sexta-feira, 14 de abril de 2017

REFLEXÃO PESSOAL - Pe.Rosival Gomes da Silva - SEXTA-FEIRA DA PAIXÃO DO SENHOR Vésperas

SEXTA-FEIRA DA PAIXÃO DO SENHOR
Vésperas

REFLEXÃO PESSOAL - Pe.Rosival Gomes da Silva

Leitura breve   1Pd 2,21b-24 
Cristo sofreu por vós deixando-vos um exemplo, a fim de que sigais os seus passos. Ele não cometeu pecado algum, mentira nenhuma foi encontrada em sua boca. Quando injuriado, não retribuía as injúrias; atormentado, não ameaçava; antes, colocava a sua causa nas mãos daquele que julga com justiça. Sobre a cruz, carregou nossos pecados em seu próprio corpo, a fim de que, mortos para os pecados, vivamos para a justiça. Por suas feridas fostes curados. 

Agora me vem uma pergunta diante de tal afirmação feita pelo autor sagrado: Será que todos pensam desta forma,principalmente quem está no poder, achando-se o todo poderoso, simplesmente porque chegou numa posição, e que ninguém sabe como? Pois é, ainda hoje nos vem ao nosso encontro certas práticas religiosas que não têm nada a ver com o pensamento, muito menos com a prática de Jesus Cristo. Vemos religiosas que se arvoram do poder, como se fossem donos, para destruir seus co irmãos, humilhar, massacrar, oprimir, julgar, condenar e sentenciar, como se fossem Deus. Lamento que esta triste história continue acontecendo em nossos dias, pois Jesus continua sendo crucificando pelos fariseus que enfeitam, se ornamentam de vestes góticas, etc. para destruir seus semelhantes. Pregam a misericórdia, mas são impiedosos. Pregam contra a inveja e o ciúme mas são os piores, capazes de destruir qualquer um que se destaca em suas atividades, com seus dons e carismas; pregam contra a riqueza, mas são os magnatas de sacristia, fazendo uso ilícito de cobranças de dinheiro, principalmente dos pobres. Pregam contra a ganância, mas são cruéis diante dos pobres, andam nos banquetes de ricos, quantos aos humildes, passam por longe. Meu Deus, quanta hipocrisia! Falamos constantemente da importância de seguir os passos de Jesus, imitando o exemplo do nosso Senhor. Paulo disse: “Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo” (1 Coríntios 11:1). Pedro acrescentou: “...Cristo sofreu em vosso lugar, deixando-vos exemplo para seguirdes os seus passos” (1 Pedro 2:21). Aplicando essas instruções, devemos amar como Jesus ama, agüentar calúnias e perseguições como ele as suportava, resistir a tentações como ele o fez, etc. E a dureza de Jesus? Quando ele fez uma pregação que causou as multidões a irem embora – devemos ser tão fortes? Quando ele expulsou os cambistas e comerciantes do templo – devemos ser tão zelosos, ao ponto de ofender outros? Leia o relato de João 2:13-17 – “Estando próxima a Páscoa dos judeus, subiu Jesus para Jerusalém. E encontrou no templo os que vendiam bois, ovelhas e pombas e também os cambistas assentados; tendo feito um azorrague de cordas, expulsou todos do templo, bem como as ovelhas e os bois, derramou pelo chão o dinheiro dos cambistas, virou as mesas e disse aos que vendiam as pombas: Tirai daqui estas coisas; não façais da casa de meu Pai casa de negócio. Lembraram-se os seus discípulos de que está escrito: O zelo da tua casa me consumirá.” Como devemos aplicar o exemplo de Jesus em nosso serviço ao Senhor? Deus é Santo Para entender o zelo de Jesus, precisamos salientar a santidade de Deus. Santo quer dizer “separado”. Deus é separado de nós em dois sentidos. Primeiro, ele é o Criador, e nós, as criaturas (1 Samuel 2:2,6; Salmo 99:1-3). A natureza de Deus é diferente e superior à nossa. Este sentido da santidade de Deus se manifesta na criação que ele fez do nada. Segundo, ele é acima de todo pecado e maldade, e assim separado dos homens pecadores (Josué 24:19-20). Este aspecto da santidade de Deus se manifesta na criação de homens e mulheres com livre arbítrio, ou seja, com a capacidade de fazer escolhas morais. Deus sempre quis um povo santo. Ele expressou esse desejo na Lei dada aos israelitas (Levítico 11:45). Hoje, ele nos convida a ser santos (1 Pedro 1:15-16). É a santidade que serve como base da nossa obediência à vontade de Deus. A Santidade de Deus
Deve Ser Respeitada no Santuário Dele Jesus entendeu perfeitamente a santidade de Deus e conheceu bem a história dos santuários terrestres. O tabernáculo feito no deserto de Sinai representava a presença de Deus no meio do povo. Quando entraram para servir no tabernáculo, os sacerdotes foram obrigados a respeitar cuidadosamente a santidade do Senhor. Aqueles que não mostraram reverência total para com Deus foram mortos (Levítico 10:1-3). Quase cinco séculos mais tarde, o templo em Jersualém foi construído como uma casa mais permanente para Deus. Deus o santificou como sua habitação (1 Reis 9:3), mas disse que ficaria no meio do povo somente se Israel fosse fiel (1 Reis 9:6-9). Quando Jesus chegou a Jerusalém e viu os homens profanando a casa de Deus, ele agiu com coragem e dureza. Em duas ocasiões, ele expulsou os comerciantes do templo (João 2:13-17, e três anos depois, em Mateus 21:12-13). Jesus respeitou a santidade do santuário de Deus, mesmo quando os líderes religiosos se mostraram relaxados nos seus deveres. O Cristão: Santuário de Deus Em 1 Coríntios 6:19-20, Paulo disse: “Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo.” Cada cristão deve se enxergar como o templo de Deus. Deus habita em nós, e deve ser glorificado e santificado pela nossa vida. Com essa base, compreendemos o problema do pecado. A nossa desobediência mancha e estraga o santuário de Deus. Um povo santo, o povo que Deus sempre quis, começa comigo e com você! Devemos ser santos, como ele é santo.

Hoje rezam as Vésperas somente os que não participam da Ação litúrgica da Paixão do Senhor.

V. Vinde, ó Deus em meu auxílio. R. Socorrei-me sem demora.
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Hino
Do Rei avança o estandarte,
fulge o mistério da Cruz,
onde por nós foi suspenso
o autor da vida, Jesus.

Do lado morto de Cristo,
ao golpe que lhe vibraram,
para lavar meu pecado
o sangue e água jorraram.

Árvore esplêndida e bela,
de rubra púrpura ornada,
de os santos membros tocar
digna, só tu foste achada.

Ó Cruz feliz, dos teus braços
do mundo o preço pendeu;
balança foste do corpo
que ao duro inferno venceu.

Salve, ó altar, salve vítima,
eis que a vitória reluz:
a vida em ti fere a morte,
morte que à vida conduz.

Salve, ó cruz, doce esperança,
concede aos réus remissão;
dá-nos o fruto da graça,
que floresceu na Paixão.

Louvor a vós, ó Trindade,
fonte de todo perdão,
aos que na Cruz foram salvos,
dai a celeste mansão.
Salmodia 
Ant. 1 Olhai, ó povos todos, e vede a minha dor!
Salmo 115(116B)
– 10Guardei a minha fé, mesmo dizendo: *
'É demais o sofrimento em minha vida!'
– 11Confiei, quando dizia na aflição: *
'Todo homem é mentiroso! Todo homem!'

– 12Que poderei retribuir ao Senhor Deus *
por tudo aquilo que ele fez em meu favor?
– 13Elevo o cálice da minha salvação, *
invocando o nome santo do Senhor.
– 14Vou cumprir minhas promessas ao Senhor *
na presença de seu povo reunido.

– 15É sentida por demais pelo Senhor *
a morte de seus santos, seus amigos.
=16Eis que sou o vosso servo, ó Senhor, †
vosso servo que nasceu de vossa serva; *
mas me quebrastes os grilhões da escravidão!

– 17Por isso oferto um sacrifício de louvor, *
invocando o nome santo do Senhor.
– 18Vou cumprir minhas promessas ao Senhor *
na presença de seu povo reunido;
– 19nos átrios da casa do Senhor, *
em teu meio, ó cidade de Sião!
– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.


Ant. Olhai, ó povos todos, e vede a minha dor!

Ant. 2 O alento em mim já se extingue,
o coração se comprime em meu peito.
Salmo 142(143),1-11 
– 1Ó Senhor, escutai minha prece, *
ó meu Deus, atendei minha súplica!
– Respondei-me, ó vós, Deus fiel, *
escutai-me por vossa justiça!
=2Não chameis vosso servo a juízo, †
pois diante da vossa presença *
não é justo nenhum dos viventes.

– 3O inimigo persegue a minha alma, *
ele esmaga no chão minha vida
– e me faz habitante das trevas, *
como aqueles que há muito morreram.
– 4Já em mim o alento se extingue, *
o coração se comprime em meu peito!

=5Eu me lembro dos dias de outrora †
e repasso as vossas ações, *
recordando os vossos prodígios.
=6Para vós minhas mãos eu estendo; †
minha alma tem sede de vós, *
como a terra sedenta e sem água.

– 7Escutai-me depressa, Senhor, *
o espírito em mim desfalece!
= Não escondais vossa face de mim! †
Se o fizerdes, já posso contar-me *
entre aqueles que descem à cova!

– 8Fazei-me cedo sentir vosso amor, *
porque em vós coloquei a esperança!
– Indicai-me o caminho a seguir, *
pois a vós eu elevo a minha alma!
– 9Libertai-me dos meus inimigos, *
porque sois meu refúgio, Senhor!

– 10Vossa vontade ensinai-me a cumprir, *
porque sois o meu Deus e Senhor!
– Vosso Espírito bom me dirija *
e me guie por terra bem plana!

– 11Por vosso nome e por vosso amor *
conservai, renovai minha vida!
– Pela vossa justiça e clemência, *
arrancai a minha alma da angústia!
– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.


Ant. O alento em mim já se extingue,
o coração se comprime em meu peito.

Ant. 3 E, tendo tomado o vinagre,
Jesus disse: Tudo está consumado!
E, inclinando a cabeça, entregou o espírito.
Cântico Fl 2,6-11
=6Embora fosse de divina condição, †
Cristo Jesus não se apegou ciosamente *
a ser igual em natureza a Deus Pai.

(R. Jesus Cristo é Senhor para a glória de Deus Pai!)

=7Porém esvaziou-se de sua glória †
e assumiu a condição de um escravo, *
fazendo-se aos homens semelhante. (R.) 
Jesus Cristo é Senhor para a glória de Deus Pai!
= Reconhecido exteriormente como homem, †
8humilhou-se, obedecendo até à morte, *
até à morte humilhante numa cruz. (R.) 
Jesus Cristo é Senhor para a glória de Deus Pai!
=9Por isso Deus o exaltou sobremaneira †
e deu-lhe o nome mais excelso, mais sublime, *
e elevado muito acima de outro nome. (R.) 
Jesus Cristo é Senhor para a glória de Deus Pai!
=10Para que perante o nome de Jesus †
se dobre reverente todo joelho, *
seja nos céus, seja na terra ou nos abismos. (R.) 
Jesus Cristo é Senhor para a glória de Deus Pai!
=11E toda língua reconheça, confessando, †
para a glória de Deus Pai e seu louvor: *
'Na verdade Jesus Cristo é o Senhor!' (R.) 
Jesus Cristo é Senhor para a glória de Deus Pai!
Ant. E, tendo tomado o vinagre,
Jesus disse: Tudo está consumado!
E, inclinando a cabeça, entregou o espírito.

Leitura breve   1Pd 2,21b-24 
Cristo sofreu por vós deixando-vos um exemplo, a fim de que sigais os seus passos. Ele não cometeu pecado algum, mentira nenhuma foi encontrada em sua boca. Quando injuriado, não retribuía as injúrias; atormentado, não ameaçava; antes, colocava a sua causa nas mãos daquele que julga com justiça. Sobre a cruz, carregou nossos pecados em seu próprio corpo, a fim de que, mortos para os pecados, vivamos para a justiça. Por suas feridas fostes curados. 
Em lugar do responsório se diz:
Ant. Jesus Cristo se humilhou e se fez obediente,
obediente até à morte, e morte de cruz.
CÂNTICO EVANGÉLICO (MAGNIFICAT) Lc1,46-55
Ant. Inimigos que nós éramos de Deus,
reconciliados nós ficamos com Deus Pai
pela morte de seu Filho, Jesus Cristo.
A alegria da alma no Senhor ouvir: 
46 A minha alma engrandece ao Senhor * 47 e se alegrou o meu espírito em Deus, meu Salvador;
48 pois ele viu a pequenez de sua serva, *
desde agora as gerações hão de chamar-me de bendita.

49 O Poderoso fez por mim maravilhas *
e Santo é o seu nome!
50 Seu amor, de geração em geração, *
chega a todos que o respeitam;

51 demonstrou o poder de seu braço, *
dispersou os orgulhosos;
52 derrubou os poderosos de seus tronos *
e os humildes exaltou;
53 De bens saciou os famintos, *
e despediu, sem nada, os ricos.
54 Acolheu Israel, seu servidor, *
fiel ao seu amor,

55 como havia prometido aos nossos pais, *
em favor de Abraão e de seus filhos, para sempre.

– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Ant. Inimigos que nós éramos de Deus,
reconciliados nós ficamos com Deus Pai
pela morte de seu Filho, Jesus Cristo.

Preces 
Recomenda-se usar hoje, como Preces das Vésperas, a Oração universal que se propõe para este dia no Missal Romano. Mas, se for preferível, podem-se dizer as Preces que a seguir se propõem, ou então, fazer um momento de oração em silêncio, depois de anunciar cada uma das intenções da Oração universal antes mencionada. 
Comemorando piedosamente a morte de nosso Senhor Jesus Cristo, de onde brotou a vida do mundo, roguemos a Deus Pai:

R. Pela morte de Cristo, vosso Filho, ouvi-nos, Senhor!

Fortalecei, Senhor, a unidade da Igreja.
R. Protegei o Santo Padre N.
R. 
Santificai pelo Espírito Santo os ministros da Igreja e todo o povo cristão.
R. Aumentai a fé e a sabedoria dos catecúmenos.
R. Congregai todos os cristãos na unidade.
R. 
Conduzi os judeus à plenitude da redenção.
R. Iluminai com a luz da vossa glória os que não creem em Cristo.
R. Revelai aos ateus os sinais da vossa bondade nas obras da criação.
R. Dirigi o espírito e o coração dos governantes.
R. Confortai os atribulados.
R. 
(intenções livres) 
Socorrei os que morreram.
R.
Pai nosso... 
Oração
Olhai com amor, ó Pai, esta vossa família, pela qual nosso Senhor Jesus Cristo livremente se entregou às mãos dos inimigos e sofreu o suplício da cruz. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Conclusão da Hora 

O Senhor nos abençoe,
nos livre de todo o mal
e nos conduza à vida eterna. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário