sexta-feira, 25 de novembro de 2016

REFLEXÃO PESSOAL - Pe.Rosival Gomes da Silva - Vésperas

Vésperas 

REFLEXÃO PESSOAL - Pe.Rosival Gomes da Silva
Leitura breve 1Cor 2,7-10a 

Falamos da misteriosa sabedoria de Deus, sabedoria escondida, que, desde a eternidade, Deus destinou para nossa glória. Nenhum dos poderosos deste mundo conheceu essa sabedoria. Pois, se a tivessem conhecido, não teriam crucificado o Senhor da glória. as, como está escrito, o que Deus preparou para os que o amam é algo que os olhos jamais viram, nem os ouvidos ouviram, nem coração algum jamais pressentiu. A nós Deus revelou esse mistério através do Espírito. 

Meus amados e minhas amadas,quero dividir com vocês o que está no meu coração. Pois, o que adiantaria ser eu sabedor de tudo isso, mas guardar somente para mim, estaria eu levando pessoas para Deus, ou agindo justamente com tantas que vivem alienados, sem conhecer a verdade que liberta e salva? Pois bem, vemos a sabedoria de Deus como algo distante, não que ela se faça, mas porque nós mesmos nos distanciamos dela, justamente por acharmos que dela não precisamos,nos enganamos, pois nada somos e nada fazemos sem ela, pode-se pensar que pode, mas nada tem duração. Ela está aos nossos olhos, principalmente quando nos admoesta diante dos fatos e acontecimentos do tempo presente, tão catastróficos. Deus a deixou para a nossa glória, não para nos vangloriarmos, mas para que seja uma indispensável ferramenta direcionadora das nossas vidas, igualmente do que fazemos. "Falamos da misteriosa sabedoria de Deus, sabedoria escondida, que, desde a eternidade, Deus destinou para nossa glória. Nenhum dos poderosos deste mundo conheceu essa sabedoria. Pois, se a tivessem conhecido, não teriam crucificado o Senhor da glória. as, como está escrito, o que Deus preparou para os que o amam é algo que os olhos jamais viram, nem os ouvidos ouviram, nem coração algum jamais pressentiu. A nós Deus revelou esse mistério através do Espírito". Ler 1ª Coríntios 2:5-16: “Mas falamos da sabedoria de Deus em mistério, outrora oculta, a qual Deus preordenou desde a eternidade para a nossa glória; sabedoria essa que nenhum dos poderosos desde século conheceu; porque se a tivesse conhecido, jamais teria crucificado o Senhor da Glória; mas como está escrito: Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou no coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam. Efésios 1:16-23: Façamos hoje esta oração como fez um dia o apóstolo Paulo: “Oramos para que Tu, o Deus do nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, nos dê espírito de sabedoria e de revelação no conhecimento da Tua pessoa, iluminando os olhos de nosso entendimento, para que saibamos qual é a esperança a que Tu nos chamaste, e quais as riquezas da glória da Tua herança nos santos, e qual a maravilhosa grandeza do Teu poder para conosco, os que cremos… “ Amém. “E te pedimos para que nossos corações sejam consolados, unidos em amor, até alcançar todas as riquezas do pleno entendimento, a fim de conhecer o mistério de Deus, o Pai, e de Cristo, em quem estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento…” Amém  - Colossenses 2:2-3


V. Vinde, ó Deus em meu auxílio.
 R. Socorrei-me sem demora.
 Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
 Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia.
Hino
A Maria perdoando
e ao ladrão, na cruz, salvando,
vós me destes esperança.

Meu pedido não é digno,
mas, Senhor, vós sois benigno
não me queime o fogo eterno.

No rebanho dai-me abrigo,
arrancai-me do inimigo,
colocai-me à vossa destra.

Quando forem os malditos
para o fogo eterno, aflitos,
entre os vossos acolhei-me.

Dum espírito contrito
escutai, Senhor, o grito:
tomai conta do meu fim.

Lacrimoso aquele dia,
quando em meio à cinza fria
levantar-se o homem réu.

Libertai-o, Deus do céu!
Bom Pastor, Jesus piedoso,
dai-lhe prêmio, paz, repouso.

Vós, ó Deus de majestade,
vivo esplendor da Trindade,
entre os eleitos nos contai.

Salmodia 
Ant. 1 Libertai minha vida da morte, e meus pés do tropeço, Senhor!

Salmo 114(116 A) 
Ação de graças É preciso que passemos por muitos sofrimentos para entrar no Reino de Deus (At 14,22). 
1 Eu amo o Senhor, porque ouve *
o grito da minha oração.
2 Inclinou para mim seu ouvido, *
no dia em que eu o invoquei.

3 Prendiam-me as cordas da morte, *
apertavam-me os laços do abismo;
= invadiam-me angústia e tristeza: †
4 eu então invoquei o Senhor: *
‘Salvai, ó Senhor, minha vida!’

5 O Senhor é justiça e bondade, *
nosso Deus é amor-compaixão.
6 É o Senhor quem defende os humildes: *
eu estava oprimido, e salvou-me.
7 Ó minh’alma, retorna à tua paz, *
o Senhor é quem cuida de ti!

=8 Libertou minha vida da morte, †
enxugou de meus olhos o pranto *
e livrou os meus pés do tropeço.
9 Andarei na presença de Deus, *
junto a ele na terra dos vivos.
– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Ant. Libertai minha vida da morte, e meus pés do tropeço, Senhor!

Ant. 2 Do Senhor é que me vem o meu socorro, do Senhor que fez o céu e fez a terra.

Salmo 120(121) 
Deus protetor de seu povo Nunca mais terão fome nem sede. Nem os molestará o sol nem algum calor ardente (Ap 7,16). 
1 Eu levanto os meus olhos para os montes: *
de onde pode vir o meu socorro?
2 ‘Do Senhor é que me vem o meu socorro, *
do Senhor que fez o céu e fez a terra!’

3 Ele não deixa tropeçarem os meus pés, *
e não dorme quem te guarda e te vigia.
4 Oh! não! ele não dorme nem cochila, *
aquele que é o guarda de Israel!

5 O Senhor é o teu guarda, o teu vigia, *
é uma sombra protetora à tua direita.
6 Não vai ferir-te o sol durante o dia, *
nem a lua através de toda a noite.

7 O Senhor te guardará de todo o mal, *
ele mesmo vai cuidar da tua vida!
8 Deus te guarda na partida e na chegada. *
Ele te guarda desde agora e para sempre!
– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Ant. Do Senhor é que me vem o meu socorro, do Senhor que fez o céu e fez a terra.

Ant. 3 Vossos caminhos são verdade, são justiça, ó Rei dos povos todos do universo!

Cântico Ap 15,3-4 
Hino de adoração 

3 Como são grandes e admiráveis vossas obras, *
ó Senhor e nosso Deus onipotente!
– Vossos caminhos são verdade, são justiça, *
ó Rei dos povos todos do universo!

(R. São grandes vossas obras, ó Senhor!) 

=4 Quem, Senhor, não haveria de temer-vos, †
e quem não honraria o vosso nome? *
Pois somente vós, Senhor, é que sois santo! (R.) 

(R. São grandes vossas obras, ó Senhor!) 
= As nações todas hão de vir perante vós, †
e prostradas haverão de adorar-vos, *
pois vossas justas decisões são manifestas! (R.)

(R. São grandes vossas obras, ó Senhor!) 
– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.(R.)

Ant. Vossos caminhos são verdade, são justiça, ó Rei dos povos todos do universo!

Leitura breve 1Cor 2,7-10a 
Falamos da misteriosa sabedoria de Deus, sabedoria escondida, que, desde a eternidade, Deus destinou para nossa glória. Nenhum dos poderosos deste mundo conheceu essa sabedoria. Pois, se a tivessem conhecido, não teriam crucificado o Senhor da glória. as, como está escrito, o que Deus preparou para os que o amam é algo que os olhos jamais viram, nem os ouvidos ouviram, nem coração algum jamais pressentiu. A nós Deus revelou esse mistério através do Espírito. 

Responsório breve 
R. O Cristo morreu pelos nossos pecados;
* Pelos ímpios, o justo e conduziu-nos a Deus.
R. O Cristo.
V. Foi morto na carne, mas vive no Espírito. Pelos ímpios.
Glória ao Pai. R. O Cristo.
Cântico evangélico (MAGNIFICAT) Lc 1,46-55

Ant. Ó Senhor, sede fiel ao vosso amor,
como havíeis prometido a nossos pais.
A alegria da alma no Senhor 
46 A minha alma engrandece ao Senhor *
47 e exulta meu espírito em Deus, meu Salvador;
48 porque olhou para humildade de sua serva, *
doravante as gerações hão de chamar-me de bendita.

49 O Poderoso fez em mim maravilhas *
e Santo é o seu nome!
50 Seu amor para sempre se estende *
sobre aqueles que o temem;

51 manifestou o poder de seu braço, *
dispersou os soberbos;
52 derrubou os poderosos de seus tronos *
e elevou os humildes;
53 saciou de bens os famintos, *
despediu os ricos sem nada.
54 Acolheu Israel, seu servidor, *
fiel ao seu amor,

55 como havia prometido a nossos pais, *
em favor de Abraão e de seus filhos, para sempre.

– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Ant. Ó Senhor, sede fiel ao vosso amor,
como havíeis prometido a nossos pais.
Preces 
Bendigamos a Cristo nosso Senhor, que se compadeceu dos que choravam e enxugou suas
lágrimas. Cheios de confiança lhe peçamos:

R. Senhor, tende compaixão do vosso povo! 

Senhor Jesus Cristo, que consolais os humildes e os aflitos,
 olhai para as lágrimas dos pobres e oprimidos.R. 
R. Senhor, tende compaixão do vosso povo! 
Deus de misericórdia, ouvi o gemido dos agonizantes,
– e enviai os vossos anjos para que os aliviem e confortem.R. 
Fazei que todos os exilados sintam a ação da vossa providência,
 para que regressem à sua pátria e também alcancem, um dia, a pátria eterna.R. 

Mostrai os caminhos do vosso amor aos que vivem no pecado,
– para que se reconciliem convosco e com a Igreja.R. 
(intenções livres) 
Salvai, na vossa bondade, os nossos irmãos e irmãs que morreram,
– e dai-lhes a plenitude da redenção.R. 
Pai nosso.

Oração 
Ó Deus, cuja inefável sabedoria maravilhosamente se revela no escândalo da cruz, concedei-nos de tal modo contemplar a bendita paixão de vosso Filho, que confiantes nos gloriemos sempre na sua cruz. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. 

Conclusão da Hora


O Senhor nos abençoe,
nos livre de todo o mal
e nos conduza à vida eterna. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário