sábado, 23 de junho de 2012

O NASCIMENTO DE JOÃO BATISTA

O nascimento de João Batista nos trás alguns elementos de grande importância, não somente para a nossa fé, mas também para com a nossa vida frente a um mundo que desde sempre nos espera, com atitudes, postura de quem é chamado por Deus em vista de uma missão. A nossa fé não pode se reduzier apenas e tão somente a elementos ad intra, mas ad extra, ou seja, uma fé cuja postura seja a de levar aos outros o fruto da nossa vivência e convivência pessoa com o Deus da Biblia. Há duas  esperas: uma que parte de Deus para o ser criado à imagem e semelhança do próprio Deus: o homem. A outra que parte de homem em relação a Deus, cuja expectativa desse é o encontro de uma  solução aos problemas do tempo presente, como por exemplo: injustiças e desigualdades sociais; violência contra a dignidade do ser humano e o direito à vida na sua plenitude, mas também em suas necessidades mais básicas e emergentes; o desreispeito à natureza, ao universo criado pelo próprio Deus.
Há como que em todo ser humano uma sede de ver acontecer seus projetos, sonhos acontecerem de forma plena, ainda que demore, mas não importa o tempo, mas que venha.
Vemos de forma transperante, clara e evidente, sem deixar de ser surpreendente, que o nascimento de João, pelas circunstâncias, apresenta-se como acontecimento maravilhoso, fantástico, fora dos padrões humanos, daquilo que seria normal às mulheres  da época. Sem dúvida, não deixaram de acontecer murmúrios e exclamações de curiosos, ou não, quando souberam que uma anciã estério tornara-se mãe. Mãe! Com certeza, todos atônitos, faziam percorrer tal notícia aos quatro cantos daquele lugar, fazendo chegar até aos mais longícuos. E quando souberam do nome inesperado, e mais ainda, a fala inesperada. É claro que vemos em tudo isso um extraordinário ato da misericórdia de Deus. O tempo de Deus esta acontecendo, e acontece em todo aquele que sabe esperar o momento certo, assim nos lembramos do fato de Rebeca: "Quando chegou o tempo de dar à luz, ela tinha gêmeos no ventre"(Gn 24,25).
O nascimento de alguém trás muita alegria, esperança, certeza da existência de Deus, mas também de um futuro melhor,promissor. A visão de Zacarias é recuperada, a fala daquele Menino é naquele momento a certeza de uma Voz firme, poderosa, que vem para anunciar o Salvador, por isso que já naquela época se festejava os grandes acontecimentos, o que não seria diferente também com o nascimento de João Batista. Lemos em Gênesis 30,13: "Lia disse: Para felicidade minha, pois as mulheres me felicitarão". E Zacarias, seu pai, cheio do Espírito Santo profetizou:
"Bendito o Senhor, Deus de Israel, porque  se preocupou em resgatar seu povo
Suscitou-nos uma eminência salvadora na Casa de Davi, seu servo, como havia prometido desde tempos antigos por boca de seus santos profetas: salvação diante de nossos inimigos, do poder de quantos nos odeiam, tratando com lealdade nossos pais e recordando sua aliança sagrada, aquilo que jurou a nosso pai Abraão, que nos concederia"(Lc 1,68-73).
Que a nossa alegria, à comemoração do nascimento de João Batista, seja realmente algo profundo, além do simples fato das bandeirola, fogueiras e fogos, e algo mais que queiram acrescentar, buscando o sentido para nossas vidas, em família, em grupo; que nossas relações de amizade para com o próximo sejam sinceras... Apontemos para Jesus, Caminho, Verdade e Vida, nosso presente e o nosso futuro.
Hino da I Véspera-Liturgia das Horas:
Doce, sonoro, ressoe o canto,
minha garganta faça o pregão.
Solta-me a língua, lava-me a culpa,
Ó São João!

Anjo no templo, do céu descendo,
teu nascimento ao pai comunica,
de tua via preclara fala,
teu nome explica.

Súbito mudo teu pai se torna,
pois da promessa, incréu, duvida:
apenas asces, renascer fazes
a voz perdida.

Da mãe no seio, calado ainda,
o Rei pressentes num outro vulto.
E à mãe revelas o alto mistério
do Deus oculto.

Louvor ao Pai, ao filho unigênito,
e a vós, Espírito, honra também:
dos dois provindes, com eles sois
um deus. Amém.

Pe.Rosival Gomes da Silva


Nenhum comentário:

Postar um comentário