quinta-feira, 6 de abril de 2017

REFLEXÃO PESSOAL - Pe.Rosival Gomes da Silva - Quinta-feira da V Semana da Quaresma Vésperas

Quinta-feira da V Semana da Quaresma
Vésperas
REFLEXÃO PESSOAL - Pe.Rosival Gomes da Silva

Leitura breve Hb 13,12-15 
Jesus sofreu do lado de fora da porta, para santificar o povo pelo seu próprio sangue. Vamos, portanto, sair ao seu encontro, fora do acampamento, carregando a sua humilhação. Porque não temos aqui cidade permanente, mas estamos à procura daquela que está para vir. Por meio de Jesus, ofereçamos a Deus um perene sacrifício de louvor, isto é, o fruto dos lábios que celebram o seu nome. 

Quem são hoje os que sofrem, e o fazem por amor, ou mesmo para resgatar vidas? Olhando  bem, quase ninguém. As religiões nas pessoas de seus líderes receberam esta missão. O mesmo podemos dizer dos líderes políticos, ou de comunidade.  Ora, todos, parece ter se corrompido pela praga do dinheiro. Este por sua vez é gerador de grandes males, até então no início é visto de uma maneira completamente enganadora, farsante, etc., esquecendo assim dos princípios norteadores da vida. Não vemos quem dê sua vida pelo outro, apenas se auto justificam afirmando que isso era somente para Jesus, o que não deixa de transparecer um absurdo do ponto de vista histórico e de conhecimento. Devemos olhar o que Jesus fez por nós, para que façamos também pelos outros A nossa missão não é outra senão esta, tornar possível aos outros a felicidade, direito de todos, não de alguns somente. Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e com ele cearei, e ele, comigo. (Apocalipse 3.20); Estas palavras foram ditas pelo Senhor Jesus para uma igreja cristã, a saber, a igreja na cidade de Laodicéia, que estava situada na região conhecida como Ásia Menor, no Oriente Médio. O mais espantoso é a posição onde Jesus se encontrava: do lado de fora da porta! Ele disse: "Eis que estou à porta" - Ele "está", ou seja, não se cansou de esperar, não se cansou de bater, ainda aguarda que você abra a porta de seu coração. Essa porta somente poderá ser aberta por você. Jesus não empurra a porta, nem derruba a porta, nem ameaça invadir como um salteador ou ladrão. Ele espera que a porta seja aberta pelo dono da casa. Ele disse: "...estou à porta e bato" - o Senhor não está inerte em frente da porta fechada. Ele está batendo na porta. E Ele bate na porta do coração do homem de várias maneiras: através da pregação da sua Palavra, Ele bate na porta; através do louvor que é cantado, Ele bate na porta; pela doutrina pastoral, Ele bate na porta; no pedido de perdão que alguém nos faz, Ele bate na porta; através da mensagem neste blog, Ele bate na porta. De uma coisa tenho certeza: Jesus sempre bate na porta fechada do coração endurecido a fim de restaurar a comunhão com Ele. Ele disse: "...se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta" - Quantas pessoas ouvem a voz de Deus e não a reconhecem. Muitos não são mais sensíveis à voz do Espírito Santo. É preciso reconhecer que está vazio, para depois ser cheio de Deus. É preciso reconhecer que é pecador, para ser perdoado. Outrossim, é preciso deixar o orgulho e humilhar-se aos pés do Senhor para podermos entender a sua voz. A porta somente pode ser aberta pelo lado de dentro. Jesus não entrará de outra forma. Ele só entra se nós deixarmos. Ele só nos usa se dermos espaço para Ele nos usar. O Senhor fará maravilhas em nosso meio se buscarmos a santificação (Js 3.5). Ele derrama água para o que está sedento e vem a Ele (Is 44.3; Jo 7.37). Quem pede, recebe; quem busca encontra (Mt 7.8). Se você clamar, Deus responde (Jr 33.3). O Senhor somente entrará na casa de quem abrir a porta. O cego de Jericó, chamado Bartimeu nunca tinha visto a luz e todos achavam que ele nunca poderia ser curado. Mas isso não é verdade. Ele estava na escuridão da cegueira. Como ele saberia a verdade sobre Jesus? O jeito foi gritar. Não havia uma porta, uma saída para ele no meio da multidão, contudo quando ele ouviu falar de Jesus gritou sem medo e conheceu a luz da verdade (Marcos 10.46-52). Uma mulher estava encurvada há dezoito anos, sem ver o céu, olhar para cima ou enxergar a luz. Jesus disse que ela estava presa por satanás e precisava de libertação (Marcos 9.16). Ela foi libertada pelo poder de Jesus. Um homem tinha um filho com um espírito perturbador que o jogava no fogo e na água e o jovem espumava de raiva. O pai levou o filho em vários lugares, até aos discípulos de Jesus, mas em todas as portas ele voltou sem solução. Jesus expulsou o demônio daquele jovem e ele foi liberto (Marcos 9.14-29).

V. Vinde, ó Deus em meu auxílio. R. Socorrei-me sem demora.
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Hino
A abstinência quaresmal
vós consagrastes, ó Jesus;
pelo jejum e pela prece,
nos conduzis da treva à luz.
Ficai presente agora à Igreja,
ficai presente à penitência,
pela qual vos suplicamos
para os pecados indulgência.
Por vossa graça, perdoai
as nossas culpas do passado;
contra as futuras protegei-nos,
manso Jesus, Pastor amado,
Para que nós, purificados
por esses ritos anuais,
nos preparemos, reverentes,
para gozar os dons pascais.
Todo o universo vos adore,
Trindade Santa, Sumo Bem.
Novos, por graça, vos cantemos
um canto novo e belo. Amém.
Salmodia 
Ant. 1 Senhor meu Deus, clamei por vós e me curastes!
A vós louvor eternamente!
Salmo 29(30) 
Ação de graças pela libertação
Cristo, após sua gloriosa ressurreição, dá graças ao Pai (Cassiodoro). 
2 Eu vos exalto, ó Senhor, pois me livrastes, *
e não deixastes rir de mim meus inimigos!
3 Senhor, clamei por vós, pedindo ajuda, *
e vós, meu Deus, me devolvestes a saúde!
4 Vós tirastes minha alma dos abismos *
e me salvastes, quando estava já morrendo!

5 Cantai salmos ao Senhor, povo fiel, *
dai-lhe graças e invocai seu santo nome!
6 Pois sua ira dura apenas um momento, *
mas sua bondade permanece a vida inteira;
– se à tarde vem o pranto visitar-nos, *
de manhã nos vem saudar a alegria. –

7 Nos momentos mais felizes eu dizia: *
'Jamais hei de sofrer qualquer desgraça!'
8 Honra e poder me concedia a vossa graça, *
mas escondestes vossa face e perturbei-me.

9 Por vós, ó meu Senhor, agora eu clamo, *
e imploro a piedade do meu Deus:
10 Que vantagem haverá com minha morte, *
e que lucro, se eu descer à sepultura?

– Por acaso, pode o pó agradecer-vos *
e anunciar vossa leal fidelidade?
11 Escutai-me, Senhor Deus, tende piedade! *
Sede, Senhor, o meu abrigo protetor!

12 Transformastes o meu pranto em uma festa, *
meus farrapos, em adornos de alegria,
=13 para minh'alma vos louvar ao som da harpa †
e ao invés de se calar, agradecer-vos: *
Senhor meu Deus, eternamente hei de louvar-vos!
– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Ant. Senhor meu Deus, clamei por vós e me curastes!
A vós louvor eternamente!

Ant. 2 Feliz o homem a quem o Senhor
não olha mais como sendo culpado!
Salmo 31(32) 
Feliz o homem que foi perdoado!
Davi declara feliz o homem a quem Deus credita a justiça independentemente das obras (Rm 4,6).
1 Feliz o homem que foi perdoado *
e cuja falta já foi encoberta!
=2 Feliz o homem a quem o Senhor †
não olha mais como sendo culpado, *
e em cuja alma não há falsidade! 

=3 Enquanto eu silenciei meu pecado, †
dentro de mim definhavam meus ossos *
e eu gemia por dias inteiros,

4 porque sentia pesar sobre mim *
a vossa mão, ó Senhor, noite e dia;
– e minhas forças estavam fugindo, *
tal como a seiva da planta no estio.

5 Eu confessei, afinal, meu pecado, *
e minha falta vos fiz conhecer.
– Disse: 'Eu irei confessar meu pecado!' *
E perdoastes, Senhor, minha falta.

6 Todo fiel pode, assim,invocar-vos, *
durante o tempo da angústia e aflição,
– porque, ainda que irrompam as águas, *
não poderão atingi-lo jamais.

7 Sois para mim proteção e refúgio; *
na minha angústia me haveis de salvar,
– e envolvereis a minha alma no gozo *
da salvação que me vem só de vós.

=8 'Vou instruir-te e te dar um conselho; †
vou te dar um conselho a seguir, *
e sobre ti pousarei os meus olhos:

=9 Não queiras ser semelhante ao cavalo, †
ou ao jumento, animais sem razão; *
eles precisam de freio e cabresto
– para domar e amansar seus impulsos, *
pois de outro modo não chegam a ti'.

=10 Muito sofrer é a parte dos ímpios; †
mas quem confia em Deus, o Senhor, *
é envolvido por graça e perdão. –

=11 Regozijai-vos, ó justos, em Deus, †
e no Senhor exultai de alegria! *
Corações retos, cantai jubilosos!
– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém. 

Ant. Feliz o homem a quem o Senhor
não olha mais como sendo culpado!

Ant. 3 O Senhor lhe deu o reino, a glória e o poder;
as nações hão de servi-lo.
Cântico Ap 11,17-18; 12,10b-12a 
O julgamento de Deus
1,17 Graças vos damos, Senhor Deus onipotente, *
a Vós que sois, a Vós que éreis e sereis,
– porque assumistes o poder que vos pertence, *
e enfim tomastes posse como rei!

(R. Nós vos damos graças, nosso Deus!)

18 As nações se enfureceram revoltadas, †
mas chegou a vossa ira contra elas *
e o tempo de julgar vivos e mortos,
= e de dar a recompensa aos vossos servos, †
aos profetas e aos que temem vosso nome, *
aos santos, aos pequenos e aos grandes. (R.) 
Nós vos damos graças, nosso Deus!
=12,10 Chegou agora a salvação e o poder †
e a realeza do Senhor e nosso Deus, *
e o domínio de seu Cristo, seu Ungido.
– Pois foi expulso o delator que acusava *
nossos irmãos, dia e noite, junto a Deus. (R.) 
Nós vos damos graças, nosso Deus!
=11 Mas o venceram pelo sangue do Cordeiro †
e o testemunho que eles deram da Palavra, *
pois desprezaram sua vida até à morte.
– 12 Por isso, ó céus, cantai alegres e exultai *
e vós todos os que neles habitais! (R.)
Nós vos damos graças, nosso Deus!
– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém. 

Ant. O Senhor lhe deu o reino, a glória e o poder;
as nações hão de servi-lo.

Leitura breve Hb 13,12-15 
Jesus sofreu do lado de fora da porta, para santificar o povo pelo seu próprio sangue. Vamos, portanto, sair ao seu encontro, fora do acampamento, carregando a sua humilhação. Porque não temos aqui cidade permanente, mas estamos à procura daquela que está para vir. Por meio de Jesus, ofereçamos a Deus um perene sacrifício de louvor, isto é, o fruto dos lábios que celebram o seu nome. 


Responsório breve 
R. Nós vos bendizemos e adoramos,
* Ó Jesus, nosso Senhor. R. Nós vos.
V. Por vossa cruz vós redimistes este mundo. Ó Jesus.
Glória ao Pai. R. Nós vos.
CÂNTICO EVANGÉLICO (MAGNIFICAT) Lc1,46-55
Ant. Tu nem tens cinquenta anos de existência,
como, pois, dizes ter visto Abraão?
Eu vos digo com certeza, diz Jesus,
já bem antes que Abraão nascesse “Eu Sou”.
A alegria da alma no Senhor ouvir: 
46 A minha alma engrandece ao Senhor *
47 e se alegrou o meu espírito em Deus, meu Salvador;
48 pois ele viu a pequenez de sua serva, *
desde agora as gerações hão de chamar-me de bendita.

49 O Poderoso fez por mim maravilhas *
e Santo é o seu nome!
50 Seu amor, de geração em geração, *
chega a todos que o respeitam;

51 demonstrou o poder de seu braço, *
dispersou os orgulhosos;
52 derrubou os poderosos de seus tronos *
e os humildes exaltou;
53 De bens saciou os famintos, *
e despediu, sem nada, os ricos.
54 Acolheu Israel, seu servidor, *
fiel ao seu amor,

55 como havia prometido aos nossos pais, *
em favor de Abraão e de seus filhos, para sempre.

– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Ant. Tu nem tens cinquenta anos de existência,
como, pois, dizes ter visto Abraão?
Eu vos digo com certeza, diz Jesus,
já bem antes que Abraão nascesse “Eu Sou”.
Preces 
Oremos a Cristo nosso Senhor, que nos deu o mandamento novo de nos amarmos uns aos outros como ele nos amou; e imploremos:

R. Senhor, fazei crescer o amor em vosso povo! 

Bom Mestre, ensinai-nos a vos amar em nossos irmãos e irmãs,
 e a vos servir em cada um deles. 
R. Senhor, fazei crescer o amor em vosso povo! 

Vós, que na cruz pedistes ao Pai perdão para vossos algozes,
 ensinai-nos a amar os nossos inimigos e a orar pelos que nos perseguem. 
R. Senhor, fazei crescer o amor em vosso povo! 

Pela participação no mistério do vosso Corpo e Sangue, aumentai em nós a caridade, a fortaleza e a confiança;
 fortalecei os fracos, consolai os tristes e dai esperança aos agonizantes. 
R. Senhor, fazei crescer o amor em vosso povo! 

Cristo, Luz do mundo, que na piscina de Siloé destes a vista ao cego de nascença,
 iluminai os catecúmenos pelo sacramento do batismo e pela palavra da vida. 
R. Senhor, fazei crescer o amor em vosso povo! 

(intenções livres) 
Concedei a plenitude do vosso amor aos que morreram,
 e contai-nos também entre os vossos escolhidos. 
R.Senhor, fazei crescer o amor em vosso povo! 
Pai nosso.
Oração

Assisti, ó Deus, aqueles que vos suplicam e guardai com solicitude os que esperam em vossa misericórdia, para que, libertos de nossos pecados, levemos uma vida santa e sejamos herdeiros das vossas promessas. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. 
Conclusão da Hora 
O Senhor nos abençoe,
nos livre de todo o mal
e nos conduza à vida eterna. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário