terça-feira, 21 de março de 2017

REFLEXÃO PESSOAL - Pe.Rosival Gomes da Silva - VÉSPERAS


VÉSPERAS

REFLEXÃO PESSOAL - Pe.Rosival Gomes da Silva

Leitura breve  Tg 2,14.17.18b 
Meus irmãos, que adianta alguém dizer que tem fé, quando não a põe em prática? A fé seria então capaz de salvá-lo? A fé, se não se traduz em obras, por si só está morta. Tu, mostra-me a tua fé sem as obras, que eu te mostrarei a minha fé pelas obras! 


Poderíamos dizer que vivemos na atual conjuntura humana uma crise de fé? Eu creio que mais do que uma crise de fé, há uma total exclusão do que venha a ser a fé e ao que ela nos conduz. De modo que falta a explicitação desta, para melhor aderir o Deus que por sua natureza é dinâmico, proativo. Com isto também falta-se o alimento para esta fé, a qual por vezes passa por uma série de crises. E quais são estes alimentos primordiais: a oração pessoal e comunitária; o estudo acurado da Palavra de Deus, sobretudo com alguém que melhor possa lhe proporcionar uma melhor compreensão, para melhor viver e tornar atuante em todas as dimensões da sociedade. E ainda, leituras espirituais, vivência dos sacramentos. Estes elementos valiosos, e ao mesmo tempo dons, devem transformar cada um de nós em instrumentos, sujeitos de transformação aonde quer que estejamos: na família, no trabalho, no lazer, etc. Pois, uma fé que não é condutora, mobilizadora, torna o ser humano apático, indolente, distante do Evangelho de Jesus Cristo. Devemos nos fortalecer pela fé:  fortalecido na fé  fortalecido na fé Separei pra você 21 versículos, que vão te fortalecer na fé. Pois a fé vem pelo ouvir e ouvir a Palavra de Deus. Ao ler e meditar nesses versículos tenho certeza que você será tocado, e mesmo que sua fé esteja fraca, ela será fortalecida. Antes de você ler uma dica, além de ler medite, reflita sobre cada uma dessas passagens. Compartilhe com seus amigos. Anote o que achar importante. Boa leitura. O que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé. 1 João: 5.4 E Jesus disse-lhe: Se tu podes crer, tudo é possível ao que crê. Marcos 9:23 Para que a fé que vocês têm não se baseasse na sabedoria humana, mas no poder de Deus. 1 Coríntios: 2.5 Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé. 2 Timóteo: 4:7 Pela fé Moisés, sendo já grande, recusou ser chamado filho da filha de Faraó, Hebreus 11:24 Porque vivemos por fé, e não pelo que vemos. 2 Coríntios: 5:7 Eis que Deus é a minha salvação; nele confiarei, e não temerei, porque o SENHOR DEUS é a minha força e o meu cântico, e se tornou a minha salvação. Isaías 12:2 Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome; João 1:12 Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam. Hebreus 11:6 Eis que a sua alma está orgulhosa, não é reta nele; mas o justo pela sua fé viverá. Habacuque 2:4 Porque em verdade vos digo que qualquer que disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar em seu coração, mas crer que se fará aquilo que diz, tudo o que disser lhe será feito. Marcos 11:23 E terás confiança, porque haverá esperança; olharás em volta e repousarás seguro.  Jó 11:18 De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus. Romanos 10:17 Pela fé Abraão, sendo chamado, obedeceu, indo para um lugar que havia de receber por herança; e saiu, sem saber para onde ia. Hebreus 11:8 Em qualquer tempo em que eu temer, confiarei em ti. Salmos 56:3 Em Deus tenho posto a minha confiança; não temerei o que me possa fazer o homem. Salmos 56:11 Estejam vigilantes, mantenham-se firmes na fé, sejam homens de coragem, sejam fortes. 1 Coríntios: 16.13 Porque o SENHOR será a tua esperança; guardará os teus pés de serem capturados. Provérbios 3:26 Para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3:15 Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno. Efésios 6:16 Os quais pela fé venceram reinos, praticaram a justiça, alcançaram promessas, fecharam as bocas dos leões Hebreus 11:33. Porque vivemos por fé, e não pelo que vemos (2 Coríntios 5:7); Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie (Efésios 2:8-9); Todavia, àquele que não trabalha, mas confia em Deus, que justifica o ímpio, sua fé lhe é creditada como justiça (Romanos 4:5); Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos (Hebreus 11:1); Ele respondeu: "Porque a fé que vocês têm é pequena. Eu asseguro que, se vocês tiverem fé do tamanho de um grão de mostarda, poderão dizer a este monte: 'Vá daqui para lá', e ele irá. Nada será impossível para vocês (Mateus 17:20); Jesus respondeu: "Eu asseguro que, se vocês tiverem fé e não duvidarem, poderão fazer não somente o que foi feito à figueira, mas também dizer a este monte: 'Levante-se e atire-se no mar', e assim será feito (Mateus 21:21); Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam (Hebreus 11:6); Jesus respondeu: "Mulher, grande é a sua fé! Seja conforme você deseja". E, naquele mesmo instante, a sua filha foi curada (Mateus 15:28); Alguns homens trouxeram-lhe um paralítico, deitado em sua maca. Vendo a fé que eles tinham, Jesus disse ao paralítico: "Tenha bom ânimo, filho; os seus pecados estão perdoados" (Mateus 9:2); fé e conhecimento que se fundamentam na esperança da vida eterna, a qual o Deus que não mente prometeu antes dos tempos eternos (Tito 1:2), pois vocês estão alcançando o alvo da sua fé, a salvação das suas almas (1 Pedro 1:9); O que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé (1 João 5:4); Estejam vigilantes, mantenham-se firmes na fé, sejam homens de coragem, sejam fortes (1 Coríntios 16:13); Você, porém, homem de Deus, fuja de tudo isso e busque a justiça, a piedade, a fé, o amor, a perseverança e a mansidão (1 Timóteo 6:11); Resistam-lhe, permanecendo firmes na fé, sabendo que os irmãos que vocês têm em todo o mundo estão passando pelos mesmos sofrimentos (1 Pedro 5:9); Lembramos continuamente, diante de nosso Deus e Pai, o que vocês têm demonstrado: o trabalho que resulta da fé, o esforço motivado pelo amor e a perseverança proveniente da esperança em nosso Senhor Jesus Cristo (1 Tessalonicenses 1:3); para que a fé que vocês têm não se baseasse na sabedoria humana, mas no poder de Deus (1 Coríntios 2:5); Por isso, irmãos, em toda a nossa necessidade e tribulação ficamos animados quando soubemos da sua fé; (1 Tessalonicenses 3:7); Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé (2 Timóteo 4:7); Além disso, usem o escudo da fé, com o qual vocês poderão apagar todas as setas inflamadas do Maligno (Efésios 6:16); Pois é mediante o Espírito que nós aguardamos pela fé a justiça, que é a nossa esperança (Gálatas 5:5). 
     

V. Vinde, ó Deus em meu auxílio.
R. Socorrei-me sem demora.
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.


Hino
A abstinência quaresmal
vós consagrastes, ó Jesus;
pelo jejum e pela prece,
nos conduzis da treva à luz.
Ficai presente agora à Igreja,
ficai presente à penitência,
pela qual vos suplicamos
para os pecados indulgência.
Por vossa graça, perdoai
as nossas culpas do passado;
contra as futuras protegei-nos,
manso Jesus, Pastor amado,
Para que nós, purificados
por esses ritos anuais,
nos preparemos, reverentes,
para gozar os dons pascais.
Todo o universo vos adore,
Trindade Santa, Sumo Bem.
Novos, por graça, vos cantemos
um canto novo e belo. Amém.
Salmodia 

Ant. 1 Deus nos cerca de carinho e proteção.
Salmo 124(125) 
Deus, protetor de seu povo
A paz para o Israel de Deus (Gl 6,16). 
Quem confia no Senhor é como o monte de Sião: *
nada o pode abalar, porque é firme para sempre.
=Tal e qual Jerusalém, toda cercada de montanhas, †
assim Deus cerca seu povo de carinho e proteção, *
desde agora e para sempre, pelos séculos afora.

=3 O Senhor não vai deixar prevalecer por muito tempo †
o domínio dos malvados sobre a sorte dos seus justos, *
para os justos não mancharem suas mãos na iniqüidade.

=4Fazei o bem, Senhor, aos bons e aos que têm reto coração, †
mas os que seguem maus caminhos, castigai-os como os maus! *
Que venha a paz a Israel! Que venha a paz ao vosso povo!

– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Ant. Deus nos cerca de carinho e proteção.

Ant. 2 Tornai-nos, Senhor, como crianças,
para podermos entrar em vosso Reino!
 
Salmo 130(131) 

Confiança filial e repouso em Deus
Aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração (Mt 11,29).
1 Senhor, meu coração não é orgulhoso, *
nem se eleva arrogante o meu olhar;
– não ando à procura de grandezas, *
nem tenho pretensões ambiciosas! –

Fiz calar e sossegar a minha alma; *
ela está em grande paz dentro de mim,
– como a criança bem tranqüila, amamentada *
no regaço acolhedor de sua mãe.

3 Confia no Senhor, ó Israel, *
desde agora e por toda a eternidade!

– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Ant. Tornai-nos, Senhor, como crianças,
para podermos entrar em vosso Reino!

Ant. 3 Fizestes de nós para Deus sacerdotes e povo de reis.
Cântico Ap 4,11; 5,9-10.12 

Hino dos remidos
4,1 Vós sois digno, Senhor nosso Deus, *
de receber honra, glória e poder!

(R. Poder, honra e glória ao Cordeiro de Deus!)

=5,9 Porque todas as coisas criastes, †
é por vossa vontade que existem *
subsistem porque vós mandais. (R.) 

Poder, honra e glória ao Cordeiro de Deus!
= Vós sois digno, Senhor nosso Deus, †
de o livro nas mãos receber *
e de abrir suas folhas lacradas! (R.) 

Poder, honra e glória ao Cordeiro de Deus!
– Porque fostes por nós imolado; *
para Deus nos remiu vosso sangue
– dentre todas as tribos e línguas, *
dentre os povos da terra e nações. (R.)

 Poder, honra e glória ao Cordeiro de Deus!
=10 Pois fizestes de nós, para Deus, †
sacerdotes e povo de reis, *
e iremos reinar sobre a terra. (R.) 
Poder, honra e glória ao Cordeiro de Deus!
=12 O Cordeiro imolado é digno †
de receber honra, glória e poder, *
sabedoria, louvor, divindade! (R.) 

Poder, honra e glória ao Cordeiro de Deus!
– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Ant. Fizestes de nós para Deus sacerdotes e povo de reis.

Leitura breve  Tg 2,14.17.18b 
Meus irmãos, que adianta alguém dizer que tem fé, quando não a põe em prática? A fé seria então capaz de salvá-lo? A fé, se não se traduz em obras, por si só está morta. Tu, mostra-me a tua fé sem as obras, que eu te mostrarei a minha fé pelas obras! 


Responsório breve 
R. Iluminai-me, Senhor, conforme a vossa palavra,
* Para que eu sempre faça a vossa vontade!
R. Iluminai-me.
V. Inclinai meu coração aos vossos preceitos. Para que eu.
Glória ao Pai. R. Iluminai-me.
CÂNTICO EVANGÉLICO (MAGNIFICAT) Lc 1,46-55
Ant. Se vós não perdoardes de todo coração,
o meu Pai, que está nos céus, também não vos perdoará.
A alegria da alma no Senhor 
46 A minha alma engrandece ao Senhor * 47 e se alegrou o meu espírito em Deus, meu Salvador;
48 pois ele viu a pequenez de sua serva, *
desde agora as gerações hão de chamar-me de bendita.

49 O Poderoso fez por mim maravilhas *
e Santo é o seu nome!
50 Seu amor, de geração em geração, *
chega a todos que o respeitam;

51 demonstrou o poder de seu braço, *
dispersou os orgulhosos;
52 derrubou os poderosos de seus tronos *
e os humildes exaltou;
53 De bens saciou os famintos, *
e despediu, sem nada, os ricos.
54 Acolheu Israel, seu servidor, *
fiel ao seu amor,

55 como havia prometido aos nossos pais, *
em favor de Abraão e de seus filhos, para sempre.

– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Ant. Se vós não perdoardes de todo coração,
o meu Pai, que está nos céus, também não vos perdoará.
Preces 

Imploremos ao Cristo Senhor, que nos mandou vigiar e orar para não cairmos em tentação; e digamos confiantemente:

R. Ouvi-nos, Senhor, e tende piedade!
Cristo Jesus, que prometestes estar presente no meio daqueles que se reúnem para orar em vosso nome,
 ensinai-nos a orar sempre convosco ao Pai no Espírito Santo. R. 
Ouvi-nos, Senhor, e tende piedade!
Celeste Esposo, purificai de todo pecado vossa amada Igreja,
– e fazei que ela viva sempre na esperança e na alegria do Espírito Santo. R. 
Ouvi-nos, Senhor, e tende piedade!
Amigo do ser humano, tornai-nos solícitos pelo bem do próximo, como nos mandastes,
 a fim de que, por meio de nós, brilhe para todos a luz da vossa salvação. R. 
Ouvi-nos, Senhor, e tende piedade!
Pai pacífico, dai ao mundo a vossa paz,
 para que em toda parte se faça mais sensível vossa presença salvadora. R. 
Ouvi-nos, Senhor, e tende piedade!
(intenções livres) 
Abri as portas da bem-aventurança eterna a todos os que morreram,
 e admiti-os na glória da eternidade. R.

Ouvi-nos, Senhor, e tende piedade!
Pai nosso. 
Oração
Ó Deus, que a vossa graça não nos abandone, mas nos faça dedicados ao vosso serviço e aumente sempre em nós os vossos dons. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Conclusão da Hora

O Senhor nos abençoe,
nos livre de todo o mal
e nos conduza à vida eterna. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário