sábado, 11 de março de 2017

REFLEXÃO PESSOAL - Pe. Rosival Gomes da Silva - I Vésperas

I Vésperas

REFLEXÃO PESSOAL - Pe. Rosival Gomes da Silva

Leitura breve  2Cor 6,1-4a
Nós vos exortamos a não receberdes em vão a graça de Deus, pois ele diz: 'No momento favorável, eu te ouvi e no dia da salvação, eu te socorri'. É agora o momento favorável, é agora o dia da salvação. Não damos a ninguém nenhum motivo de escândalo, para que o nosso ministério não seja desacreditado. Mas em tudo nos recomendamos como ministros de Deus.

Nada em nossas vidas deve ser feita sem termos a real convicção do que é. Sermos auto argumentadores, sermos como os filósofos, fazermos, em outras palavras filosofia. E nisso ai a filosofia nos ajuda a buscarmos a Deus de forma consciente, e o mesmo se diga ao recebermos esta graça, ou seja, de forma qualquer, sem estarmos consciente, e mais do que isto preparados. Nos deparamos no dia a dia com pessoas que agem de forma tão incoerente, e assim mesmo se aproxima de Jesus, como dizemos no popular: com a maior cara de pau. E o pior, sem mensurar as consequências de tal atitude tão impensada, irresponsável. Deus nos atende, é bem verdade, por vezes, até como nos encontramos, mas não para nos considerarmos bons, mas para a nossa correção. “Mas Deus, sendo rico em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, estando nós ainda mortos em nossos delitos, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos), e nos ressuscitou juntamente com ele, e com ele nos fez sentar nas regiões celestes em Cristo Jesus, para mostrar nos séculos vindouros a suprema riqueza da sua graça, pela sua bondade para conosco em Cristo Jesus. Porque pela graça sois salvos, por s gentios, e eles à vem de vós, é dom de Deus; não vem das obras, para que ninguém se glorie”. (Efésios 2:4-9). A partir desses versículos vemos o seguinte sobre a graça: Nós somos salvos pela graça através da fé em Cristo (Veja também Judas 1:3-4; Hebreus 13:9; Tiago 4:6) Deus nos mostrou as riquezas da sua graça através de Jesus Cristo (Ver também João 1:14-17; Atos 15:11; Romanos 3:23-24; Tito 3:7) A graça de Deus é o dom da salvação (ver também Provérbios 3:34; Efésios 4:7; Hebreus 4:16) Quando você coloca tudo isso junto, descobrimos que o foco da graça de Deus é através do que Cristo fez na cruz. É por isso que algumas pessoas têm definido o tempo da graça, como um período de tempo que começou com a morte de Cristo na cruz (Efésios 3:1-6). Muitos dispensacionalistas definem isto como a era da igreja que nos encontramos hoje. Chegará um dia em que a salvação através de Cristo já não estará disponível (Isaías 55:6; Atos 17:29-31; Romanos 13:11; Efésios 1:9-10; 2 Tessalonicenses 2:1-12). Isto é considerado por muitos como o fim do tempo da graça. Muitas pessoas acreditam que isso vai chegar a um fim na ressurreição. No entanto, a Bíblia descreve um remanescente de judeus que serão salvos durante o período de sete anos da tribulação e resgatados na segunda vinda de Cristo (Mateus 24; Apocalipse 7, Apocalipse 19:11-21). O outro fator a considerar é que antes de Cristo morrer na cruz, o sistema sacrificial da lei dada por Moisés estava em prática, (João 1:17). Isso é chamado o tempo da lei por muitos, incluindo os dispensacionalistas. Compreender períodos bíblicos ou dispensações é essencial para o estudo da Bíblia para entender o contexto do que está escrito. No entanto, para sugerir que as pessoas só se salva pela graça do momento em que Cristo morreu na cruz, até a ressurreição não é correto. Se a salvação era através da lei antes de Cristo morrer, então há muitos textos na Bíblia que estão incorretos. Alguns exemplos são: Romanos 3:19-20; Romanos 7; Gálatas 2:16-21; Efésios 2:9; Tito 3:5. Portanto, se as obras da lei não trouxeram a salvação, então como é que as pessoas eram salvas antes de Cristo morrer na cruz? A resposta é: da mesma maneira que as pessoas são salvas depois que Ele morreu na cruz, pela fé. Antes da cruz, as pessoas eram salvar por crer que Deus enviaria um Salvador para morrer por seus pecados. O exemplo mais notável é Abraão quando ele creu no que Deus lhe disse, isso foi imputado como justiça a Abraão como se segue: “Depois destas coisas veio a palavra do Senhor a Abrão numa visão, dizendo: Não temas, Abrão; eu sou o teu escudo, o teu galardão será grandíssimo. Então disse Abrão: Ó Senhor Deus, que me darás, visto que morro sem filhos, e o herdeiro de minha casa é o damasceno Eliezer? Disse mais Abrão: A mim não me tens dado filhos; eis que um nascido na minha casa será o meu herdeiro. Ao que lhe veio a palavra do Senhor, dizendo: Este não será o teu herdeiro; mas aquele que sair das tuas entranhas, esse será o teu herdeiro. Então o levou para fora, e disse: Olha agora para o céu, e conta as estrelas, se as podes contar; e acrescentou-lhe: Assim será a tua descendência. E creu Abrão no Senhor, e o Senhor imputou-lhe isto como justiça”. (Gênesis 15:1-6) “Que diremos, pois, ter alcançado Abraão, nosso pai segundo a carne? Porque, se Abraão foi justificado pelas obras, tem de que se gloriar, mas não diante de Deus. Pois, que diz a Escritura? Creu Abraão a Deus, e isso lhe foi imputado como justiça”. (Romanos 4:1-3) Outros versos que descrevem a salvação em Cristo antes de Ele vir são as seguintes: Gênesis 3:15; Gênesis 15:1-6; Lucas 24:25-27, 44-47; Atos 3:18-24; Romanos 4:1-16; Hebreus 11:4; 1 Pedro 1:10-12. Vemos que antes da cruz, as pessoas eram salvas pela fé em um Cristo que viria e morreria. Durante o tempo da crucificação, as pessoas foram salvas pela fé em um Cristo que eles viram morrer na cruz (2 Pedro 1:16-17). Depois da cruz, as pessoas são salvas pela fé em um Cristo que morreu na cruz. Considerando-se essas coisas, chamar a era da igreja de tempo da graça não é realmente correto. A graça de Deus estava trabalhando antes da fundação do mundo (Mateus 13:34-35; Mateus 25:31-34; Lucas 11:47-51; Efésios 1:3-7; 1 Pedro 1:18-21). Deus nos amou tanto que antes do pecado do homem no jardim, Deus tinha um plano para o que Ele sabia que iria acontecer (Romanos 8:26-30).

V. Vinde, ó Deus, em meu auxílio.
R. Socorrei-me sem demora.
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
 
Hino
Ó Pai, nesta Quaresma,
ouvi nossos pedidos:
na mais contrita prece
nos vedes reunidos.
 Sondais as nossas almas,
na fé tão inconstantes:
se para vós se voltam,
mudai-as quanto antes.
 Pecamos, na verdade,
tão longe da virtude:
Senhor, por vosso nome,
a todos daí saúde.
 Fazei que nosso corpo,
enfim disciplinado,
o dia todo fuja
da culpa e do pecado.
 Que o tempo da Quaresma
nos leve à santidade,
e assim louvar possamos
a glória da Trindade.

Salmodia 
Ant. 1 Jesus tomou a Pedro, Tiago e João
e os levou a um alto monte
e ali, diante deles, ficou transfigurado.
Salmo 118(119),105-112
XIV (Nun) 

Meditação sobre a Palavra de Deus na Lei
Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros (Jo 15,12). 
105 Vossa palavra é uma luz para os meus passos, *
é uma lâmpada luzente em meu caminho.
106 Eu fiz um juramento e vou cumpri-lo: *
'Hei de guardar os vossos justos julgamentos!'

107 Ó Senhor, estou cansado de sofrer; *
vossa palavra me devolva a minha vida!
108 Que vos agrade a oferenda dos meus lábios; *
ensinai-me, ó Senhor, vossa vontade!

109 Constantemente está em perigo a minha vida, *
mas não esqueço, ó Senhor, a vossa lei.
110 Os pecadores contra mim armaram laços; *
eu porém não reneguei vossos preceitos.

111 Vossa palavra é minha herança para sempre, *
porque ela é que me alegra o coração!
112 Acostumei meu coração a obedecer-vos, *
a obedecer-vos para sempre, até o fim!
– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Ant. Jesus tomou a Pedro, Tiago e João
e os levou a um alto monte
e ali, diante deles, ficou transfigurado.

Ant. 2 O seu rosto fulgurava como o sol do meio-dia;
suas vestes refulgiam como a neve sobre os montes.
Salmo 15(16) 
O Senhor é minha herança
Deus ressuscitou a Jesus, libertando-o das angústias da morte (At 2,24). 
=1 Guardai-me, ó Deus, porque em vós me refugio! †
2 Digo ao Senhor: 'Somente vós sois meu Senhor: *
nenhum bem eu posso achar fora de vós!' 


3 Deus me inspirou uma admirável afeição*
pelos santos que habitam sua terra.

4 Multiplicam, no entanto, suas dores *
os que correm para os deuses estrangeiros;
– seus sacrifícios sanguinários não partilho, *
nem seus nomes passarão pelos meus lábios.

5 Ó Senhor, sois minha herança e minha taça, *
meu destino está seguro em vossas mãos!
6 Foi demarcada para mim a melhor terra, *
e eu exulto de alegria em minha herança!

7 Eu bendigo o Senhor, que me aconselha, *
e até de noite me adverte o coração.
8 Tenho sempre o Senhor ante meus olhos, *
pois se o tenho a meu lado não vacilo.

=9 Eis por que meu coração está em festa, †
minha alma rejubila de alegria, *
e até meu corpo no repouso está tranquilo;

10 pois não haveis de me deixar entregue à morte, *
nem vosso amigo conhecer a corrupção.

=11 Vós me ensinais vosso caminho para a vida; †
junto a vós, felicidade sem limites, *
delícia eterna e alegria ao vosso lado!
– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Ant. O seu rosto fulgurava como o sol do meio-dia;
suas vestes refulgiam como a neve sobre os montes.

Ant. 3 Elias e Moisés com ele conversavam
sobre aquilo que o esperava
na Cidade, em sua Páscoa.
Cântico Fl 2,6-11 
Cristo, o Servo de Deus
=6 Embora fosse de divina condição, †
Cristo Jesus não se apegou ciosamente *
a ser igual em natureza a Deus Pai.

(R. Jesus Cristo é Senhor para a glória de Deus Pai!) 

=7 Porém esvaziou-se de sua glória †
e assumiu a condição de um escravo, *
fazendo-se aos homens semelhante. (R.) 
(R. Jesus Cristo é Senhor para a glória de Deus Pai!) 
= Reconhecido exteriormente como homem, †
8 humilhou-se, obedecendo até à morte, *
até à morte humilhante numa cruz. (R.) 
(R. Jesus Cristo é Senhor para a glória de Deus Pai!) 
=9 Por isso Deus o exaltou sobremaneira †
e deu-lhe o nome mais excelso, mais sublime, *
e elevado muito acima de outro nome. (R.) 
(R. Jesus Cristo é Senhor para a glória de Deus Pai!) 
=10 Para que perante o nome de Jesus †
se dobre reverente todo joelho, *
seja nos céus, seja na terra ou nos abismos. (R.) 
(R. Jesus Cristo é Senhor para a glória de Deus Pai!) 
=11 E toda língua reconheça, confessando, †
para a glória de Deus Pai e seu louvor: *
'Na verdade Jesus Cristo é o Senhor!' (R.)
(R. Jesus Cristo é Senhor para a glória de Deus Pai!) 
– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Ant. Elias e Moisés com ele conversavam
sobre aquilo que o esperava
na Cidade, em sua Páscoa.

Leitura breve  2Cor 6,1-4a
Nós vos exortamos a não receberdes em vão a graça de Deus, pois ele diz: 'No momento favorável, eu te ouvi e no dia da salvação, eu te socorri'. É agora o momento favorável, é agora o dia da salvação. Não damos a ninguém nenhum motivo de escândalo, para que o nosso ministério não seja desacreditado. Mas em tudo nos recomendamos como ministros de Deus.


Responsório breve 
R. Eis o tempo favorável,
Eis o dia da salvação! R.Eis o tempo.
V. Reuni-vos, resgatados das nações,
vinde, aproximai-vos! Eis o dia.
Glória ao Pai. R. Eis o tempo.
CÂNTICO EVANGÉLICO (MAGNIFICAT) Lc 1,46-55
Ant. Jesus transfigurou-se diante dos Apóstolos.
Suas vestes se tornaram
muito brancas e brilhantes.
Então apareceram-lhes Elias e Moisés,
que falavam com Jesus.
A alegria da alma no Senhor 
46 A minha alma engrandece ao Senhor * 47 e se alegrou o meu espírito em Deus, meu Salvador;
48 pois ele viu a pequenez de sua serva, *
desde agora as gerações hão de chamar-me de bendita.

49 O Poderoso fez por mim maravilhas *
e Santo é o seu nome!
50 Seu amor, de geração em geração, *
chega a todos que o respeitam;

51 demonstrou o poder de seu braço, *
dispersou os orgulhosos;
52 derrubou os poderosos de seus tronos *
e os humildes exaltou;
53 De bens saciou os famintos, *
e despediu, sem nada, os ricos.
54 Acolheu Israel, seu servidor, *
fiel ao seu amor,

55 como havia prometido aos nossos pais, *
em favor de Abraão e de seus filhos, para sempre.

– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Ant. Jesus transfigurou-se diante dos Apóstolos.
Suas vestes se tornaram
muito brancas e brilhantes.
Então apareceram-lhes Elias e Moisés,
que falavam com Jesus.
Preces 
Demos glória a Deus Pai que cuida de todos nós; e lhe peçamos:

R. Dai, Senhor, a salvação aos que remistes!

Senhor Deus, doador de todo bem e fonte da verdade, cumulai com vossos dons o colégio universal dos bispos,
– e guardai os fiéis, a eles confiados, na doutrina dos Apóstolos.
R. 
Dai, Senhor, a salvação aos que remistes!
Derramai a vossa caridade naqueles que comungam o mesmo pão da vida,
– para que se fortaleça a unidade de todos os fiéis no Corpo de Cristo vosso Filho.
R. 
Dai, Senhor, a salvação aos que remistes!
Fazei que nos despojemos do velho homem com seus atos,
– e nos revistamos do homem novo, à imagem de Cristo, vosso Filho.
R. 
Dai, Senhor, a salvação aos que remistes!
Concedei aos fiéis um sincero espírito de penitência, para que obtenham o perdão de seus pecados,
– e se tornem participantes dos méritos da redenção de Cristo.
R. 
Dai, Senhor, a salvação aos que remistes!
(intenções livres) Dai a paz aos nossos irmãos e irmãs falecidos, para que vos louvem eternamente no céu,
– onde também nós esperamos glorificar-vos para sempre.
R.
Dai, Senhor, a salvação aos que remistes!
Pai nosso. 
Oração
Ó Deus, que nos mandastes ouvir o vosso Filho amado, alimentai nosso espírito com a vossa palavra, para que, purificado o olhar de nossa fé, nos alegremos com a visão da vossa glória. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Conclusão da Hora 
O Senhor nos abençoe,
nos livre de todo o mal
e nos conduza à vida eterna. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário