor, de geração em geração, *
chega a todos que o respeitam;

51 demonstrou o poder de seu braço, *
dispersou os orgulhosos;
52 derrubou os poderosos de seus tronos *
e os humildes exaltou;
53 De bens saciou os famintos, *
e despediu, sem nada, os ricos.
54 Acolheu Israel, seu servidor, *
fiel ao seu amor,

55 como havia prometido aos nossos pais, *
em favor de Abraão e de seus filhos, para sempre.

– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Ant. É na vossa constância que salvareis vossas vidas.
Preces 
Como membros de Cristo que é nossa cabeça, adoremos o Senhor; e aclamemos com alegria:

R. Senhor, venha a nós o vosso Reino! 

Cristo, nosso Salvador, fazei de vossa Igreja instrumento de concórdia e unidade para o gênero
humano,
 e sinal de salvação para todos os povos.R. 

Assisti com vossa contínua presença o Santo Padre e o Colégio universal dos Bispos,
 e concedei-lhes o dom da unidade, da caridade e da paz. R. 

Fazei-nos viver cada vez mais intimamente unidos a vós,
 para proclamarmos com o testemunho da vida a chegada do vosso Reino. R. 

Concedei ao mundo a vossa paz,
 e fazei reinar em toda parte a segurança e a tranquilidade. R. 

(intenções livres) 
Dai aos que morreram a glória da ressurreição,
 e concedei que também nós um dia possamos participar com eles da felicidade eterna. R. 

Pai nosso.
Oração
Senhor nosso Deus, fazei que a nossa alegria consista em vos servir de todo o coração, pois
só teremos felicidade completa, servindo a vós, criador de todas as coisas. Por nosso
Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Conclusão da Hora 
O Senhor nos abençoe,
nos livre de todo o mal
e nos conduza à vida eterna. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário