quinta-feira, 28 de junho de 2012

VER E SENTIR DEUS

O evangelista João chega a afirmar que ninguém jamais viu a Deus. Não podemos e nem deveos ter a idéia dos panteísta que afirmavam que tudo era Deus, mas podemos voltar nosso olhar às maravilhas criadas e alí concluirmos que Deus se faz presente  em cada ser criado. As coisas, o ser humano, somos todos criaturas de Deus, mas jamais somos nem seremos Deus, o que não nos impede de contemplar suas maravilhas. Os olhos da nossa fé são capazes de ver o Deus que nos ama, e até tocar, se for o caso. Ora, o Senhor também de forma simples,nos profere uma palavra que nos leva à uma reflexão: " Bem aventurados os puros de coração, porque verão a Deus". Aqui podemos nos alegrar que a nossa visão de Deus é, sim, possível, porém, temos que levar uma vida digna de amor visual. Se O amamos, nos transformamos, logo, receberemos a recompensa: vê-Lo. Portanto, Deus nos quer purificados, renovados, transformados por dentro e por fora.
"Ora, ver a Deus é gozar a vida eterna. No entanto, que Deus não possa ser visto, as colunas da fé, João, Paulo e Moisés, o afirmam. Percebes a vertigem que arrasta logo o espírito para as profundezas do conteúdo desta questão? De fato, se Deus é a vida, quem não vê a Deus não vê a vida. Mas que não se possa ver a Deus, tanto os profetas quanto os apóstolos, levados pelo Espírito divino, o atestam. Em que angústia, portanto, se debate a esperança dos homens? Contudo, Deus vem erguer e sustentar a esperança vacilante, assim como fez a Pedro, a ponto de afundar, firmando-se na água tornada resistente ao caminhar, para que ele não se afogasse"(Das Homilias, de São Gregório de Nissa, bispo). Que as nossas ações sejam de tão forma que possam dizer, realmente, Deus existe.
Pe.Rosival Gomes da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário