sábado, 4 de março de 2017

REFLEXÃO PESSOAL - Pe.Rosival Gomes da Silva - I Vésperas

I Vésperas

REFLEXÃO PESSOAL - Pe.Rosival Gomes da Silva

Leitura breve 2Cor 6,1-4a  
Nós vos exortamos a não receberdes em vão a graça de Deus, pois ele diz: “No momento favorável, eu te ouvi e no dia da salvação, eu te socorri”. É agora o momento favorável, é agora o dia da salvação. Não damos a ninguém nenhum motivo de escândalo, para que o nosso ministério não seja desacreditado. Mas em tudo nos recomendamos como ministros de Deus.  

A graça de Deus é semente de vida eterna na transitoriedade dos seres. Como semente quer um terreno produtível, capaz de multiplicar esta semente. Devemos plantar a semente de conquistas que não sirvam somente para nós, mas que todos tenham acesso, dignidade de vida. Os políticos têm a missão de fazer chegar ao povo aquilo que é fruto do seu trabalho laborioso, sacrificado. Devemos nos preparar para recebermos a graça de Deus de forma digna, e não em vão, ou seja, de qualquer jeito. Penso que há momentos em que algo é semeado dentro de nós, sem que sequer possamos perceber. Sabe gente querida, acredito piamente que podemos ser seres de sombras ou de luz. E assim são as sementes que plantamos por aí com nossa presença, com nossas palavras, com nosso amor ou desamor. Podemos plantar ervas daninhas, cheios de espinhos e aspereza ou podemos plantar arvores frutíferas, campos de flores, de luz, paz, amor, fé! Deus nos escuta e nos atende, mesmo quando estamos distantes d'Ele, é só prestarmos a atenção. Todos nós já experimentamos os socorros de Deus, disso também somos testemunhas, por isso que devemos fazer a sua vontade. E por isso que alimentemos a nossa fé, para não darmos motivos de escândalo a ninguém da fé que professamos. Para responder a tua pergunta encontramos no Novo Testamento vários textos. Cito os que encontrei. O primeiro é aquele que aparece no Discurso de Jesus sobre a Igreja: “Mas qualquer que fizer tropeçar um destes pequeninos que crêem em mim, melhor lhe fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma pedra de moinho, e se submergisse na profundeza do mar. Ai do mundo, por causa dos tropeços! pois é inevitável que venham; mas ai do homem por quem o tropeço vier! Se, pois, a tua mão ou o teu pé te fizer tropeçar, corta-o, lança-o de ti; melhor te é entrar na vida aleijado, ou coxo, do que, tendo duas mãos ou dois pés, ser lançado no fogo eterno.”.(Mt 18, 6-7). Mas também encontramos outras passagens: em Mc 9,37; Lc 9,48; Lc, 17,1-2. Nos versos 17-20, Paulo põe vários aspectos do cristianismo sob a perspectiva apropriada. Embora a alimentação seja importante, os cristãos não devem discutir sobre a decisão por parte de alguns de comer legumes em vez de carnes que poderiam ter sido sacrificadas aos ídolos. Ao invés disso, eles devem se concentrar na justiça, paz e alegria no Espírito Santo. Como podemos aplicar essa ideia às questões de alimentação hoje em nossa igreja? Por maiores que sejam as bênçãos advindas da mensagem de saúde, e especialmente os ensinos sobre alimentação, nem todos veem esse assunto da mesma maneira, e precisamos respeitar essas diferenças. No verso 22, em meio a toda essa discussão sobre deixar as pessoas agirem conforme a própria consciência, Paulo acrescenta uma advertência muito interessante: “Bem-aventurado é aquele que não se condena naquilo que aprova”. Que significa isso? As mulheres certamente não são as únicas culpadas de fofocar. Qualquer pessoa pode acabar participando de uma fofoca ao repetir algo escutado em segredo. O livro de Provérbios tem uma longa lista de versículos sobre os perigos da fofoca e potencial dano que pode resultar. "O que despreza o seu próximo carece de entendimento, mas o homem entendido se mantém calado. O mexeriqueiro revela o segredo, mas o fiel de espírito o mantém em oculto" (Provérbios 11:12-13). A Bíblia nos diz que "o homem perverso instiga a contenda, e o intrigante separa os maiores amigos" (Provérbios 16:28). Muitas amizades já foram destruídas por causa de algum engano que começou com uma fofoca. Aqueles que se entregam a esse comportamento nada mais fazem além de criar confusão e causar ira e amargura, sem falar da dor, entre amigos. Triste dizer que alguns adoram isso e procuram por oportunidades de destruir outras pessoas. Quando confrontados pelo seu hábito, negam essas alegações e respondem com desculpas e racionalizações. Ao invés de admitir o erro, culpam algo ou alguém mais na tentativa de minimizar a seriedade do pecado. "A boca do tolo é a sua própria destruição, e os seus lábios um laço para a sua alma. As palavras do mexeriqueiro são como doces bocados; elas descem ao íntimo do ventre" (Provérbios 18:7-8). O que guarda a sua boca e a sua língua guarda a sua alma das angústias (Provérbios 21:23). Dessa mesma forma devemos guardar nossas línguas e deixar de participar nesse ato pecaminoso de fofocar

V. Vinde, ó Deus, em meu auxílio.
R. Socorrei-me sem demora.
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
  
Hino
Ó Pai, nesta Quaresma,
ouvi nossos pedidos:
na mais contrita prece
nos vedes reunidos.
Sondais as nossas almas,
na fé tão inconstantes:
se para vós se voltam,
mudai-as quanto antes.
Pecamos, na verdade,
tão longe da virtude:
Senhor, por vosso nome,
a todos daí saúde.
Fazei que nosso corpo,
enfim disciplinado,
o dia todo fuja
da culpa e do pecado.
Que o tempo da Quaresma
nos leve à santidade,
e assim louvar possamos
a glória da Trindade.
Salmodia
Ant. 1 Aceitai o nosso espírito abatido
e recebei o nosso ânimo contrito!
Assim hoje nossa oferta vos agrade.
Salmo 140(141),1-9 

Oração nas dificuldades da vida
Da mão do anjo, subia até Deus a fumaça do incenso, com as orações dos santos (Ap 8,4). 

1 Senhor, eu clamo por vós, socorrei-me; *
quando eu grito, escutai minha voz!
2 Minha oração suba a vós como incenso, *
e minhas mãos, como oferta da tarde!

3 Ponde uma guarda em minha boca, Senhor, *
e vigias às portas dos lábios!

Meu coração não deixeis inclinar-se *
às obras más nem às tramas do crime;
– que eu não seja aliado dos ímpios *
nem partilhe de suas delícias!

=5 Se o justo me bate é um favor; †
porém jamais os perfumes dos ímpios *
sejam usados na minha cabeça!
– Continuarei a orar fielmente, *
enquanto eles se entregam ao mal!

=6 Seus juízes, que tinham ouvido †
as suaves palavras que eu disse, *
do rochedo já foram lançados.
=7 Como a mó rebentada por terra, †
os seus ossos estão espalhados *
e dispersos à boca do abismo.

A vós, Senhor, se dirigem meus olhos, *
em vós me abrigo: poupai minha vida!
9 Senhor, guardai-me do laço que armaram*
e da armadilha dos homens malvados!

- Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Ant. Aceitai o nosso espírito abatido
e recebei o nosso ânimo contrito!
Assim hoje nossa oferta vos agrade.
Ant. 2 Naquele dia invocarás, e o Senhor te ouvirá;
gritarás, e o teu Deus vai responder-te: Eis-me aqui!
Salmo 141(142) 
Vós sois o meu refúgio, Senhor!
Tudo o que este salmo descreve se realizou no Senhor durante a sua Paixão (Santo Hilário). 
2 Em voz alta ao Senhor eu imploro, *
em voz alta suplico ao Senhor!
=3 Eu derramo na sua presença †
o lamento da minha aflição, *
diante dele coloco minha dor!

4 Quando em mim desfalece a minh'alma, *
conheceis, ó Senhor, meus caminhos!
– Na estrada por onde eu andava *
contra mim ocultaram ciladas.

5 Se me volto à direita e procuro, *
não encontro quem cuide de mim,
– e não tenho aonde fugir; *
não importa a ninguém minha vida!

=6 A vós grito, Senhor, a vós clamo †
e vos digo: 'Sois vós meu abrigo, *
minha herança na terra dos vivos'.
7 Escutai meu clamor, minha prece, *
porque fui por demais humilhado!

8 Arrancai-me, Senhor, da prisão, *
e em louvor bendirei vosso nome!
– Muitos justos virão rodear-me *
pelo bem que fizestes por mim.
- Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Ant. Naquele dia invocarás, e o Senhor te ouvirá;
gritarás, e o teu Deus vai responder-te: Eis-me aqui!

Ant. 3 O Cristo morreu pelos nossos pecados,
pelos ímpios o justo e ofertou-nos a Deus;
foi morto na carne, mas vive no Espírito.
Cântico Fl 2,6-11 

Cristo, o Servo de Deus
=6 Embora fosse de divina condição, †
Cristo Jesus não se apegou ciosamente *
a ser igual em natureza a Deus Pai.

(R. Jesus Cristo é Senhor para a glória de Deus Pai!) 

=7 Porém esvaziou-se de sua glória †
e assumiu a condição de um escravo, *
fazendo-se aos homens semelhante. (R.) 
(R. Jesus Cristo é Senhor para a glória de Deus Pai!) 
= Reconhecido exteriormente como homem, †
humilhou-se, obedecendo até à morte, *
até à morte humilhante numa cruz. (R.) 
(R. Jesus Cristo é Senhor para a glória de Deus Pai!) 
=9 Por isso Deus o exaltou sobremaneira †
e deu-lhe o nome mais excelso, mais sublime, *
e elevado muito acima de outro nome. (R.) 
(R. Jesus Cristo é Senhor para a glória de Deus Pai!) 
=10 Para que perante o nome de Jesus †
se dobre reverente todo joelho, *
seja nos céus, seja na terra ou nos abismos. (R.) 
(R. Jesus Cristo é Senhor para a glória de Deus Pai!) 
=11 E toda língua reconheça, confessando, †
para a glória de Deus Pai e seu louvor: *
'Na verdade Jesus Cristo é o Senhor!' (R.)
(R. Jesus Cristo é Senhor para a glória de Deus Pai!) 
- Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Ant. O Cristo morreu pelos nossos pecados,
pelos ímpios o justo e ofertou-nos a Deus;
foi morto na carne, mas vive no Espírito.
Leitura breve 2Cor 6,1-4a  
Nós vos exortamos a não receberdes em vão a graça de Deus, pois ele diz: “No momento favorável, eu te ouvi e no dia da salvação, eu te socorri”. É agora o momento favorável, é agora o dia da salvação. Não damos a ninguém nenhum motivo de escândalo, para que o nosso ministério não seja desacreditado. Mas em tudo nos recomendamos como ministros de Deus.  
Responsório breve  
R. Eis o tempo favorável, 
*
 Eis o dia da salvação! R.Eis o tempo. 
V. 
Reuni-vos, resgatados das nações,
vinde, aproximai-vos! * Eis o dia.
Glória ao Pai. R. Eis o tempo.
CÂNTICO EVANGÉLICO (MAGNIFICAT) Lc1,46-55
Ant. Guiado pelo Espírito de Deus
e tentado pelo espírito do mal,
Jesus no deserto jejuou quarenta dias
e depois ficou com fome.
A alegria da alma no Senhor 
46 A minha alma engrandece ao Senhor * 47 e se alegrou o meu espírito em Deus, meu Salvador;
48 pois ele viu a pequenez de sua serva, *
desde agora as gerações hão de chamar-me de bendita.

49 O Poderoso fez por mim maravilhas *
e Santo é o seu nome!
50 Seu amor, de geração em geração, *
chega a todos que o respeitam;

51 demonstrou o poder de seu braço, *
dispersou os orgulhosos;
52 derrubou os poderosos de seus tronos *
e os humildes exaltou;
53 De bens saciou os famintos, *
e despediu, sem nada, os ricos.
54 Acolheu Israel, seu servidor, *
fiel ao seu amor,

55 como havia prometido aos nossos pais, *
em favor de Abraão e de seus filhos, para sempre.

– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Ant. Guiado pelo Espírito de Deus
e tentado pelo espírito do mal,
Jesus no deserto jejuou quarenta dias
e depois ficou com fome.
Preces  
Demos glória a Cristo Jesus, que se fez nosso mestre, exemplo e irmão; e supliquemos, dizendo:
R. Renovai, Senhor, o vosso povo!  
Senhor Jesus, que vos tornastes semelhante a nós em tudo, exceto no pecado, ensinai-nos a alegrar-nos com os que se alegram e a chorar com os que choram, 
– 
para que a nossa caridade aumente cada vez mais.R.  
R. Renovai, Senhor, o vosso povo! 
Ensinai-nos a matar a vossa fome nos que têm fome, 
 e a saciar a vossa sede nos que têm sede.R. 
 R. Renovai, Senhor, o vosso povo! 
Vós que ressuscitastes Lázaro do sono da morte, 
– 
fazei que voltem à vida, pela fé e a penitência, os que estão mortos pelo pecado. R.  
R. Renovai, Senhor, o vosso povo! 
Aumentai o número dos que querem seguir mais de perto o vosso caminho de perfeição, 
– 
a exemplo da bem-aventurada Virgem Maria e dos Santos. R.  
R. Renovai, Senhor, o vosso povo! 
(intenções livres) 
Concedei aos nossos irmãos e irmãs falecidos a glória da ressurreição,
  para que gozem eternamente do vosso amor.R.  
R. Renovai, Senhor, o vosso povo! 
Pai nosso. 
Oração
Concedei-nos, ó Deus onipotente, que, ao longo desta Quaresma, possamos progredir no conhecimento de Jesus Cristo e corresponder ao seu amor por uma vida santa. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Conclusão da Hora 
O Senhor nos abençoe,
nos livre de todo o mal
e nos conduza à vida eterna. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário