sábado, 23 de abril de 2016

REFLEXÃO PESSOAL - Pe.Rosival Gomes da Silva - 5º Domingo da Páscoa I Vésperas

5º Domingo da Páscoa
I Vésperas 

V. Vinde, ó Deus, em meu auxílio.
R. Socorrei-me sem demora.
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.Aleluia.

Hino
Às núpcias do Cordeiro
em brancas vestes vamos.
Transposto o mar Vermelho,
ao Cristo Rei cantamos.

Por nós no altar da cruz
seu corpo ofereceu.
Bebendo deste sangue,
nascemos para Deus.

Seu sangue em nossas portas
afasta o anjo irado.
Das mãos dum rei injusto
seu povo é libertado.

O Cristo, nossa Páscoa,
morreu como um Cordeiro.
Seu corpo é nossa oferta,
Pão vivo e verdadeiro.

Ó vítima verdadeira,
do inferno a porta abris,
livrais o povo escravo,
dais vida ao infeliz.

Da morte o Cristo volta,
a vida é seu troféu.
O inferno traz cativo
e a todos abre o céu.

Jesus, Pascal Cordeiro,
em vós se alegra o povo,
que, livre pela graça,
em vós nasceu de novo.

A glória seja ao Cristo
da morte vencedor.
Ao Pai e ao Santo Espírito
o nosso igual louvor.
Salmodia

Ant. 1 Minha oração suba a vós como incenso
e minhas mãos como oferta da tarde. Aleluia.
Salmo 140(141),1-9 

Oração nas dificuldades da vida 
Da mão do anjo, subia até Deus a fumaça do incenso,
com as orações dos santos (Ap 8,4). 


1 Senhor, eu clamo por vós, socorrei-me; *
quando eu grito, escutai minha voz!
2 Minha oração suba a vós como incenso, *
e minhas mãos, como oferta da tarde!

3 Ponde uma guarda em minha boca, Senhor, *
e vigias às portas dos lábios!

Meu coração não deixeis inclinar-se *
às obras más nem às tramas do crime;
– que eu não seja aliado dos ímpios *
nem partilhe de suas delícias!

=5 Se o justo me bate é um favor; †
porém jamais os perfumes dos ímpios *
sejam usados na minha cabeça!
– Continuarei a orar fielmente, *
enquanto eles se entregam ao mal!

=6 Seus juízes, que tinham ouvido †
as suaves palavras que eu disse, *
do rochedo já foram lançados.
=7 Como a mó rebentada por terra, †
os seus ossos estão espalhados *
e dispersos à boca do abismo.

A vós, Senhor, se dirigem meus olhos, *
em vós me abrigo: poupai minha vida!
9 Senhor, guardai-me do laço que armaram*
e da armadilha dos homens malvados!

- Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Ant. 1 Minha oração suba a vós como incenso
e minhas mãos como oferta da tarde. Aleluia.


Ant. 2 Da prisão me arrancastes, Senhor,
e, em louvor, bendirei vosso nome. Aleluia.

Salmo 141(142)

Vós sois o meu refúgio, Senhor! 
Tudo o que este salmo descreve se realizou no Senhor durante a sua Paixão (Santo Hilário). 
2 Em voz alta ao Senhor eu imploro, *
em voz alta suplico ao Senhor!
=3 Eu derramo na sua presença †
o lamento da minha aflição, *
diante dele coloco minha dor!

4 Quando em mim desfalece a minh'alma, *
conheceis, ó Senhor, meus caminhos!
– Na estrada por onde eu andava *
contra mim ocultaram ciladas.

5 Se me volto à direita e procuro, *
não encontro quem cuide de mim,
– e não tenho aonde fugir; *
não importa a ninguém minha vida!

=6 A vós grito, Senhor, a vós clamo †
e vos digo: 'Sois vós meu abrigo, *
minha herança na terra dos vivos'.
7 Escutai meu clamor, minha prece, *
porque fui por demais humilhado!

8 Arrancai-me, Senhor, da prisão, *
e em louvor bendirei vosso nome!
– Muitos justos virão rodear-me *
pelo bem que fizestes por mim.
- Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Ant. 2 Da prisão me arrancastes, Senhor,
e, em louvor, bendirei vosso nome. Aleluia.


Ant. 3 Embora fosse o próprio Filho,
aprendeu a obediência através do sofrimento
e tornou-se, para aqueles que o seguem,
uma fonte de eterna salvação. Aleluia.

Cântico Fl 2,6-11

Cristo, o Servo de Deus 

=6 Embora fosse de divina condição, †
Cristo Jesus não se apegou ciosamente *
a ser igual em natureza a Deus Pai.

(R. Jesus Cristo é Senhor para a glória de Deus Pai!)

=7 Porém esvaziou-se de sua glória †
e assumiu a condição de um escravo, *
fazendo-se aos homens semelhante. (R.)

= Reconhecido exteriormente como homem, †
humilhou-se, obedecendo até à morte, *
até à morte humilhante numa cruz. (R.)

=9 Por isso Deus o exaltou sobremaneira †
e deu-lhe o nome mais excelso, mais sublime, *
e elevado muito acima de outro nome. (R.)

=10 Para que perante o nome de Jesus †
se dobre reverente todo joelho, *
seja nos céus, seja na terra ou nos abismos. (R.)

=11 E toda língua reconheça, confessando, †
para a glória de Deus Pai e seu louvor: *
'Na verdade Jesus Cristo é o Senhor!' (R.)
- Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Ant. 3 Embora fosse o próprio Filho,
aprendeu a obediência através do sofrimento
e tornou-se, para aqueles que o seguem,
uma fonte de eterna salvação. Aleluia.


Leitura breve 1Pd 2,9-10 
Vós sois a raça escolhida, o sacerdócio do Reino, a nação santa, o povo que ele conquistou para proclamar as obras admiráveis daquele que vos chamou das trevas para a sua luz maravilhosa. Vós sois aqueles que antes não eram povo, agora porém são povo de Deus; os que não eram objeto de misericórdia, agora porém alcançaram misericórdia. 

REFLEXÃO PESSOAL - Pe.Rosival Gomes da Silva
Meus amados e minhas amadas, é chegado o momento, como na linguagem popular: " é tudo ou nada"! O que estou querendo dizer com isso? Ora, é do conhecimento de todos a situação pela qual estamos vivendo, o mundo parece está se desconjuntando, e vemos isso em todas as instituições, aquelas que sustentam, dão o equilíbrio à sociedade.  O sistema econômico e financeiro tomando rumos completamente de um capitalismo selvagem, aonde pobres cada vez mais pobres. Por outro lado vemos alguns governantes querendo acerta, enquanto outros querem apenas fazer oposição ao que está sendo feito, ou seja, vemos uma maioria querendo apenas ver o circo pegar fogo. Esquecemos, contudo que somos uma raça escolhida, o sacerdócio do Reino, a nação santa, o povo que ele conquistou para proclamarmos as obras admiráveis daquele que nos chamou das trevas para a sua luz maravilhosa. Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz(1 Pedro 2:9); Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestiais em Cristo. Porque Deus nos escolheu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis em sua presença(Efésios 1:3-4); "Antes de formá-lo no ventre eu o escolhi; antes de você nascer, eu o separeie o designei profeta às nações"(Jeremias 1:5); pois vocês são povo consagrado ao Senhor, o seu Deus. Dentre todos os povos da face da terra, o Senhor os escolheu para serem o seu tesouro pessoal(Deuteronômio 14:2); Vocês não me escolheram, mas eu os escolhi para irem e darem fruto, fruto que permaneça, a fim de que o Pai conceda a vocês o que pedirem em meu nome(João 15:16).


Responsório breve

R. Os discípulos ficaram muito alegres.* Aleluia, aleluia. 
R. Os discípulos.
V. Quando viram o Senhor ressuscitado.* Aleluia, aleluia.
Glória ao Pai. 
R. Os discípulos.

Cântico evangélico (MAGNIFICAT) Lc 1,46-55

Ant. Sou a videira e meu Pai é o lavrador.
Todo ramo que der fruto,
ele o poda, para que dê mais fruto. Aleluia.
A alegria da alma no Senhor 
46 A minha alma engrandece ao Senhor * 47 e se alegrou o meu espírito em Deus, meu Salvador;
48 pois ele viu a pequenez de sua serva, *
desde agora as gerações hão de chamar-me de bendita.

49 O Poderoso fez por mim maravilhas *
e Santo é o seu nome!
50 Seu amor, de geração em geração, *
chega a todos que o respeitam;

51 demonstrou o poder de seu braço, *
dispersou os orgulhosos;
52 derrubou os poderosos de seus tronos *
e os humildes exaltou;
53 De bens saciou os famintos, *
e despediu, sem nada, os ricos.
54 Acolheu Israel, seu servidor, *
fiel ao seu amor,

55 como havia prometido aos nossos pais, *
em favor de Abraão e de seus filhos, para sempre.

– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Ant. Sou a videira e meu Pai é o lavrador.
Todo ramo que der fruto,
ele o poda, para que dê mais fruto. Aleluia.
Preces 
Invoquemos a Cristo Jesus, nossa vida e ressurreição; e digamos com alegre confiança:

R. Filho de Deus vivo, protegei o vosso povo!

Nós vos pedimos, Senhor, pela santa Igreja católica;
– santificai-a e fortalecei-a, para que estabeleça o vosso reino em todas as nações da terra.

Nós vos pedimos, Senhor, por todos os doentes, os tristes, os prisioneiros e os exilados; 
– dai-lhes conforto e ajuda. R. 

Nós vos pedimos, Senhor, pelos que se afastaram de vossos caminhos; 
– concedei-lhes a graça do vosso perdão, para que recomecem com alegria uma vida nova. R. 

Salvador do mundo, que fostes crucificado mas ressuscitastes e haveis de voltar para julgar os
vivos e os mortos, 
– tende compaixão de nós pecadores. R. 

(intenções livres)

Nós vos pedimos, Senhor, por todos os que vivem neste mundo, 
– e pelos que dele partiram na esperança da ressurreição. R. 

Pai nosso.

Oração

Ó Deus, por quem fomos remidos e adotados como filhos e filhas, velai sobre nós em vosso
amor de Pai e concedei aos que creem no Cristo a liberdade verdadeira e a herança eterna. Por
nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Conclusão da Hora 
O Senhor nos abençoe,
nos livre de todo o mal
e nos conduza à vida eterna. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário