sábado, 16 de abril de 2016

REFLEXÃO PESSOAL - Pe.Rosival Gomes da Silva - LAUDES

LAUDES

V. Vinde, ó Deus em meu auxílio.
R. Socorrei-me sem demora.
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia. 

Esta introdução se omite quando o Invitatório precede imediatamente às Laudes.
Hino
A fiel Jerusalém
canta um hino triunfal,
celebrando, jubilosa,
Jesus Cristo, a Luz pascal.

A serpente é esmagada
pelo Cristo, leão forte,
que ressurge e chama à vida
os cativos pela morte.

Ele vence, refulgindo
de grandeza e majestade.
Ele faz de céus e terra
uma pátria de unidade.

Nosso canto suplicante
pede ao Rei ressuscitado
que receba no seu Reino
o seu povo consagrado.

Ó Jesus, do vosso povo
sede o júbilo pascal.
Dai aos novos pela graça
a vitória triunfal.

Glória a vós, Jesus invicto,
sobre a morte triunfante.
Com o Pai e o Santo Espírito
sois luz nova e radiante.

Salmodia 
Ant. 1 As palavras que vos disse são espírito, são vida. Aleluia.
Salmo 118(119),145-152 
XIX (Coph) 
Meditação sobre a Palavra de Deus na Lei
O amor é o cumprimento perfeito da Lei (Rm 13,10). 
145 Clamo de todo o coração: Senhor, ouvi-me! *
Quero cumprir vossa vontade fielmente!
146 Clamo a vós: Senhor, salvai-me, eu vos suplico, *
e então eu guardarei vossa Aliança! 
147 Chego antes que a aurora e vos imploro, *
e espero confiante em vossa lei.
148 Os meus olhos antecipam as vigílias, *
para de noite meditar vossa palavra. 
149 Por vosso amor ouvi atento a minha voz *
e dai-me a vida, como é vossa decisão!
150 Meus opressores se aproximam com maldade; *
como estão longe, ó Senhor, de vossa lei! 
151 Vós estais perto, ó Senhor, perto de mim; *
todos os vossos mandamentos são verdade!
152 Desde criança aprendi vossa Aliança *
que firmastes para sempre, eternamente. 
– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém. 
Ant. As palavras que vos disse são espírito, são vida. Aleluia.
Ant. 2 Construístes vosso templo e vosso altar,
ó Senhor, no Monte Santo, aleluia.
Cântico Sb 9,1-6.9-11 
Senhor, dai-me a Sabedoria!
Eu vos darei palavras tão acertadas que nenhum dos inimigos vos poderá resistir (Lc 21,15). 
1 Deus de meus pais, Senhor bondoso e compassivo, *
vossa Palavra poderosa criou tudo,
2 vosso saber o ser humano modelou *
para ser rei da criação que é vossa obra,
3 reger o mundo com justiça, paz e ordem, *
e exercer com retidão seu julgamento: 
4 Dai-me vossa sabedoria, ó Senhor, *
sabedoria que partilha o vosso trono.
– Não me excluais de vossos filhos como indigno: *

5
 sou vosso servo e minha mãe é vossa serva; 
– sou homem fraco e de existência muito breve, *
incapaz de discernir o que é justo.
6 Até mesmo o mais perfeito dentre os homens *
não é nada, se não tem vosso saber. 
9 Mas junto a vós, Senhor, está a sabedoria. *
que conhece as vossas obras desde sempre;
= convosco estava ao criardes o universo, †
ela sabe o que agrada a vossos olhos, *
o que é reto e conforme às vossas ordens. 
10 Enviai-a lá de cima, do alto céu, *
mandai-a vir de vosso trono glorioso,
– para que esteja junto a mim no meu trabalho *
e me ensine o que agrada a vossos olhos!
=11 Ela, que tudo compreende e tudo sabe, †
há de guiar meus passos todos com prudência, *
com seu poder há de guardar a minha vida. 
– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém. 
Ant. Construístes vosso templo e vosso altar,
ó Senhor, no Monte Santo, aleluia.
Ant. 3 Sou o Caminho, a Verdade e a Vida, aleluia.
Salmo 116(117) 
Louvor ao Deus misericordioso
Eu digo:... os pagãos glorificam a Deus, em razão da sua misericórdia (Rm 15,8.9). 
1 Cantai louvores ao Senhor, todas as gentes, *
povos todos, festejai-o!
2 Pois comprovado é seu amor para conosco, *
para sempre ele é fiel! 
– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém. 
Ant. Sou o Caminho, a Verdade e a Vida, aleluia.

Leitura breve  Rm 14,7-9
Ninguém dentre nós vive para si mesmo ou morre para si mesmo. Se estamos vivos, é para o Senhor que vivemos; se morremos, é para o Senhor que morremos. Portanto, vivos ou mortos, pertencemos ao Senhor. Cristo morreu e ressuscitou exatamente para isto, para ser o Senhor dos mortos e dos vivos.

REFLEXÃO PESSOAL - Pe.Rosival Gomes da Silva
Meus amados e minhas amadas, como é bom estarmos aqui, logo cedo, conversando com cada  um de vocês através desste meio maravilhoso que chamado internet, rede social! Só por isso louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo!
Hoje o santo padre o Papa Francisco visita o campo de refugiados na Grécia, para mim o Papa Francisco é um verdadeiro perigrino do amor, da caridade..., mas que também nos ensina como vivermos a nossa fé: saindo de nós mesmos, para nos fazermos presentes aonde Jesus quer que estejamos, pois somos passageiros, e que somos pertenças d'Ele: "Ninguém dentre nós vive para si mesmo ou morre para si mesmo. Se estamos vivos, é para o Senhor que vivemos; se morremos, é para o Senhor que morremos. Portanto, vivos ou mortos, pertencemos ao Senhor. Cristo morreu e ressuscitou exatamente para isto, para ser o Senhor dos mortos e dos vivos". No entanto, pela vida que levamos, entendemos que podemos fazer o que achamos, logo nos enganamos, pois o próprio Jesus viveu e cumpriu o que o Pai disse que tinha o que fazer.
Responsório breve
R. O Senhor ressurgiu do sepulcro.* Aleluia, aleluia.
R. 
O Senhor. 
V. 
Foi suspenso por nós numa cruz. Aleluia, aleluia.
Glória ao Pai. R. O Senhor.
CÂNTICO EVANGÉLICO (BENEDICTUS) Lc 1,68-79
Ant. A quem nós iremos, Senhor Jesus Cristo?
Só tu tens palavras de vida eterna.
Nós cremos sabendo que és o Senhor,
que tu és o Cristo, o Filho de Deus. Aleluia.
O Messias e seu Precursor
68 Bendito seja o Senhor Deus de Israel, *
porque a seu povo visitou e libertou;
69 e fez surgir um poderoso Salvador *
na casa de Davi, seu servidor,

70 como falara pela boca de seus santos, *
os profetas desde os tempos mais antigos,
71 para salvar-nos do poder dos inimigos *
e da mão de todos quantos nos odeiam.

72 Assim mostrou misericórdia a nossos pais, *
recordando a sua santa Aliança
73 e o juramento a Abraão, o nosso pai, *
de conceder-nos 74 que, libertos do inimigo,
= a ele nós sirvamos sem temor †
75 em santidade e em justiça diante dele, *
enquanto perdurarem nossos dias.

=76 Serás profeta do Altíssimo, ó menino, †
pois irás andando à frente do Senhor *
para aplainar e preparar os seus caminhos,
77 anunciando ao seu povo a salvação, *
que está na remissão de seus pecados;

78 pela bondade e compaixão de nosso Deus, *
que sobre nós fará brilhar o Sol nascente,
79 para iluminar a quantos jazem entre as trevas *
= e na sombra da morte estão sentados 
e para dirigir os nossos passos, *
guiando-os no caminho da paz.

– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Ant. A quem nós iremos, Senhor Jesus Cristo?
Só tu tens palavras de vida eterna.
Nós cremos sabendo que és o Senhor,
que tu és o Cristo, o Filho de Deus. Aleluia.
Preces
Roguemos com alegria a Cristo, pão da vida, que resuscitará no último dia os que se alimentam à mesa de sua palavra e de seu corpo; e digamos:

R. Dai-nos, Senhor, paz e alegria! 

Filho de Deus, que ressuscitastes gloriosamente dos mortos como Senhor da vida,
 abençoai e santificai a humanidade inteira.R. 

Senhor Jesus, fonte de paz e de alegria para todos os que creem em vós,
 fazei-nos viver como filhos da luz na alegria do vosso triunfo pascal. R. 

Confirmai a fé da vossa Igreja, peregrina sobre a terra,
 para que dê ao mundo o testemunho da vossa ressurreição. R. 

Vós, que, depois de muitos sofrimentos, entrastes na glória do Pai,
 mudai em alegria a tristeza dos que choram.
R.
(intenções livres) 
Pai nosso... ouvir: 
Oração 
Ó Deus, que renovastes nas águas do batismo os que creem em vós, protegei os que renasceram no Cristo, para que vençam as ciladas do erro e permaneçam fiéis à vossa graça. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Conclusão da Hora
O Senhor nos abençoe,
nos livre de todo o mal
e nos conduza à vida eterna. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário