quinta-feira, 3 de novembro de 2016

REFLEXÃO PESSOAL - Pe.Rosival Gomes da Silva - Vésperas

Vésperas
REFLEXÃO PESSOAL - Pe.Rosival Gomes da Silva


Leitura breve         1Pd 3,8-9
Sede todos unânimes, compassivos, fraternos, misericordiosos e humildes. Não pagueis o mal com o mal, nem ofensa com ofensa. Ao contrário, abençoai, porque para isto fostes chamados: para serdes herdeiros da bênção. 

Meus amados e minhas amadas, bem sabemos o quanto somos atribulados por todos os lados, igualmente por muitas pessoas que pensam praticar o mel, mas que vivem à margem dos valores evangélicos, isto porque não se preocupam em dar a Deus o que Lhe pertence: a reciprocidade no amor. Somos chamados à unidade no amor, na fraternidade, na misericórdia, na humildade, no perdão..., enfim em tudo quanto possa nos preparar para a eternidade, pois somos passageiros nesse mundo, embora nem sempre queremos aceitar, mas somente com a unidade com o Pai e os irmãos, seremos preparados para o grande Encontro. A bênção é para nós, e para os que buscam a conversão... De modo que meditemos: f. 6:10-17 (LDH) "Finalmente, unidos com o Senhor e por meio da força do seu grande poder, sejam fortes. Vistam-se com toda a armadura que Deus dá a vocês, para ficarem firmes contra as armadilhas do Diabo. Porque nós não estamos lutando contra seres humanos, mas contra as forças espirituais do mal que vivem na região celestial, isto é, os governos, as autoridades e os poderes do universo, desta época de escuridão. Por isso peguem agora a armadura de Deus. Assim, quando chegar o dia de enfrentares as forças do mal, vocês poderão resistir aos ataques do inimigo e, depois de lutarem até o fim, vocês ainda continuarão firmes, sem recuar. Portanto, estejam preparados. Usem a verdade como cinturão. Vistam-se com a couraça da justiça e calcem, como sapatos, o entusiasmo para anunciar a Boa-Notícia da Paz. E levem sempre a fé como escudo, para poderem se proteger de todos os dardos de fogo do Diabo. Recebam a salvação como capacete e a palavra de Deus como a espada que o Espírito Santo dá a vocês".
 VESTIDOS PARA O SUCESSO
Rom. 13:12  "A noite está terminando, e o dia vem chegando. Por isso, paremos de fazer o que pertence a escuridão e peguemos as armas para lutarmos na luz".
Jer. 46:3-4  "... Aprontem os seus escudos e marchem para a batalha! Ponham arreios nos cavalos e montem! Formem filas e ponham os capacetes! Afiem as lanças e vistam as couraças!"
O propósito deste Estudo Bíblico é considerar e meditar sobre o significado das Escrituras para cada elemento da armadura completa de Deus, de forma que possamos permanecer de pé firmes nas batalhas da vida.
Prov. 20:18  "Procure bons conselhos e você terá sucesso; não entre na batalha sem antes fazer planos".
I Cor. 14:8  "Se o homem que toca a corneta não der um som bem claro, quem se preparará para a batalha?"

FIQUE FIRME!
Apoc. 6:17  "Pois já chegou o grande dia da ira deles, e quem poderá suportá-la?
Lc. 21:36  "Portanto, fiquem vigiando e orando sempre, para poderem escapar de tudo o que vai acontecer e continuarem firmes diante do Filho de Deus".
I Cor. 10:12-13  "Assim, aquele que pensa que está de pé é melhor ter cuidado para não cair. As tentações que vocês tem que enfrentar são as mesmas que os outros enfrentam; mas Deus cumpre a sua promessa e não deixará que sofram tentações além das suas forças. Ao contrário, quando vier a tentação, Deus dará forças a vocês para suportá-las, e assim poderão sair dela".
Jd 1:24  "A Deus, que pode evitar que você caiam e que pode apresentá-los sem defeitos e cheios de alegria na sua gloriosa presença".
Tg. 4:7  "Portanto, obedeçam a Deus, enfrentem o Diabo, e ele fugirá de vós".

O CINTURÃO DA VERDADE

Ef. 6:14  "... Usem a verdade como cinturão."
Isa. 11:5  "A justiça será o cinto dos seus lombos, e a fidelidade o cinto dos seus rins".
Ex. 12: 11  "Já vestidos, calçados e com a vara na mão, comam depressa o animal. Esta é a Páscoa do Deus Eterno".
I Re. 18:46  "O poder do Deus Eterno veio sobre Elias; ele apertou o seu cinto e correu na frente de Acabe todo o caminho até a Jezreel".
Ef. 4:25 "Por isso não mintam mais. Cada um fale a verdade com o seu irmão, pois todos nós somos membros do corpo de Cristo".
Ray Stedman: Nenhum cristão tem o direito a uma vida particular. Nossas vidas devem ser vividas abertamente perante todos os homens, transparente, um espetáculo para o mundo inteiro. Não temos vidas particulares, nem devemos esperar uma. Isto é básica e fundamentalmente errado. Os cristãos devem ser uma demonstração da verdade".
Jo. 4:24  " Deus é Espírito, e por isso os que o adoram devem adorá-lo em espírito e em verdade".
Col. 3:8-10  "Mas agora deixem tudo isto: a raiva, a paixão e os sentimentos de ódio. E que nenhum insulto ou conversa indecente saia da boca de vocês. Não mintam uns aos outros, pois você já abandonaram a natureza velha com os seus costumes e se vestiram com a nova natureza. Essa nova natureza é a nova pessoa que Deus, o seu criador, está renovando constantemente para que ela se torne semelhante a ele, a fim de trazer vocês ao completo conhecimento dele mesmo".
II Tess. 2:10 "... para os que perecem, porque não receberam o amor da verdade para serem salvos".

A COURAÇA DA JUSTIÇA
Fil. 3:9  "... Eu não procuro mais ser justo por meio da minha obediência à Lei. Agora tenho a justiça que é dada por meio da fé em Cristo Jesus, a justiça quem vem de Deus e é baseada na fé".
Isa. 59: 16-17 "... Então com a sua própria força ele venceu e, por ser o Deus justo, conseguiu a vitória. O Eterno vestiu a couraça da justiça e pôs na cabeça o capacete da salvação; a vingança lhe serviu de roupa, a sua ira foi a capa que usou".
Ex. 28:15  "Faça um peitoral, que o Grande-Sacerdote usará para descobrir a vontade de Deus. Como o manto sacerdotal..."
I Re. 3:9 "Portanto, dá-me sabedoria para que eu possa governar o teu povo com justiça e saber a diferença entre o bem e o mal..."
Sal. 94:15  "Novamente haverá justiça nos tribunais, e todos os que são honestos estarão a favor dela".
Prov. 2:7-9 "Ele dá ajuda e proteção a quem é direito e honesto. Deus protege os que tratam os outros com justiça e guarda os que lhe obedecem. Se você me ouvir, entenderá o que é direito, justo e honesto e saberá o que deve fazer".

FIRMADOS NO EVANGELHO
Efe. 6:15 ...e calcem, como sapatos, o entusiasmo para anunciar a Boa Notícia de paz.
Efe 6:15 ...e calçados os pés com a preparação do evangelho da paz.
Rom 10:15  ...Assim como está escrito: Quão formosos os pés dos que anunciam boas novas!
Imagine-se de pé e descalço numa região árida, cheia de pedras como a do Oriente Médio. Você até pode se mover, só que com muito cuidado. Contudo, sem sapatos, você seria inútil no dia de uma batalha. O peso das outras peças da armadura, só fariam os seus pés mais sensíveis se você não tivesse proteção. Você seria um alvo fácil para o inimigo, pois não teria agilidade e estaria estremecendo de dor cada vez que tentasse se mover. Por isso é essencial ter nossos "pés calçados com o evangelho da paz".
1 Cor 15:1-4 ) Agora, irmãos, quero que se lembrem da boa notícia que anunciei a vocês. Esta é a mensagem que vocês aceitaram e na qual continuam firmes. A mensagem que anunciei a vocês é o evangelho. E é por meio do evangelho que vocês são salvos, se continuarem firmes nele. A não ser que não tenha adiantado nada vocês crerem nele. .. Cristo morreu pelos nossos pecados, como está escrito nas Escrituras Sagradas; ele foi sepultado e ressuscitou no terceiro dia, como está escrito nas Escrituras.
Este é o evangelho como o recebemos. É tolice para muitos, mas vida e luz para aqueles que acreditam nele e desejam seguir e ser "incluídos" na morte de Cristo. Na prática, o Evangelho significa que estamos mortos para uma vida própria com todas as suas concupiscências e instintos e vivos com nova vida em Cristo. As boas novas são que ao considerarmo-nos "homens mortos" em Cristo, podemos ser colocados em paz com Deus em Cristo. Se realmente tivermos morrido para o "eu", com o tempo, os nossos instintos estarão mortos para as pedras, vidros e espinhos deste mundo que costumavam nos ferir. Aqueles firmes no Evengelho não reagirão na carne. Aio invés disso, serão movidos pelo Espírito de Deus com um desprezo protegido para tais considerações "carnais", sendo "protegidos" pelos "sapatos da morte, sepultamento e ressurreição de Cristo", que é o Evangelho que traz paz.
1 Ped 2:11 Queridos amigos, lembrem-se de que vocês são estrangeiros de passagem por este mundo. Peço, portanto, que evitem as paixões carnais que estão sempre em guerra contra a alma.
Gal 5:16-17  O que eu quero dizer é isto: Deixem que o Espírito de Deus dirija as suas vidas e não obedeçam aos desejos da natureza humana. Porque o que a nossa natureza humana deseja é contra o que o Espírito quer, e o que o Espírito quer é contra o que a natureza humana deseja. Os dois são inimigos, e por isso vocês não podem fazer o que querem.
Rom 8:5-13  Pois os que são segundo a carne, inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito, para as coisas do Espírito. Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz. Por quanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem verdade pode ser; e os que estão na carne não podem agradar a Deus... se é que o Espírito de Deus habita em vós... ora, se Cristo está em vós, o corpo na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito vive por causa da justiça e, se o Espírito daquele que dos mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dos mortos ressuscitou a Cristo Jesus, há de vivificar também os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita. Portanto, irmãos, somos devedores, não à carne para vivermos segundo a carne; porque se viverdes segundo a carne, haveis de morrer; mas, se pelo Espírito motificardes as obras do corpo, vivereis.
Isa 52:6-7  Portanto o meu povo saberá o meu nome; portanto saberá naquele dia que sou eu o que falo; eis-me aqui. Quão formosos sobre os montes são os pés do que anuncia as boas novas, que proclama a paz, que anuncia coisas boas, que proclama a salvação, que diz a Sião: o teu Deus reina!

V. Vinde, ó Deus em meu auxílio.
R. Socorrei-me sem demora.
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia.
Hino
Deus de supremo poder,
da água os seres gerastes.
Com uns enchestes os mares,
de outros o ar povoastes.

Uns mergulhastes nas águas,
outros soltastes no ar,
com o impulso que os leva
a toda a terra ocupar.

Dai graça a todos os servos,
no vosso sangue lavados,
para vencermos o tédio,
a morte e todo pecado.

Não nos deprimam as culpas,
nem nos inflame a vaidade;
não caia a mente abatida,
nem caia a mente elevada.

Ouvi-nos, Pai piedoso,
e vós, Imagem do Pai,
que como Espírito Santo
eternamente reinais.
Salmodia 
Ant. 1 Exultem de alegria os vossos santos
ao entrarem, ó Senhor, em vossa casa.
Salmo 131(132) 
As promessas do Senhor à casa de Davi
O Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi (Lc 1,32).
1 Recordai-vos, ó Senhor, do rei Davi *
e de quanto vos foi ele dedicado;
2 do juramento que ao Senhor havia feito *
e de seu voto ao Poderoso de Jacó:

3 'Não entrarei na minha tenda, minha casa, *
nem subirei à minha cama em que repouso,
4 não deixarei adormecerem os meus olhos, *
nem cochilarem em descanso minhas pálpebras,
5 até que eu ache um lugar para o Senhor, *
uma casa para o Forte de Jacó!'

6 Nós soubemos que a arca estava em Éfrata *
e nos campos de Iaar a encontramos:
7 Entremos no lugar em que ele habita, *
ante o escabelo de seus pés o adoremos!

8 Subi, Senhor, para o lugar de vosso pouso, *
subi vós, com vossa arca poderosa!
9 Que se vistam de alegria os vossos santos, *
e os vossos sacerdotes, de justiça!
10 Por causa de Davi, o vosso servo, *
não afasteis do vosso Ungido a vossa face!

– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Ant. Exultem de alegria os vossos santos
ao entrarem, ó Senhor, em vossa casa.

Ant. 2 O Senhor escolheu Jerusalém
para ser sua morada entre os povos.
II 
11 O Senhor fez a Davi um juramento, *
uma promessa que jamais renegará:
– 'Um herdeiro que é fruto do teu ventre *
colocarei sobre o trono em teu lugar!

12 Se teus filhos conservarem minha Aliança *
e os preceitos que lhes dei a conhecer,
– os filhos deles igualmente hão de sentar-se *
eternamente sobre o trono que te dei!'

13 Pois o Senhor quis para si Jerusalém*
e a desejou para que fosse sua morada:
14 'Eis o lugar do meu repouso para sempre, *
eu fico aqui: este é o lugar que preferi!'

15 'Abençoarei suas colheitas largamente, *
e os seus pobres como pão saciarei!
16 Vestirei de salvação seus sacerdotes, *
de alegria exultarão os seus fiéis!'

17 'De Davi farei brotar um forte Herdeiro, *
acenderei ao meu Ungido uma lâmpada.
18 Cobrirei de confusão seus inimigos, *
mas sobre ele brilhará minha coroa!'

– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Ant. O Senhor escolheu Jerusalém
para ser sua morada entre os povos.

Ant. 3 O Senhor lhe deu o reino, a glória e o poder;
as nações hão de servi-lo.
Cântico Ap 11,17-18; 12,10b-12a 
O julgamento de Deus
11,17 Graças vos damos, Senhor Deus onipotente, *
a Vós que sois, a Vós que éreis e sereis,
– porque assumistes o poder que vos pertence, *
e enfim tomastes posse como rei!

(R. Nós vos damos graças, nosso Deus!)

18 As nações se enfureceram revoltadas, †
mas chegou a vossa ira contra elas *
e o tempo de julgar vivos e mortos,
= e de dar a recompensa aos vossos servos, †
aos profetas e aos que temem vosso nome, *
aos santos, aos pequenos e aos grandes. (R.) 
=12,10 Chegou agora a salvação e o poder †
e a realeza do Senhor e nosso Deus, *
e o domínio de seu Cristo, seu Ungido.
– Pois foi expulso o delator que acusava *
nossos irmãos, dia e noite, junto a Deus. (R.) 
=11 Mas o venceram pelo sangue do Cordeiro †
e o testemunho que eles deram da Palavra, *
pois desprezaram sua vida até à morte.
– 12 Por isso, ó céus, cantai alegres e exultai *
e vós todos os que neles habitais! (R.) 
Ant. O Senhor lhe deu o reino, a glória e o poder;
as nações hão de servi-lo.
Leitura breve         1Pd 3,8-9
Sede todos unânimes, compassivos, fraternos, misericordiosos e humildes. Não pagueis o mal com o mal, nem ofensa com ofensa. Ao contrário, abençoai, porque para isto fostes chamados: para serdes herdeiros da bênção.

Responsório breve 
R. O Senhor nos saciou
Com a fina flor do trigo. R. O Senhor.
V. Com o mel que sai da rocha nos fartou, nos satisfez.
Com a fina. Glória ao Pai. R. O Senhor.
Cântico evangélico (MAGNIFICAT) Lc 1,46-55 

Ant. O Senhor derrubou os poderosos de seus tronos e elevou os humildes.
A alegria da alma no Senhor 
46 A minha alma engrandece ao Senhor * 47 e se alegrou o meu espírito em Deus, meu Salvador;
48 pois ele viu a pequenez de sua serva, *
desde agora as gerações hão de chamar-me de bendita.

49 O Poderoso fez por mim maravilhas *
e Santo é o seu nome!
50 Seu amor, de geração em geração, *
chega a todos que o respeitam;

51 demonstrou o poder de seu braço, *
dispersou os orgulhosos;
52 derrubou os poderosos de seus tronos *
e os humildes exaltou;
53 De bens saciou os famintos, *
e despediu, sem nada, os ricos.
54 Acolheu Israel, seu servidor, *
fiel ao seu amor,

55 como havia prometido aos nossos pais, *
em favor de Abraão e de seus filhos, para sempre.

– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Ant. O Senhor derrubou os poderosos de seus tronos e elevou os humildes.
Preces 
Oremos a Cristo, pastor, protetor e consolador de seu povo; e digamos com toda a confiança:

R. Senhor, nosso refúgio, escutai-nos! 

Bendito sejais, Senhor, que nos chamastes para fazer parte da vossa santa Igreja;
 conservai-nos sempre nela. R. 
Vós, que confiastes ao nosso Papa N. a solicitude por todas as Igrejas,
– concedei-lhe uma fé inquebrantável, uma esperança viva e uma caridade generosa. R. 
Dai aos pecadores a graça da conversão e aos que caíram o dom da fortaleza,
 e a todos concedei penitência e salvação.R. 
Vós, que quisestes habitar num país estrangeiro,
– lembrai-vos daqueles que se encontram longe da família e da pátria. R. 
(intenções livres) 
A todos os mortos que depositaram sua esperança em vós,
– concedei-lhes a paz eterna. R.
Pai nosso.
Oração
Recebei, Senhor, a nossa ação de graças, neste dia que termina, e em vossa misericórdia perdoai-nos as faltas que por fragilidade cometemos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Conclusão da Hora

O Senhor nos abençoe,
nos livre de todo o mal
e nos conduza à vida eterna. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário