quinta-feira, 30 de março de 2017

REFLEXÃO PESSOAL - Pe.Rosival Gomes da Silva - Quinta-feira da IV Semana da Quaresma Vésperas

Quinta-feira da IV Semana da Quaresma

Vésperas

REFLEXÃO PESSOAL - Pe.Rosival Gomes da Silva

Leitura breve  Tg 4,7-8.10 
Obedecei a Deus, mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. Aproximai-vos de Deus, e ele se aproximará de vós. Purificai as mãos, ó pecadores, e santificai os corações, homens dúbios. Humilhai-vos diante do Senhor, e ele vos exaltará. 


Diante da bondade de Deus devemos nos curvar, pois só assim poderemos agir de forma a agradar-LHE. O que somos, se não uma pequena semente, mas que podemos, se lançada em terreno fértil, nos tornarmos uma árvore frondosa capaz de abrir todos os transeuntes, inclusive os passarmos e animais, dos que voam aos que rastejam e andam, pois todos necessitam de um bom descanso e refrigero. Mas nada disso acontece se não nos aproximarmos do Deus da vida, o qual se deixa encontrar e tocar, ser amado e adorado. Mas esse mesmo Deus quer que nos compadeçamos dos que sofrem, dos que passam por situações deplorantes. Um dia tivemos, e ainda hoje que cuidou e cuida de nós, isso é maravilhoso aos olhos do Senhor! Mas quem cuidará dos que sofrem, dos que são humilhados, enganados? Quem olhará, para encontrar uma solução para os que anda encarcerados nas prisões humanas, dos corações e dos sentimentos? Quem atenderá aos que gritam por socorro, por viverem numa solidão extrema, perspectiva de vida? Quem cuidará dos que anda pelas praças, vilas e guetos vítimas de uma sociedade desumana e injusta? Quem dará a devida atenção aos que vivem enterrados em toda espécie de vício, e quando olham, o fazem à distância, sempre os acusando de bêbados, drogados, ou algo parecido, inclusive por pessoas que se dizem acreditar em Deus? É chegado o momento de nos colocarmos no mundo como uma opção, para fazermos a diferença, cuidando destes, pois do contrário não vale a pena estarmos e vivermos no mundo. A marca mais evidente de nossa época é o individualismo. Na verdade, o individualismo está presente em nossa sociedade desde a proposta feita a Adão e Eva pela serpente astuta: “É assim que Deus disse: Não comereis der toda árvore do jardim? (…) É certo que não morrereis. Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se vos abrirão os olhos e, como Deus, sereis conhecedores do bem e do mal” (Gn 3.1-5). Pelo que lemos nas Escrituras, a soberba é um pecado odioso para Deus, o qual tem consequências desastrosas (Rm 1.28). O orgulho, a vaidade, a autossuficiência, todos derivados de um coração soberbo, são desastrosos, porque impedem, dentre outras coisas, que busquemos ajuda tanto em Deus quanto nas pessoas ao nosso redor. Nós nos consideramos tão autossuficientes, que não vemos no outro um ponto de apoio e refúgio nos momentos de necessidade. Elevamos o “eu” como detentor de razões e soluções. Tornamo-nos individualistas. Achamos que podemos sempre resolver nossos problemas com nossos próprios meios, como se fosse possível renunciar a ajuda das pessoas que estão ao nosso redor.
  
V. Vinde, ó Deus em meu auxílio. R. Socorrei-me sem demora.
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Hino
A abstinência quaresmal
vós consagrastes, ó Jesus;
pelo jejum e pela prece,
nos conduzis da treva à luz.
Ficai presente agora à Igreja,
ficai presente à penitência,
pela qual vos suplicamos
para os pecados indulgência.
Por vossa graça, perdoai
as nossas culpas do passado;
contra as futuras protegei-nos,
manso Jesus, Pastor amado,
Para que nós, purificados
por esses ritos anuais,
nos preparemos, reverentes,
para gozar os dons pascais.
Todo o universo vos adore,
Trindade Santa, Sumo Bem.
Novos, por graça, vos cantemos
um canto novo e belo. Amém.
Salmodia 

Ant. 1 Ele é meu amor, meu refúgio,
meu escudo: é nele que espero.
Salmo 143(144) 

Oração pela vitória e pela paz
As suas mãos foram treinadas para a luta, quando venceu o mundo conforme disse: eu venci o mundo (Sto. Hilário).
I
=1 Bendito seja o Senhor, meu rochedo, †
que adestrou minhas mãos para a luta, *
e os meus dedos treinou para a guerra!

2 Ele é meu amor, meu refúgio, *
libertador, fortaleza e abrigo;
– é meu escudo: é nele que espero, *
ele submete as nações a meus pés.

=3 Que é o homem, Senhor, para vós? †
Por que dele cuidais tanto assim, *
e no filho do homem pensais?
4 Como o sopro de vento é o homem, *
os seus dias são sombra que passa.

5 Inclinai vossos céus e descei, *
tocai os montes, que eles fumeguem.
6 Fulminai o inimigo com raios, *
lançai flechas, Senhor, dispersai-o!

=7 Lá do alto estendei vossa mão, †
retirai-me do abismo das águas, *
e salvai-me da mão dos estranhos;
8 sua boca só tem falsidade, *
sua mão jura falso e engana.
– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.


Ant. Ele é meu amor, meu refúgio,
meu escudo: é nele que espero.

Ant. 2 Feliz o povo que tem o Senhor por seu Deus!

II
9 Um canto novo, meu Deus, vou cantar-vos, *
nas dez cordas da harpa louvar-vos,
10 a vós que dais a vitória aos reis *
e salvais vosso servo Davi.

11 Da espada maligna livrai-me *
e salvai-me da mão dos estranhos;
– sua boca só tem falsidade, *
sua mão jura falso e engana.

12 Que nossos filhos, quais plantas viçosas, *
cresçam sadios, e fortes floresçam!
– As nossas filhas, colunas robustas, *
que um artista esculpiu para o templo.

13 Nossos celeiros transbordem de cheios, *
abastecidos de todos os frutos!
– Nossas ovelhas em muitos milhares *
se multipliquem nas nossas campinas!

=14 O nosso gado também seja gordo! †
Não haja brechas em nossas muralhas, *
nem desterro ou gemido nas praças!
15 Feliz o povo a quem isto acontece, *
e que tem o Senhor por seu Deus!

– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.


Ant. Feliz o povo que tem o Senhor por seu Deus!
 
Ant. 3 Chegou agora a salvação e o poder
e a realeza do Senhor e nosso Deus.

Cântico Ap 11,17-18; 12,10b-12a 

O julgamento de Deus
1,17 Graças vos damos, Senhor Deus onipotente, *
a Vós que sois, a Vós que éreis e sereis,
– porque assumistes o poder que vos pertence, *
e enfim tomastes posse como rei!

(R. Nós vos damos graças, nosso Deus!)

18 As nações se enfureceram revoltadas, †
mas chegou a vossa ira contra elas *
e o tempo de julgar vivos e mortos,
= e de dar a recompensa aos vossos servos, †
aos profetas e aos que temem vosso nome, *
aos santos, aos pequenos e aos grandes. (R.) 
Nós vos damos graças, nosso Deus!
=12,10 Chegou agora a salvação e o poder †
e a realeza do Senhor e nosso Deus, *
e o domínio de seu Cristo, seu Ungido.
– Pois foi expulso o delator que acusava *
nossos irmãos, dia e noite, junto a Deus. (R.) 
Nós vos damos graças, nosso Deus!
11 Mas o venceram pelo sangue do Cordeiro †
e o testemunho que eles deram da Palavra, *
pois desprezaram sua vida até à morte.
– 12 Por isso, ó céus, cantai alegres e exultai *
e vós todos os que neles habitais! 
(R.)

Nós vos damos graças, nosso Deus!
– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.


Ant. Chegou agora a salvação e o poder
e a realeza do Senhor e nosso Deus.

Leitura breve  Tg 4,7-8.10 
Obedecei a Deus, mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. Aproximai-vos de Deus, e ele se aproximará de vós. Purificai as mãos, ó pecadores, e santificai os corações, homens dúbios. Humilhai-vos diante do Senhor, e ele vos exaltará. 

Responsório breve 
R. Senhor, atendei minha prece,
* Meu clamor chegue a vós! R. Senhor.
V. Escutai-me, no dia em que chamo.Meu clamor.
Glória ao Pai. R. Senhor.

CÂNTICO EVANGÉLICO (MAGNIFICAT) Lc 1,46-55
Ant. As obras que eu faço é que dão testemunho
que o Pai me enviou.
A alegria da alma no Senhor ouvir: 
46 A minha alma engrandece ao Senhor * 47 e se alegrou o meu espírito em Deus, meu Salvador;
48 pois ele viu a pequenez de sua serva, *
desde agora as gerações hão de chamar-me de bendita.

49 O Poderoso fez por mim maravilhas *
e Santo é o seu nome!
50 Seu amor, de geração em geração, *
chega a todos que o respeitam;

51 demonstrou o poder de seu braço, *
dispersou os orgulhosos;
52 derrubou os poderosos de seus tronos *
e os humildes exaltou;
53 De bens saciou os famintos, *
e despediu, sem nada, os ricos.
54 Acolheu Israel, seu servidor, *
fiel ao seu amor,

55 como havia prometido aos nossos pais, *
em favor de Abraão e de seus filhos, para sempre.

– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Ant. As obras que eu faço é que dão testemunho
que o Pai me enviou.
Preces 

Proclamemos a misericórdia de Deus, que nos ilumina coma graça do Espírito Santo, para que resplandeçam em nossas obras a justiça e a santidade; e supliquemos:

R. Dai a vida, Senhor, ao povo que Cristo redimiu! 

Senhor, fonte e autor de toda santidade, fortalecei os bispos, os sacerdotes e os diáconos em sua união com Cristo por meio do mistério eucarístico,
 para que se renove sempre mais a graça que receberam pela imposição das mãos. R.
Dai a vida, Senhor, ao povo que Cristo redimiu! 
Ensinai os vossos fiéis a participarem de modo mais digno e ativo na mesa da Palavra e do Corpo de Cristo,
 para que mantenham na vida e nos costumes o que receberam pela fé e pelos sacramentos. R.
Dai a vida, Senhor, ao povo que Cristo redimiu! 
Ensinai-nos a reconhecer a dignidade de cada pessoa humana, redimida pelo Sangue de vosso Filho,
 e a respeitarmos a liberdade e a consciência de nossos irmãos e irmãs. R.
Dai a vida, Senhor, ao povo que Cristo redimiu! 
Fazei que todos os seres humanos saibam moderar seus desejos de bens temporais,
 e atendam às necessidades do próximo. R. 
Dai a vida, Senhor, ao povo que Cristo redimiu! 
(intenções livres) 
Tende piedade dos fiéis que hoje chamastes desta vida para vós,
 e concedei-lhes o dom da eterna bem-aventurança. R.
Dai a vida, Senhor, ao povo que Cristo redimiu! 
Pai nosso... 
Oração
Nós vos pedimos, ó Deus de bondade, que, corrigidos pela penitência e renovados pelas boas obras, possamos perseverar nos vossos mandamentos e chegar purificados às festas pascais. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Conclusão da Hora

O Senhor nos abençoe,
nos livre de todo o mal
e nos conduza à vida eterna. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário