quinta-feira, 14 de abril de 2016

REFLEXÃO PESSOAL- Pe.Rosival Gomes da Silva - VÉSPERAS

Vésperas

V. Vinde, ó Deus em meu auxílio.
R. Socorrei-me sem demora.
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia.
Hino
Eterno Rei e Senhor,
Filho do Pai muito amado,
à vossa imagem plasmastes
Adão, do barro formado.

Caiu o homem no mal,
pelo inimigo enganado.
Mas assumistes seu corpo
num seio virgem formado.

Unido a nós como homem,
vós nos unistes a Deus.
Pelo Batismo, nos destes
herdar o Reino dos céus.

Para salvar todo homem,
morrer na cruz aceitastes.
Preço do nosso resgate,
o vosso sangue doastes.

Mas ressurgis, recebendo
do Pai a glória devida.
Por vós, também ressurgidos,
teremos parte na vida.

Sede, Jesus, para nós,
gozo pascal, honra e glória.
Os que nasceram da graça,
uni à vossa vitória.

Glória a Jesus triunfante
que a própria morte venceu.
A ele, ao Pai e ao Espírito
louvor eterno no céu.
Salmodia 
Ant. 1 O Senhor lhe deu o trono de seu pai, o Rei Davi. Aleluia.
Salmo 131(132) ouvir: 
As promessas do Senhor à casa de Davi
O Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi (Lc 1,32). 
1 Recordai-vos, ó Senhor, do rei Davi *
e de quanto vos foi ele dedicado;
2 do juramento que ao Senhor havia feito *
e de seu voto ao Poderoso de Jacó:

3 'Não entrarei na minha tenda, minha casa, *
nem subirei à minha cama em que repouso,
4 não deixarei adormecerem os meus olhos, *
nem cochilarem em descanso minhas pálpebras,
5 até que eu ache um lugar para o Senhor, *
uma casa para o Forte de Jacó!'

6 Nós soubemos que a arca estava em Éfrata *
e nos campos de Iaar a encontramos:
7 Entremos no lugar em que ele habita, *
ante o escabelo de seus pés o adoremos!

8 Subi, Senhor, para o lugar de vosso pouso, *
subi vós, com vossa arca poderosa!
9 Que se vistam de alegria os vossos santos, *
e os vossos sacerdotes, de justiça!
10 Por causa de Davi, o vosso servo, *
não afasteis do vosso Ungido a vossa face!

– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Ant. O Senhor  lhe deu o trono de seu pai, o Rei Davi. Aleluia.

Ant. 2 Só Jesus é poderoso, Rei dos reis, Senhor dos fortes. Aleluia.
II ouvir: 
11 O Senhor fez a Davi um juramento, *
uma promessa que jamais renegará:
– 'Um herdeiro que é fruto do teu ventre *
colocarei sobre o trono em teu lugar!

12 Se teus filhos conservarem minha Aliança *
e os preceitos que lhes dei a conhecer,
– os filhos deles igualmente hão de sentar-se *
eternamente sobre o trono que te dei!'

13 Pois o Senhor quis para si Jerusalém*
e a desejou para que fosse sua morada:
14 'Eis o lugar do meu repouso para sempre, *
eu fico aqui: este é o lugar que preferi!'

15 'Abençoarei suas colheitas largamente, *
e os seus pobres como pão saciarei!
16 Vestirei de salvação seus sacerdotes, *
de alegria exultarão os seus fiéis!'

17 'De Davi farei brotar um forte Herdeiro, *
acenderei ao meu Ungido uma lâmpada.
18 Cobrirei de confusão seus inimigos, *
mas sobre ele brilhará minha coroa!'

– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Ant. Só Jesus é poderoso, Rei dos reis, Senhor dos fortes. Aleluia.

Ant. 3 Quem será igual a vós, entre os fortes, ó Senhor?
Quem será igual a vós, tão ilustre em santidade? Aleluia.
Cântico Ap 11,17-18; 12,10b-12a 
O julgamento de Deus
11,17 Graças vos damos, Senhor Deus onipotente, *
a Vós que sois, a Vós que éreis e sereis,
– porque assumistes o poder que vos pertence, *
e enfim tomastes posse como rei!

(R. Nós vos damos graças, nosso Deus!)

18 As nações se enfureceram revoltadas, †
mas chegou a vossa ira contra elas *
e o tempo de julgar vivos e mortos,
= e de dar a recompensa aos vossos servos, †
aos profetas e aos que temem vosso nome, *
aos santos, aos pequenos e aos grandes. (R.) 
=12,10 Chegou agora a salvação e o poder †
e a realeza do Senhor e nosso Deus, *
e o domínio de seu Cristo, seu Ungido.
– Pois foi expulso o delator que acusava *
nossos irmãos, dia e noite, junto a Deus. (R.) 
=11 Mas o venceram pelo sangue do Cordeiro †
e o testemunho que eles deram da Palavra, *
pois desprezaram sua vida até à morte.
– 12 Por isso, ó céus, cantai alegres e exultai *
e vós todos os que neles habitais! (R.) 
Ant. Quem será igual a vós, entre os fortes, ó Senhor?
Quem será igual a vós, tão ilustre em santidade? Aleluia.

Leitura breve 1Pd 3,18.21b-22 
Cristo morreu, uma vez por todas, por causa dos pecados, o justo, pelos injustos, a fim de vos conduzir a Deus. Sofreu a morte, na sua existência humana, mas recebeu nova vida pelo Espírito. O batismo é hoje a vossa salvação. Pois ele não serve para limpar o corpo da imundície,mas é um pedido a Deus para obter uma boa consciência, em virtude da ressurreição de Jesus Cristo. Ele subiu ao céu e está à direita de Deus, submetendo-se a ele anjos, dominações e potestades. 
REFLEXÃO PESSOAL- Pe.Rosival Gomes da Silva
Meus amados e minhas amadas, é chegado o momento de nos colocarmos diante do Senhor para glorificar e honrar o seu nome, mesmo sabendo que estes ainda são por demais limitados. Meus irmãos e minhas irmãs, se disséssemos que fomos nós quem matamos Jesus, será que muitos acreditariam? Ou será que alguns nos sacrificaríamos de forma mais absurda possível? Pois, como negar tamanha verdade no cenário que continua matando Jesus no palco da existência de milhões e milhões seres humanos? Fomos e somos nós, nós neles e nos outros que persistem no meio de nós, e quem sabe também nós mesmos por nós fazemos de conta que não somos, que não somos os culpados. Sabemos que todas as vezes que pecamos, ofendendo nosso próximo, estamos mutilando Jesus. O justo pelos injustos, nós, Ele que tem  a missão de nos conduzir à Deus: "Cristo morreu, uma vez por todas, por causa dos pecados, o justo, pelos injustos, a fim de vos conduzir a Deus. Sofreu a morte, na sua existência humana, mas recebeu nova vida pelo Espírito. O batismo é hoje a vossa salvação. Pois ele não serve para limpar o corpo da imundície,mas é um pedido a Deus para obter uma boa consciência, em virtude da ressurreição de Jesus Cristo. Ele subiu ao céu e está à direita de Deus, submetendo-se a ele anjos, dominações e potestades". Cuidemos, meus irmãos e minhas irmãs para não interromper a graça de Deus, a qual quer nos salvar, foi para isto que Jesus sofreu, morreu e ressuscitou. Aproveitemos todas as oportunidades para vivermos no e o amor. 

Responsório breve 
R. Os discípulos ficaram muito alegres.Aleluia, aleluia.
R. Os discípulos.
V. Quando viram o Senhor ressuscitado.Aleluia, aleluia.
Glória ao Pai. R. Os discípulos.
CÂNTICO EVANGÉLICO (MAGNIFICAT) Lc 1,46-55
Ant. Eu sou o pão da vida que do céu desceu ao mundo;
quem come deste pão, viverá eternamente.
Este pão que eu vos darei é a minha própria carne
para que o mundo tenha a vida. Aleluia.
A alegria da alma no Senhor ouvir: 
46 A minha alma engrandece ao Senhor * 47 e se alegrou o meu espírito em Deus, meu Salvador;
48 pois ele viu a pequenez de sua serva, *
desde agora as gerações hão de chamar-me de bendita.

49 O Poderoso fez por mim maravilhas *
e Santo é o seu nome!
50 Seu amor, de geração em geração, *
chega a todos que o respeitam;

51 demonstrou o poder de seu braço, *
dispersou os orgulhosos;
52 derrubou os poderosos de seus tronos *
e os humildes exaltou;
53 De bens saciou os famintos, *
e despediu, sem nada, os ricos.
54 Acolheu Israel, seu servidor, *
fiel ao seu amor,

55 como havia prometido aos nossos pais, *
em favor de Abraão e de seus filhos, para sempre.

– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Ant. Eu sou o pão da vida que do céu desceu ao mundo;
quem come deste pão, viverá eternamente.
Este pão que eu vos darei é a minha própria carne
para que o mundo tenha a vida. Aleluia.
Preces 
Louvemos com alegria a Cristo Jesus, ressuscitado de entre os mortos como primícias dos que adormeceram na esperança da luz eterna; e rezemos:

R. Senhor ressuscitado, ouvi a nossa oração! 

Lembrai-vos, Senhor, da vossa Igreja edificada sobre o fundamento dos apóstolos, e que se faz presente pelo mundo inteiro;
 abençoai todos aqueles que invocam o vosso nome.R. 

Jesus Cristo, médico dos corpos e das almas,
 visitai-nos e salvai-nos pela vossa misericórdia.R. 

Curai e reconfortai os doentes,
 e livrai-os de toda enfermidade.R. 

Ajudai os aflitos e oprimidos,
 e sustentai os que padecem necessidade.R. 

(intenções livres) 
Vós, que pela cruz e ressurreição abristes para todos o caminho da imortalidade,
 concedei as alegrias do vosso reino aos nossos irmãos e irmãs falecidos. R.
Pai nosso... 
Oração  
Ó Deus eterno e onipotente, que nestes dias vos mostrais tão generoso, dai-nos sentir mais de perto o vosso amor paterno para que, libertados das trevas do erro, sigamos com firmeza a luz da verdade. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Conclusão da Hora

O Senhor nos abençoe,
nos livre de todo o mal
e nos conduza à vida eterna. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário