sexta-feira, 29 de abril de 2016

REFLEXÃO PESSOAL - Pe.Rosival Gomes da Silva - VÉSPERAS

Vésperas
Introdução 
V.
 Vinde, ó Deus em meu auxílio.
R. Socorrei-me sem demora.
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia.


Hino
Louvamos-te, ó Catarina,
com o mais intenso louvor,
pois toda a Igreja ilumina
a tua glória e fulgor.

A mais sublime virtude
teus santos passos conduz;
tua alma, tão despojada,
segue o caminho da cruz.

Tu és estrela do mundo,
arauto vivo da paz:
tua presença, tão simples,
toda discórdia desfaz.

Com as mais candentes palavras
exiges paz e união,
pois fala o Espírito Santo
que habita em teu coração.

As tuas preces pedimos,
ó santa virgem de Deus:
dá que busquemos na terra
chegar ao Reino dos Céus.

Ao Pai e ao Espírito Santo,
honra, louvor e poder.
Também ao Filho, que homem
quis de uma Virgem nascer.
Salmodia 
Ant. 1 Por nossa causa Jesus Cristo se fez pobre
e assim com sua pobreza enriqueceu-nos. Aleluia.
Salmo 40(41) 
Prece de um enfermo
Um de vós, que come comigo, vai me trair (Mc 14,18). 
2 Feliz de quem pensa no pobre e no fraco: *
o Senhor o liberta no dia do mal!
=3 O Senhor vai guardá-lo e salvar sua vida, †
o Senhor vai torná-lo feliz sobre a terra, *
e não vai entregá-lo à mercê do inimigo.

4 Deus irá ampará-lo em seu leito de dor, *
e lhe vai transformar a doença em vigor.
5 Eu digo: 'Meu Deus, tende pena de mim, *
curai-me, Senhor, pois pequei contra vós!'

6 O meu inimigo me diz com maldade: *
'Quando há de morrer e extinguir-se o seu nome?'
=7 Se alguém me visita, é com dupla intenção: †
recolhe más notícias no seu coração, *
e, apenas saindo, ele core a espalhá-las.

8 Vaticinam desgraças os meus inimigos, *
reunidos, sussurram o mal contra mim:
9 'Uma peste incurável caiu sobre ele, *
e do leito em que jaz nunca mais se erguerá!'
10 Até mesmo o amigo em quem mais confiava, *
que comia o meu pão, me calcou sob os pés.

11 Vós ao menos, Senhor, tende pena de mim, *
levantai-me: que eu possa pagar-lhes o mal.
12 Eu, então, saberei que vós sois meu amigo, *
porque não triunfou sobre mim o inimigo.

13 Vós, porém, me havereis de guardar são e salvo *
e me pôr para sempre na vossa presença.
14 Bendito o Senhor, que é Deus de Israel, *
desde sempre, agora e sempre. Amém!
– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia.

Ant. Por nossa causa Jesus Cristo se fez pobre
e assim com sua pobreza enriqueceu-nos. Aleluia.

Ant. 2 Um rio d'água viva vem trazer alegria
à cidade de Deus. Aleluia.
Salmo 45(46) 
O Senhor é refúgio e vigor
Ele será chamado pelo nome de Emanuel, que significa: Deus está conosco (Mt 1,23). 
2 O Senhor para nós é refúgio e vigor, *
sempre pronto, mostrou-se um socorro na angústia;
3 assim não tememos, se a terra estremece, *
se os montes desabam, caindo nos mares,
4 se as águas trovejam e as ondas se agitam, *
se, em feroz tempestade, as montanhas se abalam:

5 Os braços de um rio vêm trazer alegria *
à Cidade de Deus, à morada do Altíssimo.
6 Quem a pode abalar? Deus está no seu meio! *
Já bem antes da aurora, ele vem ajudá-la.
7 Os povos se agitam, os reinos desabam; *
troveja sua voz e a terra estremece.

8 Conosco está o Senhor do universo! *
O nosso refúgio é o Deus de Jacó!

9 Vinde ver, contemplai os prodígios de Deus *
e a obra estupenda que fez no universo:
= reprime as guerras na face da terra, †
10 ele quebra os arcos, as lanças destrói, *
e queima no fogo os escudos e as armas:
11 'Parai e sabei, conhecei que eu sou Deus, *
que domino as nações, que domino a terra!'

12 Conosco está o Senhor do universo! *
O nosso refúgio é o Deus de Jacó!
– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia.

Ant. Um rio d'água viva vem trazer alegria
à cidade de Deus. Aleluia.

Ant. 3 Ao Senhor quero cantar pois fez brilhar a sua glória. Aleluia.
Cântico Ap 15,3-4 
Hino de adoração
3 Como são grandes e admiráveis vossas obras, *
ó Senhor e nosso Deus onipotente!
– Vossos caminhos são verdade, são justiça, *
ó Rei dos povos todos do universo!

(R. São grandes vossas obras, ó Senhor!)

=4 Quem, Senhor, não haveria de temer-vos, †
e quem não honraria o vosso nome? *
Pois somente vós, Senhor, é que sois santo! (R.) 
= As nações todas hão de vir perante vós, †
e prostradas haverão de adorar-vos, *
pois vossas justas decisões são manifestas! (R.)
– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia.

Ant. Ao Senhor quero cantar pois fez brilhar a sua glória. Aleluia.

Leitura breve         Hb 5,8-10 
Mesmo sendo Filho, aprendeu o que significa a obediência a Deus por aquilo que ele sofreu. Mas, na consumação de sua vida, tornou-se causa de salvação eterna para todos os que lhe obedecem. De fato, ele foi por Deus proclamado sumo sacerdote na ordem de Melquisedec. 
REFLEXÃO PESSOAL - Pe.Rosival Gomes da Silva
Meus amados e minhas amadas, viver é uma dádiva do Pai, e com isso podemos transformar o mundo, pois é Deus agindo em nossos corações. Não percamos tempo.
O que adianta estarmos aqui se não vivemos o Mandamento do Senhor, levando o que é da sua vontade? É nisto que se fundamenta a nossa existência na obediência ao Senhor.O artigo abaixo é a resposta do irmão Mario Persona para uma pessoa da qual estava sendo cobrada obediência ao "pastor" usando o versículo de Hebreus 13:7 e 17.
Você diz que o "pastor" da denominação que frequentava, e da qual saiu, está cobrando de você a obediência a Hb 13:7 e 17. É interessante como certos termos que encontramos na Bíblia podem dar a certos homens a ideia de que têm liberdade de cobrar algo das pessoas. Ats 20:28-33 Olhai, pois, por vós, e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue. Porque eu sei isto que, depois da minha partida, entrarão no meio de vós lobos cruéis, que não pouparão ao rebanho; E que de entre vós mesmos se levantarão homens que falarão coisas perversas, para atraírem os discípulos após si.... De ninguém cobicei a prata, nem o ouro, nem o vestuário.  João 10:10 O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância. Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas. Mas o mercenário, e o que não é pastor, de quem não são as ovelhas, vê vir o lobo, e deixa as ovelhas, e foge; e o lobo as arrebata e dispersa as ovelhas. Ora, o mercenário foge, porque é mercenário, e não tem cuidado das ovelhas. Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido. 



Responsório breve
R. Os discípulos ficaram muito alegres.* Aleluia, aleluia.
R. Os discípulos.
V. Quando viram o Senhor ressuscitado. * Aleluia, aleluia.
Glória ao Pai. R. Os discípulos. 
CÂNTICO EVANGÉLICO (MAGNIFICAT) Lc1,46-55
Ant. Em toda a parte e sem cessar,
Catarina procurava encontrar o Senhor;
e vivia unida a ele num amor de intimidade. Aleluia.
A alegria da alma no Senhor 
46 A minha alma engrandece ao Senhor *
47 e se alegrou o meu espírito em Deus, meu Salvador,
48 pois ele viu a pequenez de sua serva, *
desde agora as gerações hão de chamar-me de bendita.

49 O Poderoso fez por mim maravilhas *
e Santo é o seu nome!
50 Seu amor, de geração em geração, *
chega a todos que o respeitam.

51 Demonstrou o poder de seu braço, *
dispersou os orgulhosos.
52 Derrubou os poderosos de seus tronos *
e os humildes exaltou.
53 De bens saciou os famintos, *
e despediu, sem nada, os ricos.
54 Acolheu Israel, seu servidor, *
fiel ao seu amor,

55 como havia prometido aos nossos pais, *
em favor de Abraão e de seus filhos, para sempre.
– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Ant. Em toda a parte e sem cessar,
Catarina procurava encontrar o Senhor;
e vivia unida a ele num amor de intimidade. Aleluia.
Preces 
Glorifiquemos a Cristo, caminho, verdade e vida; e o invoquemos, dizendo:

R. Filho de Deus vivo, abençoai o vosso povo!

Nós vos pedimos, Senhor Jesus Cristo, por todos os ministros da Igreja, que repartem o pão da vida entre os irmãos,
– para que sejam também eles alimentados e fortalecidos pelo mesmo pão que distribuem. R.

Nós vos pedimos por todo o povo cristão, para que viva sua vocação de maneira digna,
– e mantenha a unidade de espírito no vínculo da paz. R.

Nós vos pedimos por todos os que nos governam, para que exerçam suas funções com justiça e compreensão,
– e assim promovam a concórdia e a paz entre todos os povos. R.

(intenções livres)

Nós vos pedimos que nos torneis dignos de celebrar a vossa santa ressurreição em comunhão com os anjos e santos,
– e também com nossos irmãos e irmãs falecidos, que confiamos à vossa infinita misericórdia. R.
Pai nosso... 
Oração
Ó Deus, que inflamastes de amor Santa Catarina de Sena, na contemplação da paixão do Senhor e no serviço da Igreja, concedei-nos, por sua intercessão, participar do mistério de Cristo, e exultar em sua glória. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Conclusão da Hora
O Senhor nos abençoe,
nos livre de todo o mal
e nos conduza à vida eterna. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário